Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Notícias da UFC - 15.01.13


Notícias da UFC - 15.01.13

Grupo do Centro de Tecnologia celebra 18 anos com ciclo de debates e inauguração de laboratório

O Grupo de Pesquisa em Separação por Adsorção (GPSA), vinculado ao Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará, completa 18 anos de trabalho com pesquisas de relevância para o desenvolvimento tecnológico do País. Para celebrar a “maioridade”, o GPSA realiza, de janeiro a março, um ciclo de conferências com pesquisadores de renome internacional, oriundos da Espanha, de Portugal e dos Estados Unidos. O primeiro debate ocorre amanhã (16), às 9h30min, com o Prof. Enrique Rodríguez Castellon, da Universidade de Málaga (ver calendário no fim do texto). 

Também como parte das comemorações, será inaugurado, em 1º de fevereiro, o Laboratório de Pesquisa em Adsorção e Captura de CO2. Idealizado em parceria com a Petrobras, o Laboratório tem como objetivo desenvolver técnicas contra a redução das consequências do efeito estufa, causado pela concentração de CO2 na atmosfera.

PARA ENTENDER – A adsorção é um fenômeno químico de concentração e isolamento de moléculas, bastante útil na indústria. É empregado, principalmente, em processos de purificação de materiais, separação de substâncias e armazenamento. O exemplo mais típico de adsorvente é o carvão, utilizado nos purificadores de água domésticos, em máscaras de gases e em estações de tratamento de água. Trata-se de um material extremamente poroso e com excelente capacidade de reter impurezas, através da adsorção. Desde 1994, o GPSA tem contado com financiamento regular dos órgãos de fomento públicos (Finep, BNB/Fundeci, CNPq e Capes) e do setor industrial privado, particularmente da Petrobras. 

O Grupo abriga sete professores do quadro permanente da UFC e outros sete contratados, um pesquisador sênior, três pesquisadores de pós-doutorado, 15 doutorandos, 12 mestrandos, 30 bolsistas de Iniciação Científica, além de mais uma dezena de pessoas em funções de apoio técnico e administrativo.

CICLO DE CONFERÊNCIAS – As palestras do ciclo de conferências em celebração aos 18 anos do GPSA ocorrerão sempre às 9h30min, no auditório do bloco didático da Pós-Graduação do Centro de Tecnologia (Bloco 726). O primeiro convidado, Prof. Enrique Rodríguez Castellon, falará sobre “Aplicações de Suportes Mesoporosos para a produção de diesel limpo”. Já em 23 de janeiro, a Profª Teresa Bandosz, da Universidade Municipal de Nova York (City University of New York), profere palestra sobre “Entendendo a adsorção reativa em adsorvente carbonáceos: importância das características de superfície em nanorreatores”.

O Ciclo segue em 1º de fevereiro, com palestra do Prof. Alírio Rodrigues, de Portugal, que falará sobre “Separação propano/propileno: da escala molecular ao processo”. A iniciativa será encerrada com um curso do Prof. J. Bernardo Parra, do Instituto Nacional do Carbono (Instituto Nacional del Cárbon) (Espanha), sobre caracterização da textura de sólidos porosos (macro-, meso- e microporosidade). Informações sobre as inscrições serão divulgadas em breve. 

Fonte: Profª Diana Cristina de Azevedo, coordenadora do GPSA da UFC – fone: 85 3366 9611

========================

Pré-Vestibular XII de Maio inscreve 330 novos alunos

Alunos oriundos de escolas públicas podem inscrever-se até 1º de fevereiro de 2013 para seleção do Curso Pré-Vestibular XII de Maio, coordenado por estudantes da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal do Ceará. São ofertadas 330 vagas para o curso anual. Os interessados devem comparecer ao Centro Acadêmico XII de Maio entre 8h e 20h. O CA XII de Maio fica na Rua Alexandre Baraúna, s/n – Porangabuçu, por trás do Hospital Universitário Walter Cantídio.

Para a inscrição, os itens necessários são: histórico ou declaração comprovando que estudou pelo menos dois anos em escola pública, uma foto 3x4, CPF e RG originais, bem como R$ 30,00 para pagamento da taxa de inscrição. A prova de seleção ocorrerá em 3 de fevereiro, das 9h às 12h, na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) e no Centro de Humanidades da UFC. O resultado será divulgado em 4 de fevereiro, e as inscrições, durante os dias 5 e 6. Os aprovados pagam uma taxa mensal que corresponde a 10% do salário mínimo, para a manutenção do curso.

SAIBA MAIS – Fundado em 2000, o projeto de extensão da Famed tem como objetivo preparar alunos da rede pública para os vestibulares das instituições públicas de Ensino Superior do Estado. No decorrer desses doze anos, já foram aprovados candidatos nos cursos de Medicina, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Engenharia Civil, Jornalismo, dentre outros. O cursinho é coordenado por alunos do Curso de Medicina, fazendo parte do corpo docente graduandos de diversos cursos da UFC. Mais informações no site do Curso Pré-Vestibular XII de Maio (www.curso12demaio.ufc.br). 

Fonte: Antonio Guilherme Fontenele, coordenador articulador do Curso XII de Maio – fone: 85 8899 2269

=========================

Pós-Graduação em Odontologia inscreve de 4 a 8 de fevereiro

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Ceará receberá inscrições, de 4 a 8 de fevereiro, para seleção de suas turmas de mestrado (14 vagas) e doutorado (11 vagas). Para o mestrado, poderão inscrever-se candidatos com diploma de graduação em Odontologia, enquanto para o doutorado é preciso apresentar título de mestre na área.

Para inscrever-se na seleção, o candidato deverá preencher o formulário disponível no site do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (www.si3.ufc.br/sigaa/public), aba “Processos Seletivos Stricto Sensu”. Depois deve proceder à entrega (pessoalmente, por procuração ou via Correios) de toda a documentação exigida, na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Rua Monsenhor Furtado, s/n – 3º piso – Rodolfo Teófilo), no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h. O edital também está disponível no SIGAA.

O processo de seleção ao mestrado compreenderá provas de língua estrangeira, de conhecimentos gerais em Odontologia e da área temática escolhida, avaliação do curriculum vitae e entrevista. Já para o doutorado, a seleção se dará em três etapas: avaliação do curriculum vitae, prova escrita, arguição sobre o anteprojeto de pesquisa e entrevista. O resultado final do processo seletivo será divulgado a partir de 22 de fevereiro, por ordem de classificação dos aprovados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3366.8232. 

Fonte: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFC – fone: 85 3366 8232



---
Universidade Federal do Ceará - UFC
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional 
(85) 3366.7331 / 3366.7332

Nenhum comentário: