Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Notícias da UFC - 24.01.13


Notícias da UFC - 24.01.13



Faculdade de Direito celebrará seus 110 anos de fundação

Terão início no dia 1º de março as comemorações pela passagem dos 110 anos de criação da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, a primeira instituição de ensino superior do Estado. No auditório da Faculdade, ocorrerá abertura solene das atividades, que incluem: assinatura da ata de fundação do Memorial da Faculdade; lançamento do selo comemorativo, com cerimônia de obliteração; e descerramento de placa alusiva à data.

Antes chamada de Faculdade Livre de Direito do Ceará, a instituição foi criada no dia 21 de fevereiro de 1903, pela Lei Estadual nº 717. O Curso começou a funcionar no andar superior do antigo prédio da Assembleia Legislativa, que hoje abriga o Museu do Ceará, situado na Praça dos Leões, no centro de Fortaleza. A partir de 12 de março de 1938, passou a funcionar no atual endereço, na Rua Meton de Alencar, em frente à então conhecida Praça da Bandeira, que em 1959 passou a denominar-se, oficialmente, Praça Clóvis Beviláqua.

“Disseminar esse marco histórico representa, para nós que fazemos parte da Faculdade de Direito, a realização do sonho antigo de aproximar a comunidade acadêmica da sociedade cearense. Assim, durante todo o ano de 2013 serão realizadas diversas atividades de relevo acadêmico e cultural”, diz o Prof. Cândido Albuquerque, diretor da unidade acadêmica. “Celebrar uma data como essa é reafirmar a relevância histórica e acadêmica da Faculdade de Direito e seu compromisso com a ética e a justiça social”, observa o Prof. Regnoberto Marques de Melo Junior, presidente da comissão coordenadora das festividades.

Incorporada à Universidade Federal do Ceará, a Faculdade de Direito foi o berço do ensino superior em nosso Estado e hoje desponta como referência nacional no ensino jurídico, com destaque também na pesquisa e na extensão, a exemplo do Escritório de Prática Jurídica e de ações de cunho social como o Projeto Prisma. São frequentes as distinções concedidas à Faculdade em âmbito nacional, bem como merece destaque os resultados alcançados por seus alunos em testes como o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil e o Enade. 

PROGRAMAÇÃO – São os seguintes os eventos que fazem parte das comemorações dos 110 anos da Faculdade de Direito:

•    2 de março: jantar comemorativo aberto aos professores (ativos e aposentados), ex-professores, alunos e ex-alunos, servidores e familiares;
•    5 de março: colação de grau no auditório da Faculdade;
•    6 de março: culto ecumênico; lançamento de livros, revistas e fac-similares; premiações; show artístico.

Além dessa programação, estão sendo preparadas diversas outras atividades envolvendo tanto a comunidade interna quanto a sociedade em geral, durante todo este ano. Dentre outras ações, destacam-se: o lançamento de livros, a reedição de obras antigas, publicações fac-similares, exposições temáticas sobre a trajetória da unidade acadêmica, bem como a exposição de seu acervo histórico, que fará parte do memorial a ser construído nos próximos anos. 

Fonte: Prof. Cândido Albuquerque, Diretor da Faculdade de Direito da UFC – fones: 85 3366 7834 / 3366 7833

========================

Mestrando da UFC é responsável pelo gramado da Arena Castelão

O projeto e a manutenção do gramado da Arena Castelão, inaugurada no dia 16 de dezembro, são assinados pelo engenheiro agrônomo Antônio Alves do Nascimento Filho, formado pela Universidade Federal do Ceará e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas da Instituição. 

A arena esportiva, uma das subsedes da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014, foi plantada com mudas da espécie Bermuda celebration, cujo crescimento é favorecido pelas condições climáticas do Estado. O sistema de irrigação é automatizado, de forma que a quantidade de água recebida pelo terreno seja uniforme. 

No mestrado em Agronomia, Antônio Alves é orientado pelo Prof. Raimundo Nonato Távora Costa, do Departamento de Engenharia Agrícola, vinculado ao Centro de Ciências Agrárias. Confira vídeo no Youtube em que Antônio Alves explica as características e o trabalho realizado no gramado da Arena Castelão (is.gd/fRkcrJ). 

Fonte: Prof. Nonato Távora, do Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas da UFC – fones: 85 3066 9764 / 9984 1509 / E-mail: rntcosta@ufc.br

========================

ADUFC-Sindicato lançará prêmios de jornalismo científico e de fotografia

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC) lança amanhã (25), às 19h, em seu espaço cultural (Av. da Universidade, 2346 – Benfica), os prêmios Abreu Matos de Jornalismo Científico e Click o Campus. 

O Prêmio Abreu Matos de Jornalismo Científico visa promover e valorizar o conhecimento produzido nas universidades federais do Estado do Ceará e estimular o interesse quer de estudantes e profissionais (habilitados em Jornalismo), quer de empresas (públicas ou privadas) que direta ou indiretamente lidam com pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação. A premiação será concedida em duas modalidades – “Comunicação institucional” e “Comunicação de massa” – e nas categorias: “Jornalismo impresso”, “Revista impressa”, “Fotojornalismo”, “Reportagem de televisão”, “Reportagem de rádio” e “Internet”. Poderão ser inscritas matérias divulgadas entre 1º de janeiro e 20 de abril, prazo final para a entrega dos trabalhos. 

Os vencedores de todas as categorias serão premiados com a quantia de R$ 3.000,00, e os autores dos trabalhos classificados em segundo lugar receberão R$ 1.500,00. Será conferida menção honrosa, em caráter de incentivo, ao veículo de comunicação de massa que somar o maior número de trabalhos finalistas, indicados pela Comissão Julgadora. O edital pode ser conferido on-line (is.gd/auTubi). 

O Prof. Francisco José de Abreu Matos criou o projeto Farmácias Vivas, em que continuou trabalhando mesmo depois de aposentado e que democratizou o uso das plantas medicinais em todo o País. Doutor em Farmacognosia, o professor dedicou 37 anos de sua vida às atividades de docência e pesquisa na UFC. Dirigiu o projeto, o Horto de Plantas Medicinais e o Laboratório de Produtos Naturais até seu falecimento, em 22 de dezembro de 2008. A data de seu nascimento, 22 de maio, foi instituído como Dia da Planta Medicinal.

Já o Prêmio Click o Campus é destinado a professores da Universidade Federal do Ceará e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e visa divulgar, através de imagens, o cotidiano das universidades federais do Estado. As fotografias podem ser enviadas até 17 de março. Os 25 melhores trabalhos farão parte de exposição final em abril. O edital pode ser acessado também pela Internet (is.gd/Xvh4we). 

Fonte: Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – fone: 85 3066 1818


---
Universidade Federal do Ceará - UFC
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional 
(85) 3366.7331 / 3366.7332

Nenhum comentário: