Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

LUTO NO ESPORTE CEARENSE

LUTO NO ESPORTE CEARENSE

Lamento informar depois de ter sido cientificado pelo Professor Aristides Sousa Neto, que foi seu colega na antiga Escola Técnica Federal do Ceará - hoje Instituto Federal - que faleceu o Professor Raimundo José Faria Melo o destacado Professor Melo ou como era mais conhecido PROFESSOR ZÉ FUZIL.

ZÉ FUZIL foi um dois mais competentes professores de Educação Física no Ceará,  dedicado particularmente ao voleibol masculino e feminino onde conquistou títulos dos mais importantes no cenário nacional e internacional representando o Estado do Ceará.  Pertencia  a famosa "Velha Guarda". Tinha 83 anos e 1m82 de estatura.

O experiente professor e treinador foi Enea Campeão (9 vezes) pelo Náutico Atlético Cearense (Enea) com a equipe masculina, marcando época em nossa Capital. 

Foi o responsável pela convocação de Carlão, para a Seleção Brasileira, quando o atleta representou muito bem o volei cearense.

Gostava de afirmar em suas preleções: "Seja acima de tudo um Educador".

Muitas vezes conversei com Zé Fuzil quando trabalhei na Gazeta de Noticias, O POVO, Rádio Uirapuru e Rádio Dragão do Mar e como Editor de Esportes amadores do Diário do Nordeste em 1981 e 1982. Ele esteve a frente de varias seleções cearenses e foi homenageado como Treinador Emérito pela Federação Internacional de Educação Física - FIEP. 

Foi Campeão da Liga Nacional de Voleibol, dirigindo a equipe feminina  do Colégio Irmã Maria Montenegro, de nossa Capital,  bem como bicampeão da famosa Universiad - competição internacional que reúne estudantes universitários - nos anos de 1979 (México) e 1981 (Romênia) integrando a Seleção Brasileira.

Não se considerava "importante" como tantos que pensam 
assim, e, por isso mesmo,  tem vida curta em suas atividades.

Em 1º de Setembro do ano passado (2016) graças a propositura do vereador Benigno foi homenageado pela Câmara Municipal de Fortaleza, recebendo a Medalha do Mérito Esportivo Ayrton Senna, que, premia em nossa Capital, aqueles que tem realce no Esporte.

O 1º de Setembro é comemorativo ao Dia do Profissional de Educação Física, motivo pelo qual ele foi homenageado naquela data, representando todos os demais nomes do Estado nesta atividade.

Neste simples Registro, a nossa Homenagem Póstuma a Raimundo José Faria Melo o inesquecível Professor e Treinador Zé Fuzil.

NB. 
A nossa sugestão a quem interessar possa de criar uma Medalha com seu nome para incentivar os jovens valores  e uma Copa, Taça ou Torneio com seu nome. É preciso saber que os grandes devem ser imortalizados por tudo o que fizeram de bom em vida.

 VICENTE ALENCAR - Jornalista e Radialista Profissional, Editor do Programa Vicente Alencar - Educação, Cultura e Esporte e dos Jornais Correio Cearense, Café Literário e ACADEMUS, este da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará.

Nenhum comentário: