Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Casa de José de Alencar inaugura Biblioteca Comunitária O Guarani


Casa de José de Alencar inaugura Biblioteca Comunitária O Guarani

A Casa de José de Alencar (CJA), equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará, vai inaugurar, nesta quinta-feira (6), às 9h30min, a Biblioteca Comunitária O Guarani. Na ocasião, será homenageada a Profª Lena Lúcia Espíndola Rodrigues Figueirêdo, patrona da Biblioteca. 

O diretor da CJA, Fred Pontes, informa que o novo espaço visa, principalmente, possibilitar às crianças e aos jovens residentes nas comunidades do entorno da Casa, o acesso à literatura e ao mundo da leitura através dos acervos que compõe a Biblioteca e das atividades realizadas no equipamento.

Ele acrescenta que o acervo da Biblioteca Comunitária é constituído, especialmente, por obras da literatura infanto-juvenil que foram doadas em campanhas reaalizadas pela CJA em parceria com outras instituições, como o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Ceará (Sintufce) e Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc-Sindicato).

FUNCIONAMENTO – A Biblioteca estará aberta ao público durante toda a semana, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nas terças-feiras, acontecerá a atividade do projeto de contação de histórias adaptadas das obras de José de Alencar. Fred Pontes explica que o projeto, que faz parte do programa de Educação Patrimonial desenvolvido na CJA, com o apoio da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC, é direcionado para crianças de 7 a 12 anos.

Para participar do projeto, as escolas e demais instituições interessadas deverão programar agendamento com antecedência, através do email casajosedealencar@ufc.br. A CJA está situada na Av. Washington Soares, 6055, em Messejana.

Fonte: Fred Pontes, diretor da Casa de José de Alencar – fones: 85 3229 1898 e 3276 2379

===

NPA exibe Amy e promove debate sobre Transtorno de Personalidade Borderline

O Núcleo de Psicofarmacologia Aplicada (NPA), projeto de extensão vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, promove o evento "Borderline? O Caso de Amy Winehouse", na sexta-feira (7), às 12h30min, no auditório (térreo) do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), na Rua Coronel Nunes de Melo, 1000, Rodolfo Teófilo, Campus do Porangabuçu.

O evento é aberto ao público, e os organizadores solicitam 1 kg de alimento não perecível (facultativo) para doação ao Lar da Paz – Centro de Tratamento em Psicoativos, de apoio a dependentes químicos.

O programa consta de exibição do documentário Amy (2015, EUA/Reino Unido, 128 minutos, 14 anos), dirigido por Asif Kapadia, sobre a vida e carreira da cantora britânica Amy Winehouse. Em seguida, será desenvolvida análise, sob orientação do professor e psiquiatra David de Lucena, do Laboratório de Psiquiatria Translacional e do Grupo de Pesquisa em Psiquiatria da UFC.

Ele falará sobre comportamentos e padrões característicos do Transtorno de Personalidade Borderline, marcado pela impulsividade e instabilidade de afetos, relacionamentos interpessoais e autoimagem, bem como as implicações no caso apresentado no documentário.

Mais informações podem ser obtidas na página do NPA no Facebook (facebook.com/npa.ufc) ou pelo e-mail npa.ufc@gmail.com.

Fonte: Prof. David Lucena, do Laboratório de Psiquiatria Translacional e do Grupo de Pesquisa em Psiquiatria da UFC – fone: 85 3366 8337

===

Consuni cria curso de Licenciatura Indígena e muda ingresso em três Engenharias

Foi aprovada, por unanimidade, na 107ª reunião do Conselho Universitário (Consuni), realizada na tarde dessa terça-feira (3), a criação de Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (LII-KUABA), proposta que teve como relatora a Profª Simone Borges, Pró-Reitora Adjunta de Graduação da UFC.

Será um curso no âmbito do Centro de Humanidades, de caráter temporário, com duração de oito semestres – 3.273 horas/aula, que receberá 135 alunos transferidos da Universidade Estadual do Ceará (Uece). "O curso tem recursos próprios oriundos do Ministério da Educação e, na UFC, será reformatado e adaptado", esclareceu a Profª Simone Borges em seu relato.

O curso é "muito a cara, é muito o espírito do Centro de Humanidades", assegurou a Profª Vládia Maria Cabral Borges, Diretora do CH, dizendo-se feliz por ter a oportunidade de acolhê-lo. Esclareceu que os estudantes estão sendo transferidos porque a Uece, por vários motivos, não teve como viabilizar a graduação que deveria ter iniciado no meio do ano passado.

ENGENHARIAS – O Consuni aprovou, ainda, proposta que altera o modo de ingresso e número de vagas ofertadas para os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Petróleo e Engenharia de Energias Renováveis. A proposta, que teve também como relatora a Pró-Reitora Adjunta de Graduação, Profª Simone Borges, teve aprovação unânime.

Até neste ano, os  alunos que pretendiam fazer um dos três cursos estudavam quatro semestres com disciplinas comuns, quando então poderiam optar por uma das três engenharias de acordo com o índice de rendimento acadêmico (IRA). A partir do próximo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), os estudantes já farão a escolha do curso de sua preferência pelo Sistema de Seleção Unificado (SISU), que ofertará 40 vagas para cada um.

A Profª Diana Cristina Azevedo, Vice-Diretora do Centro de Tecnologia, observou, ao discutir a proposta, que se estava registrando evasão no curso de Engenharia de Petróleo, e um fator que contribuiu de forma preponderante para isso foi a decisão da Petrobras de não construir a refinaria no Ceará, admitiu.

AGENDA – O Consuni também aprovou viagem do Reitor Henry de Holanda Campos para Hammamet, na Tunísia, onde se realiza, de 7 a 12 deste mês, o Network: Towards Unity for Health, do qual é Secretário-Geral.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938

Crédito da imagem em anexo: Ribamar Neto/UFC

===

Ratificada alteração da estrutura da UFC-Infra que agrega Gestão Ambiental

O Conselho Universitário (Consuni) homologou, na reunião dessa segunda-feira (3), a alteração da estrutura administrativa da Superintendência de Infraestrutura (UFC-Infra), agora denominada Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental, cujo titular permanece o Prof. Ademar Gondim.

No âmbito do setor será criada a Prefeitura especial de Gestão Ambiental, que ficará sob a responsabilidade do engenheiro agrônomo Carlos Henrique Ximenes, servidor técnico-administrativo da UFC.

"A UFC sinaliza claramente que se preocupa com o meio ambiente; quer corrigir rumos e envolver toda a comunidade universitária de maneira permanente", destacou o Prof. Custódio Almeida, Vice-Reitor, complementando que a alteração não é apenas um conceito.

Leia matéria do Jornal da UFC sobre essa e outras mudanças na estrurutra administrativa da Universidade: https://goo.gl/GlTlnm

Ao destacar a importância da mudança, a Profª Simone Borges, Pró-reitora Adjunta de Graduação, lembrou que, em 2005, articulou com o Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula, de maneira ainda muito incipiente, uma comissão que trataria da gestão ambiental. Já o Prof. Fernando Pires, da FEAAC, sugeriu que se houver necessidade de bolsistas, eles devem ser escolhidos entre os estudantes de Economia Ecológica.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 3366 7331 e 3366 7938

---
Universidade Federal do Ceará  UFC
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – CCSMI
Avenida da Universidade, 2853, Campus do Benfica, Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7938
www.ufc.br – Facebook – Twitte r – Instagram – Flickr – UFCTV



Nenhum comentário: