Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Dez super-alimentos para a sua saúde

Você já viu aqui no Portal EcoDesenvolvimento.org uma lista com os dez piores alimentos para a sua saúde. Agora chegou a vez de a nutricionista e especialista em medicina natural Michelle Schoffro Cook listar dez ingredientes com alto valor nutricional que podem ser facilmente inseridos em qualquer dieta!
Alcachofras
alcachofra.jpg
Foto: Sxc.hu
A alcachofra contém cinarina ,um fitonutriente natural que reforça o funcionamento do fígado e estimula a desintoxicação de substâncias químicas nocivas. De acordo com Michelle, estudos recentes mostram que a alcachofra é uma aliada para problemas digestivos, síndrome do intestino irritável e redução da pressão arterial. Uma dica da especialista na hora de escolher as alcachofras é pegar aquelas mais pesadas para seu tamanho. “Apare as folhas externas e usar a parte de dentro”, diz.

Aspargos
aspargo.jpg
Foto: Sxc.hu
Excelente fonte de vitaminas K, C, A, B1, B2, B6, ácido fólico, niacina, manganês, magnésio, potássio e selênio, o aspargo é uma poderosa fonte nutricional graças ao aminoácido asparagina e ao alto teor de potássio, que ajuda a limpar os rins. Ao fazer isso, ele ajuda a reduzir a reduzir a retenção de água no corpo e a equilibrar a pressão arterial. O aspargo também contém rutina, que ajuda a manter os vasos sanguíneos saudáveis e na prevenção de hemorróidas. Segundo Michelle, os aspargos de talos finos devem ser os escolhidos na feira. “Flexione o pé com ambas as mãos e vai naturalmente quebrar a parte lenhosa da planta. Use a parte de cima”, conta.

Couve-flor
couve-flor.jpg
Foto:
Sxc.hu
De acordo com a nutricionista, uma pesquisa revelou que os adeptos à couve-flor têm menores ocorrências de câncer do que pessoas que não consomem este legume. Ele contém sulforafano, que de acordo com pesquisadores da Universidade John Hopkins School of Medicine, estimula a produção de enzimas que combatem o câncer. Além disso, ela é rica em vitamina C, potássio e fibras.

Dente-de-leão
dente-leao.jpg
Foto: 
Farmanac
Em muitas culturas, o dente-de-leão é reverenciado por suas qualidades nutricionais e pelo sabor. Eles são excelentes para o fígado e os rins, ajudando a reduzir os níveis de toxinas no organismo. A amargura natural da planta estimula os sucos digestivos e ajuda a melhorar a digestão, principalmente das gorduras. Eles também incentivar a regularidade intestinal. Para preparar um prato delicioso com esse ingrediente, Michelle sugere um refogado com um pouco de água, azeite e alho. Cubra tudo por alguns minutos até ficar cozido e retire do fogo. Para finalizar, esprema suco de limão e polvilhe um pouco de sal.

Alho
alho.jpg
Foto: Sxc.hu
Os egípcios antigos guardavam o alho como algo sagrado, “talvez por causa de suas impressionantes propriedades anti-bacterianas, anti-viral, anti-fúngica, e até mesmo anti-câncer”, diz Michelle. Ela conta que já existem mais de mil estudos científicos que demonstram o valor de alho, particularmente devido ao seu componente químico natural, a alicina.

Alho poró
alho-poro.jpg
Foto: 
Kate Pugh
Mais doce que as cebolas, o alho poró contém sulfetos de alila, que ajudam a proteger contra muitos tipos de câncer, particularmente de cólon e próstata. Eles reduzem significativamente o risco de derrames e doenças cardíacas e pressão arterial elevada. Segundo a especialista, o alho poró também contem poderosos fitonutrientes, como luteína e zeaxantina, que ajudam a prevenir a degeneração macular e outros distúrbios oculares. Para completar, eles também são uma boa fonte de fibras, ferro, magnésio, cálcio, potássio, fósforo e vitaminas A e K.

Alface
alface.jpg
Foto:
Sxc.hu
De acordo com Michelle, alimentos verdes de qualquer tonalidade estão entre os mais nutritivos da natureza. Repletos de vitaminas, minerais, clorofila, fitonutrientes, e enzimas, ela defende que esses alimentos merecem um lugar especial na dieta de cada pessoa. “Quanto mais escura for a cor, mais intenso o valor nutricional”, diz. Michelle também conta que a maioria das verduras contêm grandes quantidades de cálcio e magnésio, necessários para ter ossos e músculos fortes e sistema nervoso tranquilo. Ela recomenda apenas que se evitem verduras em embalagens cheias de conservantes, que eliminam o valor nutricional destes superalimentos.

Urtigas
urtiga.jpg
Foto: 
Sxc.hu
A maioria das pessoas não tem ideia de que esta planta daninha comum no jardim é uma potência nutricional e um excelente complemento para sopas ou ensopados. Segundo Michelle, estudos comprovam que urtigas são eficientes para reduzir os sintomas de alergias e reduzir a retenção de água, enquanto fortalece o fígado, glândulas adrenais (as glândulas que lidar com o estresse e aumentar a energia), e os rins. Ela lembra que o processo de cozimento destrói a picada da planta, tornando-a segura para comer. “Além disso, certifique-se de encontrar um guia experiente em ervas se você for escolhê-las sozinho”, alerta.

Ervilhas
ervilha.jpg
Foto: Sxc.hu
Repletas de importantes nutrientes, como as vitaminas A, B1, B6, C, K, ácido fólico e beta-caroteno, bem como minerais, ferro, potássio, magnésio e zinco, não é difícil entender por que as ervilhas estão entre os super-alimentos listados pela nutricionista. Seja em sopas, guisados, caril, ou frescas, as ervilhas são excelentes fortalecedoras de osso e sua combinação de nutrientes ajuda a reduzir os níveis de homocisteína, que estão ligados ao envelhecimento, doenças cardíacas, diabetes e outras condições graves de saúde.

Ruibarbo
ruibarbo.jpg
Foto: 
Sxc.hu
Uma xícara de ruibarbo cozido contém 348 mg de cálcio. Isso faz do alimento uma excelente opção para manter os ossos e dentes fortes e prevenir a osteoporose. Ele ajuda a manter o funcionamento saudável do coração e protege contra certos tipos de câncer. “Embora seja naturalmente azedo, evite usar uma quantidade excessiva de adoçantes com esse superalimento”, diz Michelle. “E só coma o caule, as folhas não, pois são tóxicas”.
Agora que você sabe quais são os dez melhores e os dez piores alimentos para a sua saúde, consulte um nutricionista e mude sua dieta para ter uma vida mais saudável!

Nenhum comentário: