Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Aprofundar conquistas e agir com ética foram desafios destacados na colação de grau


Aprofundar conquistas e agir com ética foram desafios destacados na colação de grau

Na noite da última terça-feira (17), a Universidade Federal do Ceará entregou à sociedade 430 profissionais concludentes dos cursos do Centro de Ciências, do Centro de Ciências Agrárias, do Centro de Tecnologia, da Faculdade de Medicina (Curso de Fisioterapia) e da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE). Em caráter especial, participaram da cerimônia graduados de cursos do Campus da UFC em Quixadá. O Reitor Henry de Holanda Campos disse que no ano que se inicia "renova-se o desafio de aprofundarmos conquistas recentes, que possibilitaram à Instituição expandir seus cursos e seus campi, democratizar-se e, ao mesmo tempo, avançar, celeremente, em qualidade".

Em nome dos concludentes, falou a agora arquiteta Renata Carioca Vieira, que fez uma conclamação a todos que recebiam o diploma: "Façamo-nos sempre vigilantes de nossas próprias condutas e ações". A oradora lembrou que os personagens envolvidos em escândalos que revoltam a população "um dia foram idealistas, lutaram por inúmeras causas, sonharam, assim como estamos fazendo hoje". Mas, em algum momento, no meio do caminho, "pequenas atitudes foram se juntando e formando grandes erros". Lembrou, ainda, que o País precisa de grandes mudanças e que "esta geração terá consigo essa responsabilidade". 

Veja outras imagens da primeira noite de colação de grau no Flickr da UFC: https://goo.gl/mrtuS1

FORMAÇÃO CIDADà– O Prof. João Welliandre Carneiro Alexandre, do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada, falou em nome dos docentes. Ele reconheceu que além da experiência vivenciada pelos estudantes nas salas de aulas, onde aprenderam e também "ensinaram a nós, professores", a experiência "foi rica no convívio com colegas, professores e amigos, nas discussões sobre os mais diferentes assuntos, nas diferentes atividades transversais proporcionadas por nossa Instituição". O conjunto das experiências "contribui para uma formação cidadã e humana".

Dizendo que poderia "parecer clichê", o Prof. Welliandre Alexandre mencionou a ética que deve "prevalecer em todas as ações do dia a dia no exercício de suas profissões. Amor, compromisso, comprometimento e dedicação são predicados que devem nortear suas ações", complementou.

CERIMONIAL – O momento principal da solenidade, a diplomação dos graduandos, teve início com a menção de todos os cursos, quando um representante de cada um deles se pôs à frente da mesa dirigente dos trabalhos, no palco da Concha Acústica da Reitoria, para, com o braço direito estendido, ler o juramento. Em seguida, o Reitor conferiu aos concludentes o grau inerente a cada curso. 

O ato encerrou-se com o pronunciamento do Prof. Henry de Holanda Campos, que conclamou todos a cultivar, ao longo da vida profissional, o vínculo com a UFC: "Sempre que puderem, participem da construção desta grande Universidade, a Instituição que avaliza seu diploma de nível superior e a qual vocês poderão recorrer sempre que desejarem garimpar novos conhecimentos, quem sabe, uma pós-graduação".

SEGUNDO DIA – Nesta quarta-feira (18), a partir das 19h, colam grau 597 concludentes das seguintes unidades acadêmicas e cursos: Centro de Humanidades (Biblioteconomia, História, Ciências Sociais, Psicologia e Letras), Faculdade de Direito, FEAAC (Administração, Ciências Atuariais, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Secretariado Executivo e Finanças), ICA (Cinema e Audiovisual, Design-Moda e Dança), Faced (Pedagogia EaD e presencial), UFC Virtual (Administração, Administração em Gestão Pública, Matemática, Química, Física e Letras) e Labomar (Ciências Ambientais e Oceanografia). 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7936

Fotos em anexo: Viktor Braga/UFC

===

CA de Engenharia de Alimentos recebe inscrições para cursos na área

O Centro Acadêmico XVI de Outubro, do Curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará, está com inscrições abertas para os cursos Boas Práticas de Fabricação na Indústria de Alimentos e Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Indústria de Alimentos (PGRS). As formações são voltadas para estudantes das áreas de Engenharia de Alimentos, Gastronomia, Nutrição e afins, tanto da UFC quanto de outras instituições de ensino.

As inscrições são feitas pessoalmente, no CA da Engenharia de Alimentos (bloco 857 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), das 8h às 18h, até o último dia útil antes do início dos cursos ou até o preenchimento total das vagas.

TEMÁTICAS – O conteúdo do curso Boas Práticas de Fabricação na Indústria de Alimentos, que ocorrerá de 23 a 27 de janeiro, das 8h às 12h, abrange um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos e pelos serviços de alimentação, a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos.

No curso Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Indústria de Alimentos (PGRS), que será promovido também no período de 23 a 27 de janeiro, das 13h às 17h, os inscritos conhecerão o programa de resíduos sólidos e as leis que o regulamentam na indústria de alimentos.

Todos os cursos serão realizados no Departamento de Tecnologia de Alimentos, com carga horária de 20 horas. Mais informações podem ser consultadas na página do Centro Acadêmico no Facebook: www.facebook.com/ interligaAlimentosUFC.

Fontes: Átila Veras – fone: 85 98931 5694 / Victor Aléssio – fone: 85 98424 6849, membros do CA XVI de Outubro

===

Minicurso enfoca efeitos da radiação em circuitos eletrônicos nos ambientes espaciais

O Laboratório de Engenharia de Sistema de Computação (LESC), vinculado ao Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) da Universidade Federal do Ceará, promove o minicurso Efeitos da Radiação em Semicondutores e Processo de Qualificação para Aplicações Espaciais. O instrutor será o Prof. Fabian Vargas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Ph.D. em Microeletrônica no Instituto Nacional Politécnico de Grenoble (França). 

As atividades ocorrerão no período de 24 a 26 de janeiro, das 10 às 12h e das 14 às 17h, no auditório do LESC (bloco 723 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no primeiro dia no local do evento. São ofertadas 90 vagas.

O organizador do minicurso, Prof. Jarbas Silveira, do LESC e do DETI, esclarece que a atividade é voltada para o aprendizado sobre diferentes efeitos da radiação em circuitos eletrônicos em ambientes espaciais (circuitos de computadores de bordo usados em aviões, naves, satélites etc). Também será enfocada a tolerância a falhas e diferentes técnicas de códigos e corretores de erros. 

Podem participar alunos de graduação e pós-graduação e professores dos cursos de Computação, Teleinformática, bem como profissionais de áreas afins que possuam conhecimentos básicos sobre circuitos integrados, sistemas digitais, códigos de informação e confiabilidade. Os organizadores recomendam que os participantes levem o próprio notebook para o desenvolvimento de simulações. É desejável que tenham a ferramenta LTSpice IV instalada. 

CONTEÚDO – O programa vai permitir que o aluno compreenda as metodologias de projetos de sistemas tolerantes a falhas, redundância de software e hardware com base em informações e tempo, bem como os mecanismos físicos que causam erros ou afetam a confiabilidade dos circuitos em ambientes com radiação ionizante. Inclui os seguintes tópicos:
Sistemas tolerantes a falhas – conceitos básicos: dose total ionizante (TID), efeitos de eventos únicos (SEU/SET), interferência eletromagnética, ambiente de teste e padronizações;
Detecção e códigos corretores de erros – Paridade, Berger, Aritmética, Checksum, Código de Redundância Cíclica (CRC) e Hamming, exemplo computacional para confiabilidade de memória e Mean Time to Failure. 

Fonte: Prof. Jarbas Silveira, do Departamento de Engenharia de Teleinformática – fones: 85 3366 9415, ramal 217, e 3366 9608 



---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, Térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938
www.ufc.br – Facebook – Twitter – Instagram – Flickr – Programa UFCTV


Nenhum comentário: