Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Confira as Notícias do Turismo Paraense


Confira as Notícias do Turismo Paraense!
Destaque

Alemães se encantam com Mangal das Garças e outros pontos turísticos de Belém
O Mangal das Garças, Museu Paraense Emílio Goeldi e Basílica Santuário de Nazaré foram os pontos turísticos mais elogiados pelos turistas alemães que chegaram na capital paraense à bordo do navio Aida na última quarta-feira, dia 26. Os cerca de 1.200 visitantes estão retornando de uma viagem que começou em águas brasileiras no último dia 17, quando o cruzeiro passou por Belém, seguindo daqui para Santarém, na região turística do Tapajós e de lá para Manaus, no Estado do Amazonas.


Norbert Grossmann demonstrou satisfação em ser bem recebido em Belém
Norbert Grossmann é diretor de segurança de uma empresa na cidade de Weimar, na Alemanha e diz que gostou muito do que viu por aqui. “As pessoas no Brasil são muito amáveis.  Gosto de ver como vivem, com alegria e simplicidade”. Elogiou o turista, que ao lado da esposa Andrea  Grossmann apreciou muito a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. “É muito bonita, expressa cultura, bom gosto”.  Complementou Andrea, que é economista.


 Veronika Popova e o alemão Bernd Huhenhofer

A russa Veronika Popova, que reside em Moscou e o alemão Bernd Huhenhofer, que mora em Ravensgurg, na Alemanha, se conheceram no navio Aida e exploraram juntos cada atrativo do Pará apresentado pela empresa de receptivo Amazon Icomining Service na quarta e nesta quinta-feira, dia 27. “Muito delicioso, sensacional”.  Disse Bernd sobre o bombom de cupuaçu que experimentou ao longo do passeio. Ele é jornalista e trabalha como repórter esportivo, fazendo coberturas sobre partidas de futebol. “O Mangal das Garças é muito bonito, bem diferente do que vimos em outros lugares”. Completou Veronika, que também apreciou muito o artesanato e a cultura paraense, apresentada em suas diversas variações, especialmente através da música e da dança, levada à bordo do Aida durante um jantar temático oferecido na noite de quinta, com apresentação do grupo folclórico de carimbo Ariru.


Cristiane Pinho, da gerência de Promoção da Paratur, João Ribeiro
dada Amazon Icoming Service e Jacqueline Alves, Diretora de Marketing da Paratur 

A diretora de marketing da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Jacqueline Alves, participou do receptivo dos turistas durante um almoço oferecido no restaurante do hotel Beira Rio, no bairro do Guamá e elogiou o trabalho da empresa, especializada nesse tipo de receptivo. “O Governo do Estado, através da Paratur e da Setur (Secretaria de Estado de Turismo do Pará) parabeniza a qualidade do receptivo. Nossos gestores, Adenauer Góes, titular da Setur e Socorro Costa, presidente da Paratur, reconhecem o esforço do empresário João Ribeiro para bem receber os turistas que tem passado pelo Pará através de cruzeiros”.

Socorro Costa acredita que quanto maior o esforço do Estado e do empresariado paraense para bem receber o turista maiores são as possibilidade de ampliar o fluxo e conseqüentemente a renda deixada por ele na cidade.  “O Pará vai receber com a temporada 2012/2013, que começou em outubro passado e vai até maio do próximo ano, cerca de 25 mil turistas oriundos de cruzeiros de diferentes países. Esse quantitativo representa um bom número no universo de 1 milhão de turistas que o Pará recebeu em 2012. Vamos trabalhar para que a próxima temporada seja ainda maior e principalmente para que o reflexo do bom receptivo seja o aumento desses navios em águas paraenses”. Anuncia Socorro.

O Aida passou por Belém pela primeira vez este ano no dia 17 de novembro, com 1.200 turistas que conheceram também Santarém e seguiram para Manaus. O retorno, com novos passageiros, ocorreu nos dias 28  e 29.  No último dia 15 chegou novamente em Belém, ancorando em Icoaraci. O receptivo envolveu, segundo João Ribeiro, diretor geral da Amazon Icomining Service, operadora de turismo responsável pelo receptivo cerca de 200 profissionais, 27 ônibus turísticos, 30 guias de turismo, seis embarcações e oito supervisores para o conforto, segurança dos turistas. A mesma operação foi montada para essa nova passagem do navio.

Nesta nova passagem por Belém o Aida chegou em frente à Estação das Docas por volta  das 13 horas da última quarta-feira, dia 26.  Os 1.200 passageiros que embarcaram em Manaus, no vizinho estado do Amazonas, ao longo da quarta-feira e nesta quinta-feira, dia 27, visitaram,  entre outros lugares, o Complexo Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia, Museu Paraense Emílio Goeldi, Pólo Joalheiro, Mangal das Garças, Basílica Santuário de Nazaré, e Estação das Docas.

O artesanato do Pará encantou os visitantes europeus
Após o passeio, os turistas almoçaram no restaurante do hotel Beira Rio, na avenida Bernardo Sayão, no bairro do Guamá, em Belém, que ofereceu aos visitantes um cardápio variado de comidas e frutas tropicais, tudo com o maior padrão de qualidade e atendimento. E para finalizar o dia de visitação na cidade, os turistas fazem um river tour à bordo dos barcos da Vale Verde Turismo. Furos e igarapés estiveram no roteiro, além do cotidiano dos moradores da  comunidade de Boa Vista do Acará, onde realizaram um passeio ecológico e fizeram trilhas pela floresta.

O Aida deixa Belém às 18h30 desta quinta-feira, seguindo para a República Dominicana, no  Caribe.  Iniciada em outubro deste ano, a temporada de navios cruzeiros no Pará encerra em maio de 2013, quando mais de 20 mil turistas devem ter passado pelo Pará através de cruzeiros de diversos países. 

Temporada:  A temporada de cruzeiros que passam pelo Pará ainda incluem, a partir de janeiro de 2013. Em Belém passam, dia 10, navio Quest, da Inglaterrra, com 600 passageiros, dia 12, navio Ainda, da Alemanha, com 1.200 turistas, dia 23 e 24, Aida, com 1200.

Dia 1º. De fevereiro, Maasdam, da Ingalterra, com 1.000 pessoas, dia 18, Seadream, da Itália, com 100 passageiros, dia 20, Azamara, dos Estados Unidos, com 600 turistas, dias 20 e 21 de fevereiro, Aida, da Alemanha, com 1.200, dia 26, Prinsedam, da Inglaterra, com 800. Santarém recebe, dia 27,  Massdam, da Inglaterra, com 800 pessoas à bordo, dia 28 o Prinsedam, da Inglaterra, com 800. 

No mês de março passam por Belém novamente dia 9 o Aida, com 1.200, retornando dias 20 e 21 de Manaus, com novos passageiros. No dia 22, por Santarém, passa o Seabourne, dos Estados Unidos, com 300 turistas. 

Em abril, no dia 5, Belém recebe o italiano Seadream, com 100 turistas, dia 9 o Hanseatic, da Alemanha, com 100 turistas. No dia 23 é a vez do Amsterdam, da Inglaterra, cruzar as águas paraenses com 1.200 turistas. 

A temporada encerra no dia 9 de maio, quando Belém receberá 100 turistas oriundos da Alemanha. O apoio da Paratur e da Setur envolve diversas etapas do receptivo, desde investimento na qualificação da mão de obra envolvida no atendimento, articulação dos órgãos de segurança e pontos turísticos, apoio promocional, entre outras ações.


Texto e fotos: Benigna Soares - Paratur / Abrajet Pará 

Atenciosamente,

Gerência de Comunicação (GEC)
Companhia Paraense de Turismo (Paratur)
Site: http://www.paraturismo.pa.gov.br/
Blog: http://www.turismoparaense.blogspot.com
Twitter: @PARATUR_PA
Facebook: www.facebook.com/paratur
Tel.:  +55 (91) 3110-8700 / 3110-8708 (Informações Turísticas)
Cel.:  +55 (91) 8842 - 8129 / 8895-5733

Nenhum comentário: