Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sábado, 27 de outubro de 2012

A LUA É VIRGEM Vicente Alencar

A LUA É VIRGEM
Vicente Alencar
(Da Academia Fortalezense de Letras)

Já dizia meu bisavô que se não fossem os bestas não existiam os sabidos. Afirmação correta, insofismável, para este ano de 2012, último trimestre. A propaganda e a publicidade, quando exageradas, geram verdadeiros monstros, que são multiplicados, irresponsavelmente, por uma parte do que hoje se chama mídia. Principalmente, através de voluntariosas e importantes redes de TV que, para muita gente se constitui no Deus atual. Se a TV disse: é Deus quem está falando, através da voz do apresentador e da telinha. Muitos absurdos já foram vistos, registrados e confirmados.  
Alguns pseudos fatos que apareceram na TV mostraram, tempos depois, que se tratavam de enganos. E, não adianta depois desmentir, pois, a grandeza como o fato – mesmo inoportuno – convence totalmente, a quem viu e ouviu e não se interessa, mesmo, pelo desmentido. 
Estou escrevendo assim, observando o artigo do psicanalista Luís Olímpio Ferraz Melo que, por sinal, não conheço pessoalmente, nunca o vi, mas, acompanho seus escritos no DN, aqui de Fortaleza. 
Em um artigo objetivo e bem concatenado ele intitulou “A fraude na História”, o seu escrito. E, sem querer nos dar o poder de convencimento, assim o faz. Há alguns anos em 1969, os EUA bradava ao mundo e transmitia através do rádio e da TV, àquela época bem adiantada em seu país, com o apoio dos países ou nações amigas, como queiram, que o homem tinha chegado à Lua. 
Exatamente, o dia 20 de julho de 1969. E, pelo menos, 90 por cento dos viventes no Globo acreditaram. Mas, São Tomé existiu e, ainda hoje, é tido e havido como um homem inteligente e que  chegou a desconfiar de Jesus Cristo. Mas esta é outra história... embora sirva de ajuda para o que estamos comentando. 
O psicanalista-articulista nos faz – leitores – uma indagação inteligente e convincente: por que os EUA nunca mais foram à Lua? Se descobriram as crateras lunares, se fincaram sua bandeira por lá, qual a razão da segunda viagem nunca ter sido feita? E observem, já se passaram, desde aquele 20 de julho de 1969, nada menos que 43 anos.
Pelo andar da carruagem, como aquele país se intitula um dos maiores do mundo ou, o maior de todos, o que fizeram nestes 43 anos e alguns meses? Por certo que os estudos evoluíram, como também, aqueles que informam que o homem chegará a Marte. O fato foi cientifico? Existem estudos científicos a respeito? Ou tivemos apenas um fato (?) se é que existiu de fato. 
Na minha ótica a Lua continua virgem. Ninguém colocou os pés sobre o seu território. Não houve nenhum pequeno passo para ser grande na história. A cada dia observa-se, mais e melhor, que tudo não passou de uma produção notável de Hollywood, com suas fotomontagens e suas histórias mirabolantes. 
Quem provará, de fato, se o homem pisou na Lua? Fica o mistério. Seria a hora de uma nova expedição ir até lá, enviar fotos coloridas para o mundo de hoje, tão diferente daquele de quatro décadas anteriores. Vamos ao desafio. Vamos esperar que os estadunidenses realizem uma nova excursão. Somente o futuro nos responderá. 
Da mesma maneira que o futuro, agora passado, nos respondeu que não existiu o famoso “Diário de Hitler”. Ele foi desmascarado em 1983. Tudo não passou de uma fraude. O “Diário de Hitler”, assim como a chegada do homem à Lua foram notícias “plantadas”, ilusionariamente bem divulgadas. Sim, a Lua continua virgem!   

Nenhum comentário: