Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sábado, 26 de janeiro de 2013

OS CAMINHOS PARA O ESTÁDIO GOVERNADOR PLÁCIDO CASTELO.

 Vicente Alencar - jornalista e radialista.


O brasileiro de uma maneira geral pelo seu espírito aberto, em sua grande maioria, sempre acredita em ridiculas promessas governamentais.

Pode ser em nível municipal, estadual ou federal. O brasileiro muitas vezes cai no ridículo e aceita se transformar em simples joguete, perdendo a opinião própria - quando possui - entrando no tunel das  
promessas e das "embromações" oficiais.

O cearense sabe muito bem que não pode se transformar na carne do sanduiche, mas alguns daqueles que nasceram  neste território honrado por José de Alencar, Gustavo Barroso, Farias Brito, Clóvis Beviláqua e tantos outros,  não pensam assim.

O ridiculo no momento é o cearense que integra a crônica esportiva se deixar levar pela opinião de forasteiros que nada tem a ver com a nossa realidade.

Se os estádios da Europa (que eu conheço) não  possuem Cabines para a transmissão pelo rádio, de jogos de futebol, burrice ou azar deles.

Nós vivemos no Continente Sul-Américano,  o primeiro a conquistar um título mundial com o Uruguai, em 1930, no Estádio Centenário construido com um objetivo que foi amplamente alcançado.

Agora, com uma Copa sendo realizada no Brasil pela segunda vez - sessenta e poucos anos depois da primeira - aparecem os europeus da FIFA para ditar normas plenamente aceitas  pelos capachos nacionais.

Sabemos que a FIFA, como já afirmei reiteradas vezes em comentários radiofônicos, tem ODIO MORTAL a América do Sul e ao Brasil, particularmente, em face deste ter conseguido até hoje, 5 (cinto) títulos internacionais, e o Uruguai dois, sem contarmos com o que já venceu a Argentina.

Vamos explicitar ponto a ponto:

1 - Em primeiro lugar pelo título inédito conquistado pelo Uruguai
em 1930, não toleram os sul-americanos.

2 - Tirou o "pão da boca" das seleções da Europa, pois o campeonato foi idealizado, dirigido e definido em todos os seus detalhes pela equipe do Senhor Jules Rimet, cujo nome deu título a Taça em jogo. Lembram?

3 - Depois da II Guerra Mundial, novamente o título com uma formação sul-americana, por sinal, a ganhadora do primeiro.

4 - A escolha de Pelé, como Rei do Futebol, nunca foi um fato bem digerido pelos europeus. Mas por ironia do destino  a  escolha foi feita pelo jornal frances L'equipe, depois de consultar profissionais de imprensa de todo o mundo.

5 - Outro ponto: o gigantismo dos estádios. Desde o Centenário, em Montividéo, com capacidade de público absolutamente superior aos da Europa, e, passando por outros na Argentina, para alcançar-mos o notável MARACANÃ, com capacidade de reunir 200 mil pessoas. Um rasgo de inteligencia dos calculistas e engenheiros brasileiros ao final dos anos 40 para inauguração triunfal em 1950.

6 - Esses fatos nunca foram simpáticos a FIFA.

7 - Se a Imprensa brasileira é mais criativa, mais inteligente que a europeia, muito mais informativa, inclusive, não nos cabe culpa da burrice do lado de lá.

8 - Em todas as COPAS desde 1950 até hoje, o maior número de periodistas credenciados,  como eles  chamam por lá, prestigiando o idioma espanhol em detrimento do Portugues, é da Nação brasileira.


9 - O fato por sinal, deveria ser divulgado aos quatro ventos, mas infelizmente não se faz isso.

10 - Em face de todos estes pontos,  a FIFA determinou,  que,  fossem colocadas Cadeiras em nossos estádios, diminuindo consideravelmente o número de lugares.  
11 - Na Europa, que não possui o nosso clima,  de país tropical, e, por isso mesmo se comparece aos estádios, ocupando até mesmo poltronas e com roupa adequada para o frio.

12 - No Brasil nosso povo com o clima que é a todos favorável tinha no aconchego das arquibancadas o lugar ideal para  vibrar, saltar, pular, torcer como gosta.

13 - Não podemos importar o frio comportamente europeu na maioria das vezes inadequado para um jogo de futebol.

14 - E o que nos restou aqui em Fortaleza?  Um estádio feito ao bem querer do Diretor da FIFA que num desrespeito inominável os brasileiros, recomendou um "chute nos fundos" de cada um de nós, porque as obras dos estádios, a maneira como a FIFA deseja, não estavam seguindo o seu cronograma.

15 - E alguns imbecis, desavergonhados e idiotas brasileiros aceitaram a promovocação.

Agora a Crônica Esportiva Brasileira,  particularmente a cearense, está amplamente prejudicada. Os dirigentes do Estádio Castelão por exemplo, mesmo reconhecendo e sabendo  que as cabines e acomodações para jornalistas, radialistas de AM, FM e sinal WEB,  repórteres fotográficos, cinegrafistas e outros de estações de TV e Internet, negaram a estes comunicadores o sagrado direito de levar ao seu público, a melhor maneira de desenvolver o  seu trabalho.

Não possibilitar aos profissionais de imprensa as condições necessárias para suas atividades, é demonstrar, uma fraqueza de espírito até então desconhecida por nós, por parte daqueles que se identificaram e se identificam desta maneira.

É pobre de raciocinio e de espírito aquele que não se respeita ou se deixa tolher pela opinião de outrem, mesmo esta estando errada.

"O buraco" destinado a Imprensa no Estádio Castelão, mesmo sem cabines movéis e instalações adequadas, mostra o quanto pessoas que pensam ser superiores em suas atividades, são absolutamente incompetentes.

E junta-se a tudo isso, uma inauguração antecipada, onde os caminhos que levam ao Estádio Governador Plácido Castelo, no bairro de Mata Galinha, na Capital cearense, ainda estão inadequados. As Avenidas Alberto Craveiro e Paulino Rocha, principais corredores de ir e vir,  não estão em condições de servir ao público que se deslocará a praça de esportes.

26.janeiro.2013.

Nenhum comentário: