Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

COLUNA DO VICENTE ALENCAR Nº 524.

COLUNA DO VICENTE ALENCAR
JORNAL DA INTERNET
Nº  08 DE NOVEMBRO DE 2013.
SEXTA-FEIRA.
FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL.
 
Para todos os países e lugares onde se fala a Língua
Portuguesa.


FESTIVAL DE ORQUÍDEAS
O confrade Ítalo Gurgel, que preside a Associação dos Orquidários  nos lembrando e incentivando a comparecer ao 7º FESTORQUÍDEAS que será realizado na Casa de José de Alencar - Av. Washington Soares, 6055 - nos dias 22, 23 e 24 de novembro. Compareçam. Será muito bom.


FORTALEZA EM AÇÃO
A equipe de 17 anos do Fortaleza   Esporte Clube que é bicampeã cearense da categoria e dirigida pelo Jorge Veras estará em ação neste sábado às 15 horas e 30 minutos no Estádio Alcides Santos, no bairro do Pici. Enfrentará o Floresta que é o outro classificado,. Se vencer estará dando um largo passo para o Tricampeonato,. Os verdadeiros torcedores do "Leão" devem se fazer presentes para prestigiar o futuro do time principal.

COLÉGIO CEARENSE
Continuam as construtoras querendo derrubar o  prédio do antigo Colégio Cearense (Marista) para construir um Shopping.

Ontem estive com o médico Madison Mont"Alverne ex-aluno do CC que também é partidário que alí seja mantido o prédio e transformado num Centro Cultural com uma grande BIBLIOTECA e coisa e tal. É a minha opinião. Não é possível que as autoridades permitam a derrubada do prédio. Alô Prefeito ROBERTO CLÁUDIO seria "uma boa" a PMF comprar o imóvel e transforma-lo num Centro Cultural.


LIVRO DE AUDIFAX NESTA SEXTA-FEIRA
Nesta sexta-feira a partir das 19 horas o lançamento do novo livro do Comunicador Audifax Rios. Ocorrerá no Florida Bar, Complexo Cultural da Rua Dom Joaquim, 68.

Todos os amigos, colegas jornalistas, radialistas, publicitários, humoristas e tantos outros são convidados a se fazerem presentes.
Será uma noitada de muita amizade, arte e cultura.

O livro intitula-se FLÓRIDA BAR - DOCUMENTÁRIO AFETIVO DE UMA ÉPOCA. Audifax Rios produziu uma peça do maior estilo homenageando o FLÓRIDA  BAR que está completando 50 anos.

O FLÓRIDA foi criado pelo craque de futebol SÁ FILHO que era carioca e veio para Fortaleza para jogar futebol pelo Ceará Sporting. Aqui fixou-se depois de encerrar a carreira, casou-se e teve filhos.  
  
O FLÓRIDA sempre reuniu pessoas de classe e outros amigos, tornando-se uma tradição no genero em Fortaleza. Agora funciona na Rua Dom Joaquim, 68 entre o centro e a Aldeota.

Jornalistas, Radialistas, Publicitários, Humoristas, Produtores, Professores, Profissionais Liberais e todos os amigos der Audifax Rio são chamados, convidados e convocados para a noitada desta sexta-feira a partir das 19 horas.

REVEILLON DO IDEAL CLUBE
A grande festa de reveillon do IDEAL CLUBE será apresentada hoje à noite pelos dirigentes do clube. Os sócios que participam e os não sócios convidados saberão hoje como será a jornada de passagem de ano e quais as atrações do famoso clube da av. Monsenhor Tabosa.

UECE TEM CARÊNCIA DE PROFESSORES
A Universidade Estadual do Ceará  (UECE)que atravessou um período de crescimento e muito prestígio quando do último Governo de Virgílio Távora é uma Universidade atualmente carente de mais de 200 professores (aposentados e falecidos não tiveram seus lugares repostos) e com muitos problemas.

Os vencimentos dos Professores e Funcionários da UECE estão bem abaixo do índice desejado. As dificuldades são grandes pois todos estão prejudicados: professores e alunos. O baixo nível salarial dos Mestres é um desrespeito ao trabalho que realizam em pról da Educação e da Cultura do Estado do Ceará.

Nossa coluna está aberta a todos os Professores da UECE e dos demais estabelecimentos do Estado, Municipais e Federais para suas reivindicações,solicitações, pedidos e esclarecimentos. Um bom dia para esta classe de pessoas incompreendidas que é a classe dos Professores.

PROBLEMAS NO INSTITUTO
Fui informado por duas pessoas residentes em Quixadá e por alguns alunos que "está correndo o BOATO em Quixadá que o Instituto Federal de Educação alí existente com um excelente trabalho estaria  pré disposto a não renovar convênios de agrado e necessidade dos alunos para 2013". A não  renovação  destes convênios e contratos seria um atraso e grande no andamento dos estudos de toda uma gama de  futuros técnicos de nível superior. Estamos apurando a noticia e lamentamos se for verdade.

Caso seja verdade daremos NOME AOS BOIS imediatamente.

NOVA PRESIDENCIA 
A Academia Metropolitana de Letras (não é preciso acrescentar o nome Fortaleza por motivos óbvios) renovará   a sua Diretoria nos próximos dias.

O novo presidente será o acadêmico Junior Bonfim com a acadêmica Grecianny Carvalho Cordeiro a Vice. A solenidade de posse será no dia 13 de novembro por volta das 19horas e 30 mimntos no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras (a mais antiga do Brasil) onde também funciona a Metropolitana.

PERGUNTINHAS...
Você lembra o novo do Vereador em que votou nas últimas eleições? E do deputado Estadual? E do deputado federal? E do Senador?
Você está satisfeito (a) com o desempenho deles, com a procuração que  você passou para que fosse representado (a) no Governo? Pense nisso. Não vote nos mesmos nas próximas eleições. 

PENSE:
Se você acha que não é CORRUPTO ou CORRUPTA não vote  em um Corrupto ou Corrupta. Limpe o campo de ação do Brasil. Jogue o político  CORRUPTO no lixo.

 LEIA MAIS:

2013 - Ano do Centenário de nascimento do Monsenhor
André Viana Camurça.
2013 - Ano do Centenário de Fran Martins.
2013 - Ano do Centenário de Parsifal Barroso.
2013 - Ano do Centenário de F. Alves de Andrade.
2013 - 190 anos do nascimento do poeta Gonçalves Dias.
2013 - Ano do Centenário do cronista Rubem Braga.
2013 - Ano do centenário do Clube dos Diários de Fortaleza.
2013 - Ano do Centenário Centro Médico Cearense.
2013 - Ano do Centenário do Médico e Jornalista Perilo Galvão Peixoto.
2013 - Ano do centenário de Leônidas da Silva "O Diamante Negro".

2013 - 110 anos do nascimento de Ari Barroso (Ubá, MG, 7 novembro de 1903).
 
2013 -  160 anos da publicação de CONTOS DA SOLIDÃO, do poeta Bernardo de Guimaraes.
2013 - 160 anos da publicação de LIRA DOS 20 ANOS do escritor Álvares de Azevedo.
 
2013 - 150 anos do nascimento do escritor carioca RAUL DE POMPEIA em Angra dos Reis-RJ.
 
2013 - 140 anos da publicação de GUERRA DOS MASCATES do escritor José de Alencar.
 
2013 - 120 anos da publicação de ENCARNAÇÃO do escritor cearense José de Alencar.
2013 - 120 anos da publicação de SINFONIAS do escritor maranhense Raimundo Correia.
2013 - 120 anos da publicação de BROQUÉIS do escritor catarinense Cruz e Sousa.
 
2013 - 90 anos da publicação de OS BRUZUNDANGAS do escritor carioca Lima Barreto.
 
2013 - 80 anos da publicação de CACAU do escritor baiano Jorge Amado.
2013 - 80 anos da publicação de DOIDINHO do escritor paraibano José Lins do Rêgo.
2013 - 80 anos da publicação de CAETÉS do escritor alagoano Graciliano Ramos.
2013 - 80 anos da fundação da Confederação Brasileira de Basquetebol.
 
2013 - 70 anos da publicação de O SANGUE DAS HORAS do escritor paulista Cassiano Ricardo.
2013 - 70 anos da publicação de ASPECTOS DA LITERATURA BRASILEIRA do escritor paulista Mário de Andrade.
 
2013 - 60 anos da publicação de CANGACEIROS do esxcritor paraibano José Lins do Rêgo.
 
2013 - 60 anos da morte do poeta alagoano Jorge de Lima.
2013 - 60 anos da morte do escritor alagoano Graciliano Ramos.
2013 - 40 anos da inauguração do Estádio goveernador Plácido Castelo - CASTELÃO, em Fortaleza (Ceará).
 
CASA DE LIVROS USADOS
A Casa de livros usados O GERALDO funciona na Rua 24 de maio, 950, tendo como gerente a livreira Stela, que realiza um trabalho de grande envolvimento, deixando os clientes bem à vontade para escolherem aquilo que procuram. Funciona das 7h30min às 17 horas, de segunda a sexta-feira e até às 13 horas, aos sábados.
 
Atenção! Você já sorriu hoje? Faça isso mesmo sem estar sendo filmado (a).
 

Veja o quer disse Santo Agostinho para todos nós:
 
- Quem não teve atribulações para suportar, é porque não começou a ser cristão para valer.
 
 
"É longa a estrada dos preceitos; a dos exemplos é breve e mais segura"
(Sêneca).

TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO
No próximo dia 12 de novembro às 19 horas e 30 minutos mais uma TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO na Academia Cearense de Letras. Das 19 horas e 30 minutos às 21 horas e 30 minutos.
Serão homenageados recebendo a comenda de Mérito Cultural:
- Colégio Maria Ester.
- Escritor Lima Freitas.
- Escritora Francinete Azevedo.


REUNIÃO DA ACADEMIA CEARENSE DA LÍNGUA PORTUGUESA
Como é do conhecimento de todos os Membros da Academia Cearense da Língua   Portuguesa a reunião deste mês - como sempre ocorre - será na última quinta-feira do mês.

O palestrante do mês de NOVEMBRO (Dia 28) será o professor Batista de Lima que também, integra os quadros da UNIFOR - Universidade de Fortaleza. Ele dissertará sobre o tema "O SABOR DO SABER".  Local: sede da Academia Cearense de Letras, no Palácio da Luz, Rua do Rosário, 01. Centro (ao lado da Igreja do Rosário).
  

ÀS 16 HORAS
O horário: 16 horas como sempre ocorre. Estão convidados todos os intelectuais de Fortaleza, professores, estudantes, comunicadores e o público em geral. A entrada é franca.


LITERATURA E JORNALISMO
O Secretário Geral da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo o acadêmico Reginaldo Vasconcelos comunicando deste agora que no dia 12 de dezembro haverá reunição de Assembleia Geral. Será no auditório da ACI (Associação Cearense de Imprensa) Rua Floriano Peixoto 735. Agende desde já.

 
ANTENAS E ROTATIVAS
De segunda a sexta-feira no horário das 12h05min às 13 horas pela RÁDIO CIDADE AM - 860 o programa jornalistico ANTENAS E ROTATIVAS com Cid Carvalho e participação especial de Vicente Alencar. PS. Ouça hoje.
TAMBÉM NA INTERNET PARA TODO O MUNDO.

RECOMENDAMOS
Já lí e muitos já leram. Recomendamos hoje no Jornal DIÁRIO DO NORDESTE (onde integrei a equipe de fundadores) o artigo do professor-escritor BATISTA DE LIMA intitulado "O LIRISMO DE TEOBERTO LANDIM".



 
 
DIA DA LITERATURA CEARENSE
No próximo dia 17 de novembro ser[a comemorado O DIA DA LITERATURA CEARENSE.


A Assembleia Legislativa  dois dias depois no dia 19 promoverá uma sessão especial destacando a data. Começará ÀS 18 HORAS. TODOS ESPERAM QUE NÃO HAJA O TRADICIONAL ATRASO.


DATA ALTERADA
Atenção Confrades  e   Confreiras da SOCIEDADE CEARENSE DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA. A reunião do dia 16 de novembro foi transferida para o dia 18, excepcionalmente. Uma segunda-feira à tarde.
 
Perguntinha inocente, quase inútil: O Hospital do Diabético será ou não construído?


PRÊMIO IDEAL CLUBE DE LITERATURA
O V Prêmio Nacional Ideal Clube de Literatura e o XVI Prêmio Estadual Ideal Clube de Literatura estão com inscrições abertas. Começaram no dia 6 de maio e prosseguirão até 30 de novembro na categoria POESIA. Os dois concursos formam o PRÊMIO JÁDER DE CARVALHO que distribuirá 50 mil reais aos ganhadores. Outros informes pela internet:secretaria@idealclube.org,br

UMA TROVA DE PEREIRA DE ALBUQUERQUE
Morta a esperança, o que assiste
aos deserdados da sorte
é a promessa de que existe
outra vida após a morte.

FIO DE PEDRA
Continua o crime contra os FIOS DE PEDRA em Fortaleza. Os velhos blocos de granito que podem durar mais de 10 mil anos (coloque séculos nisso) continuam sendo substituídos por blocos de cimento que não tem condições de ficar mais de um ano nas ruas.Lamentável!

NOTA FUTEBOLISTICA
O jogador Eusébio (meio-campo e lateral) apesar de veterano pode retornar ao FORTALEZA deixando o CEARÁ SPORTING. O atleta que foi 10 (dez) anos atleta do Fortaleza e foi DE GRAÇA, sem custar um centavo para o  CEARÁ graças a Lei do Passe pode retornar ao grêmio leonino do Pici. É o que se comenta  nos dois clubes.

VIVA
Viva o país da Corrupção!


CUIDADO!
Você, pelo amor de Deus, não seja corrupto. Não aprenda o que é ruim!

 
KIT DE SEGURANÇA DA B & Q
Ao construir ou comprar sua casa, mande instalar o KIT SEGURANÇA da B & Q, contra quedas e subidas de energia. Segurança para toda sua família, com o KIT ENERGIA da B & Q. Você paga em quantas vezes puder. Ligue agora para 0800-095 67 77. Tratamento empresarial diferenciado para você e sua família!

 
RÁDIO CULTURA DE FORTALEZA.
Ouça no seu computador ou no aplicativo do seu celular radioculturadefortaleza.com.br

 
Você ouvirá o melhor da Música Popular Brasileira:
Francisco Alves, Nélson Gonçalves, Orlando Silva, Sílvio Caldas, Carlos Galhardo, Roberto Silva, Augusto Calheiros. Ataulfo Alves, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Maurício Benevides, Ângela Maria, Dalva de Oliveira,  Núbia Lafayette, Roberto Carlos, Carlos Alberto, Nilo Amaro e seus Cantores de Ébano, Agnaldo Timóteo, Carmem Costa, Roberto Luna, Moacir Franco, Ademilde Fonseca, Carlos Augusto, José Augusto,  Mazé Dourado, Aíla Maria, Maliza Bomfim, Rose Espíndola, Isaurinha Garcia, Helena de Lima, Élen de Lima e muitos outros.

UMA BOA TERÇA-FEIRA PARA VOCÊ. Preste bem atenção nas esquinas de Fortaleza (cruzamentos) e cuidado com os assaltos.
 
ATENÇÃO! Não dê atenção a pedintes ou "flanelinhas" nas esquinas. Há sempre um assaltante nas imediações!
 
 - LEMBRETE:
Somente com um povo educado e com instrução, um país, pode escolher dirigentes competentes e honestos. Sem Educação e sem Instrução, não há solução". (Antonio de Alencar).


VIAGENS
Se você viajará hoje terça-feira, ou amanhã, para sua Casa de Praia, seu sítio, ou mesmo  para qualquer outro lugar, não esqueça de verificar os pneus, o oléo, o freio e colocar gasolina a vontade para evitar possiveis problemas. Também um pneu estepe em boas condições e um reservatório com água mineral e alguns comprimidos contra dor de cabeça são necessários. É apenas uma sugestão. 

.
UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES - UBT FORTALEZA..
 Reuniões no primeiro sábado de cada mês.
Das 10 às 12 horas.
Local: Academia Cearense de Letras.
(Palácio da Luz - Rua do Rosário, 1)
Centro - Fortaleza - Ceará.

No próximo dia  18 de novembro será comemorado O DIA DA FILOSOFIA.

LEMBRE-SE :"O Jornalista não é o dono da verdade mas precisa falar a verdade" (Vicente Alencar).

Nenhum comentário: