Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Notícias da UFC - 16.01.13


Notícias da UFC - 16.01.13

Novas seleções abertas para professor substituto em Fortaleza e Sobral

A Universidade Federal do Ceará abre inscrições para quatro processos seletivos de professor substituto destinados aos campi de Fortaleza e ao de Sobral. O Edital nº 08/2013 prevê a contratação de um docente para o Departamento de Economia Aplicada da Faculdade de Economia, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo, setor de estudo "Métodos Quantitativos". Trata-se de uma única vaga, com regime de trabalho de 20 horas semanais e exigência do título de doutor. As inscrições podem ser feitas nos dias 18, 21 e 22 de janeiro, mediante pagamento de taxa de R$ 65,00. Os interessados devem dirigir-se à secretaria do referido departamento, localizada na Avenida da Universidade, 2431 – Benfica, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Já o Edital nº 09/2013 seleciona professor substituto para o Curso de Engenharia Elétrica do Campus da UFC em Sobral. O setor de estudo é "Formação Básica para Engenharia", enquanto o regime de trabalho é de 40 horas semanais. Exige-se título de mestre, e os candidatos podem inscrever-se na secretaria do Curso (Rua Estanislau Frota, s/n – Centro – Sobral), também das 8h às 11h e das 14h às 17h. As inscrições também podem ser feitas nos dias 18, 21 e 22 de janeiro, mediante pagamento de taxa de R$ 78,00.

REABERTURA – Encontram-se reabertas as inscrições para seleções de professor substituto no Centro de Ciências e na Faculdade de Medicina, em Fortaleza. Até hoje (16), o Departamento de Matemática inscreve candidatos com título de mestre e disponibilidade de 40 horas semanais. A única vaga disponível destina-se ao setor de estudo "Cálculo Diferencial e Integral". Mais informações no Edital nº 506/2012. A segunda vaga, referente ao Edital nº 491/2012, é para o Departamento de Morfologia, no setor "Histologia e Embriologia Humana". Exige-se diploma de graduação e dedicação de 40 horas semanais ao cargo. As inscrições acontecem nos dias 17, 18 e 21 de janeiro. 

Os editais completos e outras informações podem ser acessados no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFC (www.progep.ufc.br). 

Fonte: Núcleo de Seleção e Adaptação Funcional da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFC – fone: 85 3366 7407

=========================

Palestra aborda as representações sociais e o campo da Educação

“As representações sociais e o campo da Educação: formação, pesquisa e ensino” é o tema da palestra que o Prof. Messias Dieb fará amanhã (17), a partir das 18h30min, no Auditório José Albano, na Área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683 – Benfica). O evento encerra o ciclo de palestras do período letivo 2012.2 promovido pelo Grupo de Estudos sobre Formação de Professores e Práticas de Ensino de Língua Espanhola (Geppele), do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará.

O Prof. Messias Dieb é doutor em Educação Brasileira pela UFC, onde atualmente leciona no Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação. Seus temas de interesse na pesquisa são: a atividade de pesquisa no campo educacional; a relação de professores da educação infantil com o saber cuidar e educar; as representações sociais sobre objetos na área da Educação; as iniciativas de formação docente, presenciais e/ou em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA); e letramentos.

Além dos integrantes do Geppele, a comunidade acadêmica em geral pode participar, precisando se inscrever na hora e local do evento. Será emitida declaração de participação aos presentes. Outras informações podem ser obtidas através dos e-mails geppele@gmail.com e ciceroaamiranda@gmail.com ou pelo blog do Geppele (www.geppele.blogspot.com). 

Fonte: Prof. Cícero Miranda, do Geppele – fones: 85 3366 7611 / 3366 7612

==========================

Experiências de alunos do Mestrado em Psicologia são discutidas em livro

Acontece amanhã (17), a partir das 19h, no Auditório Rachel de Queiroz (Av. da Universidade, 2762 – Campus do Benfica), o lançamento do livro Experiências entrelaçadas no mestrado: forma(ta)ção para a docência, resultado de trabalho coletivo de mestrandos da turma 2010/2011 em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, junto com os professores Jesus Garcia Pascual e Verônica Morais Ximenes, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Instituição.

A obra foi desenvolvida com base nos Seminários sobre Práticas Docentes, atividade desenvolvida pelos professores citados. Com as discussões ali proporcionadas sobre docência do Ensino Superior na pós-graduação, os mestrandos solicitaram a oferta da disciplina de Didática do Ensino Superior ao Mestrado em Psicologia. Assim, com a possibilidade de versar, praticar e teorizar sobre a docência de forma mais aprofundada, foi elaborado o livro em que estão presentes os principais questionamentos desenvolvidos no período. É questionada a própria pós-graduação como produtora de novos professores para as universidades, dialogando com temas como o estágio em docência, as leis de diretrizes e bases da educação nacional. 

O livro Experiências Entrelaçadas no Mestrado: forma(ta)ção para a docência foi organizado pelos professores Jesus Garcia Pascual e Verônica Morais Ximenes e pelos ex-mestrandos James Ferreira Moura Jr e Lis Albuquerque Melo. Os autores dos capítulos são: Aurea Julia Abreu, Camilla Lima, Carol Costa, Edgla Barros, Elívia Camurça Cidade, Emylio Silva, Íris Guilherme Bonfim, Louisianne Barros de Siqueira, Luciedo Paiva, Olivia Guerreiro, Rosa Angela Cortez de Brito, Silvia Miranda e Patrícia Mendes Lemos. 

Fonte: Profª Verônica Morais Ximenes, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC – fone: 85 8868 4112



---
Universidade Federal do Ceará - UFC
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional 
(85) 3366.7331 / 3366.7332

Nenhum comentário: