Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 12 de março de 2014

FACULDADE DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA– 98 ANOS


                                 Prof. Dr.  Carlos Couto de Castelo Branco.
Como acontece todos os anos, envio mensagem aos colegas lembrando esta tão importante data que é  12 de março, não somente porque é comemorado neste dia mais um ano de existência da FFOE, mas acima de tudo, pelo que esta instituição vem representando para as Ciências da Saúde no Estado do Ceará ao longo desses 98 anos.
Iniciamos como Faculdade de Farmácia e Odontologia que, a princípio, se propunha a formar farmacêuticos e dentistas. Entretanto, nesta trajetória de 98 anos, extrapolou seus limites transformando-se em um grande espaço aberto à novas dimensões: pioneira no Ceará no ensino superior das ciências básicas (química, biologia, botânica, física), das ciências da saúde (fisiologia, histologia, anatomia, farmacologia, toxicologia, bromatologia, cirurgia buco- maxilo-facial, dentística, ortodontia, tecnologia em enfermagem na promoção da saúde, etc) e outras matérias; propulsora e irradiadora da pesquisa científica no Ceará em áreas nobres como química orgânica, botânica, plantas medicinais, farmacologia, toxicologia, alimentos, microbiologia, saúde pública, produção e controle da qualidade de medicamentos, odontologia e enfermagem e educação em saúde; como irradiadora de conhecimento, vem colaborando na criação de novas faculdades/universidades em nosso Estado e fora dele;  propiciou parcerias com instituições da área de saúde tanto de natureza pública quanto as particulares visando a melhoria do ensino.
Além de tudo isso, juntamente com a centenária Faculdade de Direito e a octogenária Escola de Agronomia, formou o tripé que originou a Universidade Federal do Ceará.
Mesmo tendo a reforma universitária ocorrida em 1970, transformado as faculdades existentes na área da saúde, em departamentos componentes do Centro de Ciências da Saúde da UFC, quebrando a unidade acadêmica com perda quase completa de nossa identidade, felizmente, e com muito esforço, nos reestruturamos em 1997, novamente como faculdade, desta vez, incorporando o Departamento de Enfermagem  passando a ser FACULDADE DE FARMÁCIA, ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ- FFOE/UFC.
Chegamos aos 98 anos. As dificuldades e os desafios foram inúmeros. Mas, por maior que sejam as diversidades apresentadas, a história tem mostrado que sempre nossa Faculdade de Farmácia e Odontologia, mantem-se íntegra e colaborando sempre com o desenvolvimento da UFC e do Ceará.
Para chegarmos a ser FFOE, alguns vultos que muito fizeram por esta instituição merecem ser lembrados por seus exemplos de dedicação, apreço, desprendimento a causa universitária:
Francisco Sá Roriz, odontólogo, visionário,  dotado de senso de futuro extraordinário, e que, a princípio, foi entendido por poucos. Mesmo assim, sua coragem o fez levar adiante seu sonho de criar uma instituição de nível superior na área de saúde: Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará, da qual foi seu primeiro diretor.
Os odontólogos Raimundo Gomes, Mozart Catunda Gondim, Pedro Verissimo de Araújo, Américo Marães Picanço e Mamede Cirino de Lima juntamente com os farmacêuticos Afonso Pontes de Medeiros, Joaquim Frederico Rodrigues de Andrade e Jose de Morais Studart, foram os parceiro de primeira hora de Sá Roriz, dedicando-se com muito afinco e desprendimento à criação da FFO. Poderemos até considerar o consultório odontológico do Dr. Raimundo Gomes, como a primeira sede da FFO, pois naquele local (rua São Paulo com Major Facundo), foi onde aconteceram as reuniões de planejamento estratégico  diárias deste grupo de obstinados.
Carlos Ribeiro, médico laboratorista dedicado foi o generoso financiador da aquisição do prédio próprio da FFO. Em 1925, comprou o edifício no centro da cidade onde funcionava o Clube Iracema, situ à rua Barão do Rio Branco nº 1321, e fez a doação para o patrimônio da FFO. Caso inédito na história da UFC.
Francisco Dias da Rocha, farmacêutico, fez doação à FFO de um precioso Museu de História Natural, contendo animais empalhados e devidamente classificados e fichados, contidos em armários de vidros, dificilmente encontrados em qualquer estabelecimento de ensino do pais, na época.
Joaquim Juarez Furtado, farmacêutico, também fez doação à FFO da Farmácia Amazonas de sua propriedade, com o objetivo de criar ambiente real de prática para os estudantes de farmácia
Demócrito Rocha, odontólogo, deputado federal, que em 1934 conseguiu verba federal de auxilio, com a qual realizaram-se reformas do prédio da FFO e ampliação de suas instalações, a fim de atender as exigências do currículo para a Equiparação (reconhecimento dos cursos por parte do Conselho Superior de Ensino do Ministério da Educação)
Eduardo Bezerra Filho, farmacêutico, conduziu pessoalmente o processo de Equiparação da FFO junto ao Conselho Superior de Ensino no Rio de janeiro, às suas próprias custas.
Paulo de Brito Firmeza, odontólogo, foi o baluarte da federalização da FFO. Encaminhou o processo junto aos Senadores Vitorino Freire- Ma e Plinio Pompeu de Saboya -Ce e obteve sucesso. Após o sucesso da empreitada no Rio de Janeiro, Paulo Firmeza, no retorno à Fortaleza, morre em desastre aéreo.
João Ramos Pereira da Costa, médico, professor de bioquímica e fisiologia humana, sistematizou a pesquisa no seio da FFO, organizando grupos de pesquisadores e incentivando os jovens a ingressar em cursos de pós-graduação.  João Ramos foi pioneiro no Brasil no estudo da “Nucleação Artificial”. Para tanto, coordenou junto à FUNCEME grupo de pesquisa sobre o processo de precipitação pluviométrica artificial causada por aspersão de nuvens com cloreto de sódio no período de secas no nordeste.
Francisco José de Abreu Matos, farmacêutico, um dos pioneiros no Brasil na pesquisa de plantas medicinais e idealizador do Projeto “Farmácia Viva” copiado em outros países. Recebeu diversos prêmios internacionais por  seu trabalho.
Zélia Roquairol, farmacêutica sanitarista de prestígio nacional,  com vários livros escritos sobre o tema, recebeu no ano de 2013 a Seria de Ouro, prêmio concedido pelo Sistema Verdes Mares de Comunicação.
Jose Dilson de Vasconcelos Menezes, odontólogo, fundador e presidente da Associação Brasileira do Ensino de Odontologia - ABENO e presidente da Associação Latino Americana de Faculdades de Odontologia  - ALAFO
João Hildo de Carvalho Furtado, odontólogo, expoente na especialidade em cirurgia e traumatologia Bucomaxilofacial. Grande formador de profissionais na área. Foi também  presidente do Conselho Regional de Odontologia do Ceará e do Conselho Federal de Odontologia. 
Pedro Texeira Barroso professor de dentistica diretor da Faculdade de Odontologia. Foi também  Pro-Reitor e posteriormente reitor da UFC. 
João Nunes Pinheiro, odontólogo, professor de periodontia foi Pro-Reitor de Assuntos Estudantis da UFC
Maria Graziela Teixeira Barroso, enfermeira, fundadora e consolidadora do Curso de Enfermagem da UFC.
José Mauricio Duarte Matos, farmacêutico, professor de farmacognosia, fundador e primeiro presidente do Conselho Regional de Farmácia do Ceará. Exerceu o cargo de presidente da Comissão Coordenadora do Vestibular da UFC.
Zuleica Braga de Lima Guedes, farmacêutica, professora de bromatologia e da pós-graduação e Tecnologia de Alimentos do Centro de Ciências Agrarias. Uma das primeiras professoras da UFC a receber o título de mestre e, a primeira mulher a receber o título de mestre da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.
Francisco Eudes Apoliano Gomes, farmacêutico e economista, implantou a disciplina Economia de Empresas Farmacêuticas no Curso de Farmácia e desenvolveu parcerias com as universidades federais da Paraíba e do Rio Grande do Norte, com as quais implantou e modernizou a Farmácia-Escola.
Verbena Liam Vale, farmacêutica, doutora pela Universidade de Oxford na Inglaterra, coordenadora do grupo de trabalho que criou o programa de pós- graduação da área de farmácia da FFOE.


ATENÇÃO:
O programa  Encontros com o Jazz de hoje na Rádio Universitária FM 107.9MHz às 21h, homenageará os 98 anos da FFOE.

E Programa NOVAS DIMENSÕES  do próximo sábado dia 15, às 11h também homenageará os 98 anos da FFOE.


                                            VAMOS ASSISTIR !

Nenhum comentário: