Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

No Festival Concreto, sala da Casa de Cultura Alemã receberá grafite de artista alemão



Sala da Casa de Cultura Alemã receberá grafite de artista alemão durante o Festival Concreto

A Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará, o Instituto Goethe e o Primeiro Festival Internacional de Arte Urbana em Fortaleza (Festival Concreto) trazem à capital cearense um conhecido artista da cena do grafite na Alemanha, Mathias Köhler.

O Festival acontecerá de 15 a 23 de novembro, com oficinas, shows, exposições, palestras e diversas ações de pintura realizadas em diferenres espaços da cidade – dentre eles, a UFC.

Mathias Köhler, que utiliza o nome Loomit, pintará a parede da Sala Interarte, na Área 1 do Centro de Humanidades (Campus Benfica), no dia 22, às 9h. A solicitação para pintura do local foi aceita em reunião do colegiado geral das Casas de Cultura Estrangeiras, em setembro, e autorizada em reunião do Conselho do Centro de Humanidades, no dia 23 de outubro.

Loomit pintará também, em colaboração com mais dois artistas, o muro do antigo Instituto Presídio Olavo Oliveira I. A participação do artista no Festival integra a Temporada da Alemanha + Brasil 2013/2014.

O Festival Concreto é o primeiro Festival Internacional de Arte Urbana realizado no Nordeste e reunirá a cultura urbana de sete países das Américas e Europa. O evento é gratuito e as ações acontecem de forma simultânea. A programação está disponível no site oficial do evento: www.festivalconcreto.com.br/festival

SOBRE O ARTISTA – 
Loomit é um dos mais conhecidos e estimados artistas da cena do grafite na Alemanha. Atua desde os 14 anos e foi influenciado pelo movimento hip hop de  Nova York. Realizou uma série de viagens pelo mundo pintando painéis em grande formato, em parceria com outros artistas.

No Brasil, junto com “Os Gêmeos“ (os irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo), artistas de São Paulo reconhecidos mundialmente, Loomit pintou o Mural Global de São Paulo, um dos maiores da cidade, em 2001. Também é um dos responsáveis pela pintura de trens no Rio de Janeiro, em Recife, João Pessoa e Natal.

Fonte: Ute Hermanns, Professora Visitante Leitora-DLE, Coordenadora Cultural da Casa de Cultura Alemã – fone: 85 3214 4032

===================
Encontro debate influência dos jogos eletrônicos no comportamento e emoções das crianças

"A importância do brincar" e "Jogos Eletrônicos: Emoções, Cérebro e Comportamento" são os temas a serem apresentados no Ciclo de Palestras Linepi, do projeto de extensão Liga de Neurologia e Psiquiatria Infantil (Linepi), do Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.

O evento acontece no próximo dia 20, às 17h45min, no Auditório José Albano, do Centro de Humanidades I, da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2683 – Benfica), em Fortaleza. 

Os palestrantes convidados são, pela ordem dos temas: Daniel Franco, psicólogo e psicanalista, e Ionésia Amaral, psiquiatra da área de infância e adolescência.  O evento é aberto ao público e não é necessário fazer inscrição antecipada. As vagas serão preenchidas obedecendo à ordem de chegada dos participantes e à capacidade do auditório.

Daniel Franco explica que o ciclo de palestras prossegue até dezembro e serve como prévia de um curso de extensão sobre Psicopatologia Infantil, a ser oferecido em março de 2014. Ele adianta que o curso terá um total de 40 aulas, sendo 20 aulas de 2h, a serem ministradas na Faculdade de Medicina da UFC, em Fortaleza. Todos os detalhes, como programação e valores, serão divulgados no dia das palestras.

Fontes: Daniel Franco, psicólogo e psicanalista – fone: 85 9662 9636 / Amanda Rêto, estudante de Medicina – fone: 85 9748 7703 / e-mail:linepiufc@gmail.com

=====================

Faculdade de Medicina abre pré-inscrição para pós-graduação em Cardiologia

O Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará está realizando pré-inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu em Cardiologia. A 8ª turma do curso será realizada de janeiro a dezembro de 2014. O público-alvo são cardiologistas, clínicos e médicos generalistas. São oferecidas 35 vagas.

As pré-inscrições podem ser realizadas até a primeira quinzena de janeiro de 2014, via Internet, através do site: is.gd/Ak8Lgv. Após a pré-inscrição, haverá seleção por meio de entrevista. A carga horária total do curso é de 400 horas, entre aulas teóricas e práticas.

As aulas serão mensais, às sextas-feiras e sábados, de 8h às 17h, e ocorrerão na Faculdade de Medicina da UFC, no Auditório Antônio Jucá (Rua Prof. Costa Mendes, 1608, 2º andar – Rodolfo Teófilo).

Fonte: Alessandra Andrade – Astef – fones: 85 3458 7068 / 8733 4241 / 9713 5441 / e-mail: cursos@astef.ufc.br

---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica - Fortaleza/CE - CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 - Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br - twitter.com/UFCinforma - facebook.com/UFCCcsmi - flickr.com/ufc-informa - youtube.com/ProgramaUFCTV

Nenhum comentário: