Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

ACCA 04/01/2017

ACADEMIA CEARENSE DE CULTURA E ARTE
         Fundada em 05 de fevereiro de 2005
                   Fortaleza - Ceará - Brasil

01.01.2017

DESTAQUE 
Hoje o aniversário do Jornalista - o maior Repórter 
do Brasil - e Compositor David Nasser que nasceu 
em 01 de janeiro de 1917, na Cidade de Jaú, em São
Paulo. CENTENÁRIO DE NASCIMENTO.


CANTA BRASIL
Composição de David Nasser
Música de Alcir Pires Vermelho
Gravação Odeon nº 120003
20 de maio de 1941

As selvas
te deram nas noites seus ritmos bárbaros...
Os negros
trouxeram de longe reservas de pranto...
Os brancos
falaram de amores em suas canções...
E dessa mistura de vozes nasceu o teu pranto...

Brasil!
minha voz enternecida
já dourou os teus Brasões
na expressão mais comovida
das mais ardentes canções...
também a beleza deste céu
onde o azul é mais azul
na aquarela do Brasil
eu cantei de norte a sul.
Mas agora o teu cantar,
meu Brasil quero escutar;
nas preces da sertaneja,
mas ondas do rio mar...
Oh! este rio turbilhão,
entre selvas e rojão,
continente a caminhar!
No céu!
No mar!
Na terra!
Canta Brasil!

PS. Na opinião do nosso Consultor, Jornalista 
Vicente Alencar é esta a mais bela composição 
da Música Popular Brasileira.


CONCEITOS
"O silêncio é a única resposta que devemos 
dar aos tolos. Porque onde a ignorância fala,
a inteligência não dá palpites" (Anônimo).

"Nenhuma herança é tão rica quanto a honestidade"
(William Shakespeare).

POESIA

DO AMOR
Giselda Medeiros
- Da Academia Cearense de Letras -

Atiças meus lábios
sem cuidados
com gritos de mel,
com sussurros de portas entreabertas.

Vens de joelhos
como que pedindo socorro,
cheio de nada e de tudo, 
rompante de águas represadas.

E eu, com as portas escancaradas,
grito no silêncio da palavra,
ao imprevisto da chegada,
nas entrelinhas dos interstícios,
e das frias reticências:
- Entra, amado, a casa é tua!


SEMPRE
Vicente Alencar
- Da Academia Cearense de Literatura
e Jornalismo -


Os encantos do teu rosto,
que me tomam por inteiro,
são as luzes dos teus olhos,
carinhos do teu sorriso.

A cada dia que passa
teu corpo é um novo sol para mim,
irradiando a alegria de viver
e o prazer de amar,
sempre.


O CANARINHO
Maria Luisa Cavalcante de Abreu
- Da Casa de Juvenal Galeno -

Vai cantando o canarinho,
pra companheira chamar...
pequenino, pobrezinho,
outra vida quer achar.

Na gaiola, bonitinho, 
vai alí, vai acolá...
um espaço apertadinho
sem lugar para voar.

Saltitante, coitadinho...
quer ser livre, com certeza;
muito frágil, tão sozinho,
Sempre canta. Com beleza!

Ele pede liberdade,
quer voar na amplidão...


ACALANTO
Neide Azevedo Lopes
- Da Academia Cearense 
da Língua Portuguesa).

Tua alegria principia
quando finda-se a tristeza.

Meu louvor a ti
exalta cada canto.

O coração em descompasso toca
esse acalanto débil, sussurrado.

e quando à noite, norna de cansaço,
soluçar pedindo teu abraço,
volto a chorar, porque te foste embora.


SUBMISSA
Aíla Sampaio
(Da Academia de Letras e 
Artes do Nordeste-ALANE).


Agora
que ignoras o meu silêncio
e já não importa
a obscuridade das palavras ditas,
busco-te num vôo cego e aflita,
destravo as tuas portas
para na ambiguidade do meu ódio
redescobrir esse amor incomunicável
que nem a tua indiferença curou.

agora que descobristes o meu segredo
e que ele te pertence,
em tuas mãos igualmente meu corpo
ascende a teu poder 
e a ele subjuga involuntariamente.


TROVAS

O teu silêncio me fala
se olho nos olhos teus
- quando tua voz se cala
"Eles me dizem adeus".
ZENAIDE MARÇAL
da UBT FORTALEZA.

O sorriso do meu rosto
nunca será de alegria
pois, abafo meu desgosto
que sofro no dia-a-dia!
CLÉA CAMPELO VIEIRA
da UBT FOIRTALEZA.

No brilho do teu olhar
numa expressão tão discreta
descubro quase a sonhar
este amor que me completa.
VICENTE ALENCAR
da UBT FORTALEZA.

Lembre-se:
- Se vai beber não beba, se vai beber não dirija.

Nenhum comentário: