Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sábado, 8 de março de 2014

Centro Cultural Fortaleza - Conversas Filosóficas

Centro Cultural Fortaleza - Conversas Filosóficas
Diálogos entre a filosofia acadêmica e a sociedade, análise e debate.  
MARÇO 2014
Local: NOVA SEDE do Centro Cultural Banco do Nordeste, Rua Conde D’eu, 560, Centro, Fortaleza-CE
Manifestações no Brasil: Reforma ou Revolução?Dia 29, sáb, 14h
Expositor: Antônio Vieira da Silva Filho, doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), graduado em filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).
Para determinados setores, uma grande surpresa, para cidadãos indignados, algo já há muito tempo esperado, as manifestações que tomaram o Brasil em 2013 assustaram os intelectuais por sua diversidade: diversidade de pautas, diversidade dos manifestantes, diversidade de locais, diversidade de formas. Em comum, algumas posturas: a recusa aos rótulos, ao partidarismo, às pseudo-verdades propagadas pela imprensa oficiosa. Ganhou visibilidade a cobertura de uma imprensa alternativa difundida pelos canais de vídeo da web. A pauta de reivindicações, hora trazia demandas da população contra o aumento de passagens, hora discussões sobre as questões de gênero (como o Projeto de Decreto Legislativo 234/11, que ficou conhecido como cura gay), contra a PEC 37 (que limitava o poder de investigação das polícias civil e militar e o previa o afastamento do ministério público de determinados casos).
Centro de discussões acaloradas nas praças, nos cafés, nas escolas e nas universidades, as "Manifestações no Brasil" serão tema do Conversas Filosóficas deste mês que nos convida a refletir sobre o significado destes movimentos. Afinal: reforma ou revolução? 225min.

Nenhum comentário: