Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sábado, 26 de janeiro de 2013

Notícias da UFC - 25.01.13


Notícias da UFC - 25.01.13




Reabertas inscrições para professor substituto da UFC

A Universidade Federal do Ceará informa que foram reabertas as inscrições para seleção de professor substituto em Fortaleza e em Sobral, até 28 de janeiro. Em Fortaleza, é oferecida uma vaga na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, no Departamento de Economia Aplicada, setor de estudo “Métodos Quantitativos” (regime de 20 horas semanais de trabalho). O interessado deve ter título de mestre, conforme o Edital nº 08/2013. 

A vaga para Sobral é no Curso de Engenharia Elétrica, setor de estudo “Formação Básica para Engenharia”, com regime de trabalho de 40 horas semanais. O candidato deve ter diploma de graduado, de acordo com o Edital nº 09/2013. Ambos os editais encontram-se disponíveis no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFC (http://www.progep.ufc.br/). 

Fonte: Profª Suzete Suzana Rocha Pitombeira, Coordenadora de Desenvolvimento e Capacitação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFC – fone: 85 3366 7407

=========================

Livro sobre qualidade da programação infantil da TV Brasil será lançado no dia 31

Um olhar atento aos programas infantis da TV pública é o mote do livro Qualidade na programação infantil da TV Brasil (Insular, 2012), a ser lançado no próximo dia 31, às 19h, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Resultado de cuidadosa pesquisa sobre a qualidade da programação infantil da TV Brasil, televisão pública gerida pela Empresa Brasil de Comunicação, a obra foi realizada pelas professoras Inês Vitorino e Andréa Pinheiro, do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM), da Universidade Federal do Ceará. Os estudantes Andrea Acioly, Camila Torres, Nut Pereira, Samaísa dos Anjos e Sarah Coelho colaboraram no livro.

Além de estudo bibliográfico minucioso sobre a questão da qualidade na televisão, os pesquisadores se dedicaram à análise de 221 episódios dos 23 programas infantis exibidos pela TV Brasil entre outubro de 2010 e janeiro de 2011, como Castelo Rá-Tim-Bum, Dango Balango, Vila Sésamo, TV Piá e Cocoricó, dentre outros. O monitoramento dos programas levou em conta a análise de um conjunto de aspectos formais e de conteúdo presentes nas obras audiovisuais, com base nos seguintes critérios: diversidade, inovação/criatividade, promoção do desenvolvimento integral, promoção de modelos de conduta construtivos, estímulo à cultura nacional e à cidadania, interatividade, inocuidade, dentre outros. 

Segundo a Profª Inês Vitorino, a análise da qualidade dos programas exibidos na emissora pública de TV “possibilita conhecer de perto a oferta de programas para a criança e é um passo importante no sentido de inserir nas políticas públicas de comunicação essa dimensão da qualidade do que é oferecido às crianças”. Para a Profª Andréa Pinheiro, a pesquisa contribuirá, também, para futuros estudos da área. “O modelo utilizado nas análises dos programas está inteiramente delimitado no livro, podendo ser usado em próximas pesquisas sobre a qualidade em obras audiovisuais destinados às crianças. Dentre os nossos objetivos, estava o de recomendar melhorias nos programas exibidos pela TV Brasil e propor um debate sobre a qualidade na programação infantil televisiva. Creio que conseguimos”.

Na ocasião, os autores falarão sobre a pesquisa que originou o livro, em bate-papo com o público, exibindo trechos de alguns programas pesquisados. A publicação será vendida ao preço de R$ 30,00 no dia do lançamento. 

Fonte: Nut Pereira e Sarah Coelho, colaboradores do livro – fones: 85 8748 8813 / 8861 2111

=========================

Direito Autoral é tema de palestra no Pici na terça-feira

As tecnologias digitais foram responsáveis por profundas metamorfoses em nossas atividades laborais e interações sociais. Enquanto, por um lado, facilitaram as rotinas da vida moderna, por outro, geraram novas preocupações, como a pirataria e os direitos de criação no mundo digital. No próximo dia 29, a jornalista Elisianne Campos ministra a palestra “Regulação do Ciberespaço, Controle dos Fluxos Informacionais e Direitos de Autor” e esclarece questões relativas ao assunto. Será às 14h, no auditório da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici. A entrada é franca.

O evento é promovido pela disciplina Ética e Política Autoral do Curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC e organizado pelo Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual. Aberto ao público, o debate propõe-se a discutir a liberdade na Internet e as tentativas de regulação do ciberespaço, assim como as várias possibilidades dos direitos de autor na contemporaneidade, especialmente no âmbito virtual.

De acordo com a jornalista Elisianne Campos, responsável por pesquisa na área na Europa, o combate a práticas como a pirataria endureceu as legislações de muitos países. “Os meios jurídicos que versam sobre o tema enveredaram por caminhos radicais”, comenta. O tema também abre espaço para reflexões sobre, por exemplo, a necessidade de regulação da Internet e a transformação por ela produzida nas delicadas ligações de tecnologia e direito.

Segundo o professor Fernando Lincoln, esse é um tema relevante para estudantes e profissionais, principalmente os das áreas de Mídia Digital, Sistemas Multimídia e Comunicação, que lidam em seu cotidiano com a ética e os direitos autorais. “Esta oportunidade possibilita ao interessado aprender a aproveitar as transformações que se sucederam, porém com responsabilidade”, argumenta.

Elisianne Campos é mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor), fez intercâmbio acadêmico na Universidade de Nice-Sophia Antipolis, em Nice, França. É filiada ao Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), da Universidade Nova de Lisboa, e à Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A disciplina de Ética e Política Autoral é ministrada no Curso de Sistemas e Mídias Digitais pelos professores Fernando Lincoln Mattos e Levi Bayde. Discute as questões éticas que envolvem tanto a prática profissional de mídia digital, sistemas multimídia e comunicação, quanto o impacto dos avanços tecnológicos na política autoral. Para tanto, relaciona reflexões sobre ética, moral e liberdade à legislação atual e às tendências do direito autoral no Brasil e no mundo. 

Fonte: Prof. Fernando Lincoln Mattos, do UFC Virtual – fone: 85 3366 9509


---
Universidade Federal do Ceará - UFC
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional 
(85) 3366.7331 / 3366.7332

Nenhum comentário: