Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

UFC aprova 73 bolsas de produtividade em nova chamada do CNPq


UFC aprova 73 bolsas de produtividade em nova chamada do CNPq

A Universidade Federal do Ceará conseguiu aprovar 73 bolsas de produtividade (PQ) na Chamada 12/2016 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com isso, a UFC foi a instituição de ensino superior do Norte e Nordeste que mais obteve bolsas na atual chamada.

Desses 73 benefícios, 31 foram destinados para novos bolsistas, sendo metade concedido a doutores que ingressaram há poucos anos na Universidade. Os demais são de renovações de bolsas de pesquisadores que já atuavam como PQ. Entre as renovações, quatro professores da UFC foram promovidos: Reinaldo Barreto Oriá, da Faculdade de Medicina, que passou a ser 1C; Frederico de Castro Neves, da História; André Férrer, da Teleinformática; e Armênio Aguiar dos Santos, da Medicina, que passaram a 1D.

As bolsas de produtividade são concedidas anualmente pelo CNPq a pesquisadores doutores de todo o País como forma de valorizar aqueles que tiveram maior produção e contribuição científica em suas áreas de conhecimento e participaram da formação de recursos humanos no ano anterior. Elas variam do nível 2 ao 1A, que compõe o nível mais alto da pesquisa brasileira.

O resultado da Chamada 12/2016 foi divulgado na última terça-feira (31). No geral, a Universidade passará a contar com um quadro de 280 bolsistas de produtividade, 14 a mais do que contava até então.

AVALIAÇÃO – Para o Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, o resultado revela a qualidade da pesquisa que vem sendo desenvolvida na Universidade e o acerto das políticas de pesquisa e pós-graduação. "O fato de a maioria dos novos bolsistas ter obtido título de doutor há menos de 10 anos demonstra que a renovação do quadro docente vem sendo feita com qualidade", avalia.

"Felicito efusivamente os agraciados com bolsas, em especial os novos, e a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, que vem realizando um excelente trabalho. Tudo isso é motivo de muito orgulho para toda a comunidade universitária", completa.

A mesma avaliação é feita pelo Prof. Antonio Gomes Souza Filho, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. "O resultado obtido nesse ciclo de avaliação foi muito bom, e a comunidade merece congratulações", diz. Ele destaca o impacto positivo que esse aumento do número de bolsistas pode vir a gerar. "No atual sistema de avaliação da pós-graduação e do financiamento da pesquisa, um aumento no número de PQs significa maior competitividade nas chamadas nacionais, um ponto importante considerando o cenário de diminuição dos recursos para a área de C&T", avalia.

DISTRIBUIÇÃO DAS BOLSAS NAS UNIDADES – No geral, 10 unidades da UFC foram contempladas com bolsas de produtividade na atual chamada. O Centro de Ciências foi a área que mais concentrou bolsistas de produtividade. Nada menos que 30% delas destinaram-se ao CC. Em seguida, vem o Centro de Tecnologia e a Faculdade de Medicina (com 15% cada), o Centro de Ciências Agrárias (10%), a Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade e o Centro de Humanidades (8% cada). Na sequência, a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (7%), o Instituto de Ciências do Mar (4%), a Faculdade de Educação (2%) e o Instituto de Cultura e Arte (1%).

Quando a avaliação concentra-se apenas nos 31 novos bolsistas (que não são renovação), há uma mudança nos números. O CC e CT obtiveram 22% das novas bolsas cada. A FFOE conquistou 13%, ao passo que FEAAC, Famed, CH e CCA obtiveram 10% das bolsas cada. Já o Labomar alcançou 3%.

Acesse a lista dos professores que conquistaram bolsas de produtividade em pesquisa na nova chamada do CNPq: https://goo.gl/vBD15C.

Fonte: Prof. Antonio Gomes Souza Filho, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 85 3366 9943

===

Sérvulo Esmeraldo: ele ajudou a escrever a história da Universidade Federal do Ceará

Em nome de toda a comunidade da Universidade Federal do Ceará, externamos profundo pesar pelo falecimento do artista plástico Sérvulo Esmeraldo. O mestre das formas, da luz e da sombra vinculou sua rica trajetória artística à nossa Instituição, já nos primeiros anos, quando tomava forma o acervo do Museu de Arte (MAUC). Foi ele nosso embaixador na Europa, onde promoveu as primeiras mostras de xilogravura nordestina e de onde trouxe obras dos grandes mestres da pintura, além de livros e outros documentos. Não por acaso, é considerado um dos fundadores do MAUC.

Desde a xilogravura, que marca o início de sua carreira, até a arte pública, hoje presente em diferentes recantos de nossa cidade, Sérvulo exercitou diversas formas de expressão e sempre produziu intensamente, agregando importante contributo ao patrimônio artístico do Ceará. A Academia, que soube reconhecer e aplaudir seu trabalho, saberá, também, reverenciar sua memória, agregando-o ao panteão dos grandes nomes das Artes Plásticas que ajudaram a escrever nossa própria história.

Prof. Henry de Holanda Campos
Reitor

Prof. Custódio Almeida
Vice-Reitor



---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, Térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938
www.ufc.br – Facebook – Twitter – Instagram – Flickr – UFCTV



Nenhum comentário: