Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 18 de abril de 2017

Bienal do Livro: Pró-Reitoria da UFC convida para debates sobre relação África-Brasil


Bienal do Livro: Pró-Reitoria da UFC convida para debates sobre relação África-Brasil

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da Universidade Federal do Ceará promove, na quarta (19) e quinta-feira (20), mesas-redondas que abordam a relação entre África e Brasil. Os eventos, que ocorrem no Auditório José Albano (área 1 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2683, Benfica), integram a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará (programação Bienal fora da Bienal).

Na quarta-feira (19), às 10h, a Profª Paulina Chiziane (Moçambique) e a professora e escritora Vânia Vasconcelos (Unilab-BA) participam da mesa-redonda "Autoria feminina afro-brasileira e africana", coordenada pelo Prof. José Leite de Oliveira Júnior, do Departamento de Literatura da UFC.

Na quinta-feira (20), às 10h, o debate tem como tema "Oralidades e escrituras na literatura guineense". Participam o escritor e jornalista Toni Tcheka e o Prof. Stélio Torquato Lima, do Departamento de Literatura da UFC. A coordenação é do Prof. José Carlos Siqueira, do mesmo departamento.

Ainda na quinta-feira (20), às 16h, haverá uma mesa com seis ensaístas premiados da Fundação Palmares, que trará 100 livros para doar aos participantes. A apresentação e a intermediação serão feitas pelos alunos da UFC Manzana Marek Abi e Carmem Helena. Veja detalhes da programação: https://goo.gl/0OZ5NE.

As inscrições podem ser realizadas no local, por ordem de chegada. Haverá entrega de certificado aos participantes com frequência igual ou superior a 75% do período de atividades. A programação faz parte da primeira parte do projeto África e Brasil: Convergências Político-socioculturais, coordenado pelas professoras Maria Inês Cardoso e Massilia Dias, integrantes do Departamento de Letras Estrangeiras e da Prointer.

A segunda parte do projeto, cujos detalhes serão divulgados em breve, contará com participação dos alunos de países africanos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) da UFC e culminará no Dia da África (25 de maio).

Fonte: Profª Maria Inês Cardoso, do Departamento de Letras Estrangeiras e da Prointer – fone: 85 3366 7612

===

UFC lidera esforços para criação de rede estadual de combate ao Aedes aegypti

A Universidade Federal do Ceará está liderando esforços para a criação de uma rede estadual de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Na manhã de segunda-feira (17), foi realizada uma reunião com  secretarias e órgãos estaduais e municipais para apresentar o programa Aedes em Foco, encampado pela UFC.

A expectativa é que o Governo do Estado analise a viabilidade de apoiar o programa, com aplicação em todos os municípios, especialmente através de escolas públicas.

O Aedes em Foco é coordenado pela Pró-Reitora de Extensão, Profª Márcia Machado. O programa foi apresentado pelos professores Henrique Pequeno, do Instituto UFC Virtual, e Chico Neto, coordenador-adjunto de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade. Os professores Ivo Castelo Branco, coordenador do Núcleo de Medicina Tropical da UFC, e Luciano Pamplona, vice-coordenador do Mestrado em Saúde Pública, também compareceram à reunião.

Membros do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento a Dengue, Zika e Chikungunya, da Secretaria das Cidades, da Secretaria de Planejamento (Seplag), da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e da Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos da Prefeitura de Fortaleza estiveram no encontro.

O escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Fortaleza, a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) também enviaram representantes.

"Estamos tentando integrar o Poder Público, através das secretarias de Saúde, da Educação e das Cidades, ao projeto para atuar de forma imediata e a longo prazo no combate ao mosquito", salienta Márcia Machado. Segundo ela, o projeto foi levado ao Governador do Estado, Camilo Santana, que está considerando a viabilidade de apoiá-lo. "A ideia é criar uma brigada, uma rede. O programa reforça essa relação entre a Universidade e a gestão pública, integrando também a comunidade nesse combate", afirma.

O Aedes em Foco reúne um aplicativo, que permite ampliar, por meio da participação da população, os dados de georreferenciamento sobre os focos do mosquito, uma revistinha educativa, um jogo eletrônico e um curso de formação em ensino a distância. Caberá à UFC também analisar os dados que serão gerados pelo aplicativo. Para isso, a ideia é que seja criado um comitê de análise desse banco de dados, envolvendo epidemiologistas, estatísticos e alunos de mestrado e doutorado.

OUTROS ENCONTROS − No próximo dia 24, haverá outra reunião, desta vez com prefeitos e secretários da Saúde do Estado, na sede da Aprece, às 8h30min. "Será, neste momento, lançada a proposta. Veremos com eles quais municípios querem participar do programa", informa a Profª Márcia Machado.

Já na próxima quarta-feira (19), será feito um encontro com radialistas de todo o Estado na sede da ACERT, no qual o programa será apresentado aos comunicadores.

Márcia Machado acrescenta que também será buscada a parceria com a iniciativa privada. Uma reunião com empresários será agendada, trazendo representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

"Empresários relatam os problemas que as doenças causadas pelo mosquito têm trazido, porque muitos trabalhadores têm se ausentado do trabalho por terem contraído uma dessas doenças. É uma situação agravante, portanto, para a economia do Estado. Por essa razão, é preciso uma parceria bastante abrangente para que as pessoas se sensibilizem. E, para isso, é necessário ter recursos financeiros", complementa.

O aplicativo Aedes em Foco já foi lançado e se encontra disponível em www.aedes.ufc.br. Gratuito, o download pode ser feito para os sistemas Android e iOS.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938

Crédito da foto em anexo: Ribamar Neto/UFC

===

Seminários Linguísticos recebe inscrições para ciclo de palestras

O projeto de extensão Seminários Linguísticos (Selin), do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da Universidade Federal do Ceará, recebe inscrições, via formulário eletrônico (https://goo.gl/jISLIC), para a série de 10 palestras do semestre 2017.1, com a temática "Panoramas linguísticos". Os eventos são gratuitos e abertos ao público.

Aquisição de Linguagem, semiótica, fonética e fonologia, entre outros tópicos, integram os assuntos que serão abordados nos encontros, que acontecem todas as segunda-feiras, no período de 24 de abril a 3 de julho, a partir das 18h, no Auditório José Albano (área 1 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2683,  Benfica).

De acordo com a Profª Maria das Dores Nogueira Mendes, coordenadora do Selin, "o objetivo do projeto é divulgar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área, promovendo discussões de novas ideias para um público formado por professores e alunos da Universidade e para os demais interessados".

PROGRAMAÇÃO – A primeira palestra será realizada no dia 24 de abril, com o Prof. José Américo Bezerra Saraiva, do DLV. O docente apresentará o tema "A estetização da violência em Pulp Fiction, de Quentin Tarantino, à luz da Semiótica Tensiva". As datas das demais palestras, os professores ministrantes e os temas a serem apresentados em 2017.1 seguem abaixo: 

8 de maio – Prof. Leonel Figueiredo de Alencar Araripe (DLE/UFC) – Gramática Gerativa;
15 de maio – Profª Elisângela Nogueira Teixeira e Prof. Antenor Teixeira de Almeida Júnior (DLV/UFC) – Linguagem e Mente;
22 de maio – Prof. Josenir Alcântara de Oliveira (DLE/UFC) – História da Língua Portuguesa;
29 de maio – Profª Maria Claudete Lima (DLV) – Gramática Funcionalista; 
5 de junho – Profª Geórgia Maria Feitosa e Paiva (Unilab) – Linguagem e Sociedade; 
12 de junho – Profª Dannytza Serra Gomes e Profª Ana Célia Clementino Moura (DLV/UFC) – Aquisição de Linguagem;
19 de junho – Prof. Júlio César Araújo (DLV) – Pragmática;
26 de junho – Profª Cibele Gadelha Bernardino (UECE) e Profª Mariza Angélica Paiva Brito (Unilab) – Linguística Textual;
3 de julho – Prof. Ronaldo Mangueira Lima Júnior (DLE) – Fonética e Fonologia.

O Selin confere um certificado de 20 horas, que podem ser contabilizadas como horas de atividades complementares para alunos da graduação da UFC. Mais informações na página do Selin do Facebook (https://goo.gl/aFEoYy).

Fonte: Profª Maria das Dores Nogueira Mendes, do Departamento de Letras Vernáculas – fone: 85 3366 7625 / e-mail: semlinguisticos@gmail.com

===

Ação nesta quarta-feira (19) marca o Dia Mundial de Combate à Doença de Chagas

O Laboratório de Pesquisa em Doença de Chagas, vinculado ao Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) da Universidade Federal do Ceará, realizará nesta quarta-feira (19) ação educativa pelo Dia Mundial de Combate à Doença de Chagas, 14 de abril.

Alunos e professores ligados ao Laboratório estarão, das 8h30min às 13h, no pátio das mangueiras (ao lado da Biblioteca de Ciências da Saúde, na Rua Alexandre Baraúna, 1019, Rodolfo Teófilo, Campus do Porangabuçu), distribuindo folhetos educativos e orientando o público sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida principalmente por insetos triatomíneos, popularmente conhecidos como barbeiros.

Mesmo depois de 108 anos da descoberta, essa doença parasitária tropical ainda é "endêmica em 21 países, com estimativa de 7 a 8 milhões de pessoas infectadas, 75 a 90 milhões de pessoas em risco de infecção e 14 mil mortes anuais em todo o mundo, principalmente na América Latina", de acordo com dados do Laboratório. Na fase crônica pode atingir o coração e os sistemas digestivo e nervoso.

No Brasil, as regiões Norte e Nordeste ainda representam grande preocupação em termos de risco de transmissão da doença. A diretora do Laboratório de Pesquisa em Doença de Chagas da UFC, Profª Fátima Oliveira, explica que por ser uma doença comum em áreas rurais acomete mais as pessoas pobres, que residem em moradias inadequadas. Com a migração dessas populações para cidades, há casos registrados também em capitais.

Ela esclarece que, além da contaminação pelo barbeiro, as pessoas podem contrair a doença por transfusão de sangue, por via oral (por exemplo, pela ingestão de caldo de cana ou açaí in natura contaminados) ou pela gestação. Há alguns anos, após a divulgação de casos de contaminação de cana e açaí, a vigilância sanitária em relação a esses produtos foi reforçada.

REFERÊNCIA – Para oferecer tratamento e acompanhamento aos pacientes crônicos, foi criado, em 2005, no Laboratório de Pesquisa em Doença de Chagas, o Serviço de Atenção Farmacêutica aos Pacientes com DC no Ceará. Referência no Estado, o serviço destina 47% de todo o medicamento benzonidazol distribuído no Ceará a 525 pacientes, acima de 18 anos e provenientes de vários municípios do Estado, cadastrados com prescrição do remédio.

A mestranda em Ciências Farmacêuticas Allana Carla da Costa, que participará da ação educativa, destaca que o serviço prestado "traz vários benefícios para o paciente como também para o Estado, minimizando os riscos associados ao uso do benzonidazol, reduzindo os custos com internação, evitando sequelas por reações adversas, reduzindo as taxas de morbi-mortalidade e melhorando a qualidade de vida dessas pessoas".

Ela realiza pesquisa para verificar a existência de pacientes com a doença de Chagas nos bancos de sangue e na Central de Transplantes. Observa que no Brasil, atualmente, predominam os casos crônicos decorrentes da infecção por via vetorial em décadas passadas. "Diante disso, resta o desafio de prestar assistência aos infectados na fase crônica, dentro da realidade da DC no Estado do Ceará", diz.

Fonte: Profª Fátima Oliveira, diretora do Laboratório de Pesquisa em Doença de Chagas da UFC – fone: 85 3366 8265

===

UFC compõe equipe vice-campeã do Desafio Empreendedor do Sebrae

Dois alunos da Universidade Federal do Ceará integram a equipe de cearenses que levou o segundo lugar na etapa nacional do Desafio Universitário Empreendedor, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Alexandre Ferreira da Conceição, do quinto semestre do Curso de Engenharia Elétrica, e Marcos Rafael Lobo Bezerra, do Mestrado em Biotecnologia, levaram o vice-campeonato, representando o Ceará ao lado de outros dois jovens: Gustavo Barbosa Carvalho (Administração – Unileão/Juazeiro do Norte) e Jacó Moraes Moura (Administração – UECE). O Maranhão ficou em primeiro lugar.

Os competidores foram orientados a desenvolver uma ideia de negócio e, ao longo de quatro dias, em Brasília, participaram de atividades que mediram suas habilidades empreendedoras. A equipe cearense idealizou um projeto de aplicativo para celular na área de Engenharia Elétrica. Segundo Alexandre Ferreira, a plataforma visa melhorar a eficiência energética nas residências e otimizar o consumo de eletricidade, barateando a conta de luz. O projeto foi bem avaliado por uma banca de investidores, e os vice-campeões levaram troféu e premiação em dinheiro.

Apenas 107 universitários, entre 92 mil inscritos, chegaram à etapa final da competição, cujo resultado foi anunciado no dia 12 de abril, em Brasília. De acordo com Alexandre, que dirige a empresa júnior Tecsys Jr., o resultado impulsiona os participantes a participar de um programa de capacitação de startups desenvolvido pelo Sebrae.

EMPREENDEDORISMO NA UNIVERSIDADE – Nos últimos anos, a UFC tem ampliado ações voltadas para estimular a cultura empreendedora entre os alunos. Uma das iniciativas mais importantes foi a criação do Centro de Empreendedorismo da UFC (www.cemp.ufc.br), que funciona no Centro de Tecnologia (Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), além do apoio dado à formação de empresas juniores na Instituição.

Fonte: Alexandre Ferreira, aluno de Engenharia Elétrica premiado pelo Desafio Universitário Empreendedor – e-mail: alexandreferrer93@gmail.com

---
Universidade Federal do Ceará  UFC
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – CCSMI
Avenida da Universidade, 2853, Campus do Benfica, Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7938
www.ufc.br – Facebook – Twitte r – Instagram – Flickr – UFCTV

Nenhum comentário: