Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

UFC lança aplicativo gratuito Cartilha do Idoso no sábado (1º)



UFC lança aplicativo gratuito Cartilha do Idoso no sábado (1º)

A Universidade Federal do Ceará lançará no próximo sábado (1º), Dia Internacional do Idoso, a Cartilha do Idoso, aplicativo para smartphone que pretende ser um instrumento de cidadania que visa contribuir para assegurar o direito dos idosos, disponibilizando acesso rápido às leis.

Em linguagem de fácil entendimento, a cartilha informará diversos direitos dos idosos, além de indicar locais de atendimento no caso de sua violação. No aplicativo, o usuário encontrará orientações sobre benefícios sociais, como o benefício de prestação continuada (BPC), esclarecimentos sobre os tipos de aposentadoria existentes, explicações sobre interdição e nomeação de curadores e suas consequências. Também será alertado sobre os riscos do crédito consignado e a proibição de discriminação às pessoas idosas nos planos de saúde.

O aplicativo trará ainda uma série de funcionalidades pensadas para que os próprios idosos sejam os usuários. Dessa forma, o foco principal foi a acessibilidade, tendo sido criado com facilidade de uso. Ademais, o aplicativo permitirá cálculo do tempo para aposentadoria e acesso rápido aos direitos do idoso, através de uma ferramenta de busca e categorias.

PARCERIA – A Cartilha do Idoso é resultado de parceria entre dois grupos de extensão da UFC: o Programa de Inclusão Social na Maturidade (Prisma) e o de Formação de Interfaces Gráficas (Formigra). O Prisma é responsável pelo estudo dos direitos dos idosos e pela reformulação do conteúdo em uma linguagem mais acessível, sob coordenação do Prof. Felipe Braga Albuquerque, da Faculdade de Direito. Já o Formigra, coordenado pela Profª Inga Freire Saboia, do Instituto UFC Virtual, é encarregado de todo o desenvolvimento do aplicativo.

O projeto ainda contou com a parceria da Universidade sem Fronteiras e com o apoio do Prof. Ricardo Timóteo, que há mais de 20 anos incentiva o uso das novas tecnologias pelos idosos.

O aplicativo estará disponível para smartphones com sistema operacional Android, na Playstore, e será gratuito, bastando procurar pelo nome Cartilha do Idoso.

Fontes: Kathleen Porto e João Pedro Estanislau, estudantes da UFC e integrantes do Formigra – fones: 85 98722 3878 e 99935 8121

===

Circuito UFC-Arte leva programação para Sobral na sexta-feira (30)

Com a intenção de promover o intercâmbio dos grupos cadastrados no Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA/Bolsa-Arte), o Circuito UFC-Arte levará três grupos de Fortaleza para a edição de Sobral: Midiadança – Laboratório de Dança e Multimídia, Coletivo de Danças Urbanas (CDU) e Projet'ares Audiovisuais V3 – os Gestos de Montagem. O grupo Vocal UFC, do Campus de Sobral, será o anfitrião artístico do evento.

Gratuito e aberto ao público, o Circuito UFC-Arte tem o apoio do Instituto de Cultura e Arte (ICA), da Casa Amarela Eusélio Oliveira e do Curso de Música do Campus da UFC em Sobral.

UFC EM SOBRAL – O Campus de Sobral foi estruturado em 2006, de acordo com a política de expansão e interiorização da universidade pública, sendo integrado atualmente por oito cursos de graduação e quatro cursos de pós-graduação.

No plano artístico-cultural, o Curso de Música de Sobral responde por diversos projetos e ações na Universidade, através de grupos vinculados à Secult-Arte: Orquestra Sinfônica da UFC de Sobral, Ensino Coletivo de Instrumentos de Sopro – Clarineta, Capacitação de Mestres de Banda, Orquestra de Flautas Doces e Transversais da Região Norte do Ceará, Oficina de Gravação e Performance – Grupo de Teclados, Clube do Disco, Vocal UFC, Iniciação à Bateria, Oficina de Canto em Grupo – Cantarolando e Sarau do Inconsciente.

Fonte: Secretaria de Cultura Artística da UFC – fones: 85 3366 7857 e 3366 7773 / e-mail: arte@ufc.br

===

VII Congresso Nacional de Arquivologia será em outubro no Campus do Pici; inscrições abertas

A Universidade Federal do Ceará vai sediar, de 17 a 21 de outubro, o VII Congresso Nacional de Arquivologia (CNA), que será realizado no Centro de Convivência do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra e em equipamentos culturais de Fortaleza. As inscrições podem ser feitas no site do evento: www.arquivece.com.br/cna.

O CNA ocorre a cada dois anos, sempre em uma cidade diferente, e é o maior evento em âmbito nacional na área de arquivologia. Neste ano, o evento tem como tema "Arquivologia: da interdisciplinaridade à interoperabilidade".

Segundo os organizadores, o objetivo desta edição é promover um ambiente propício à reflexão de gestores públicos, empresários, acadêmicos e profissionais que atuam na preservação do patrimônio arquivístico. Entre os aspectos a serem discutidos, estão: o acesso à informação e manutenção do poder de prova do documento físico e digital, a importância da interdisciplinaridade na formação de arquivistas e técnicos de arquivo; e a garantia da interoperabilidade de sistemas, dados e metadados para melhor direcionar políticas públicas e definir estratégias em benefício do cidadão.

A programação (https://goo.gl/DpttS4) contará com palestras nacionais e internacionais, oficinas, fóruns, encontros e reuniões de instituições arquivísticas de todo o País em diferentes locais de Fortaleza.

O VII CNA é realizado pela Associação de Arquivistas do Estado do Ceará (Arquive-CE), em parceria com o Fórum Nacional de Associações de Arquivologia (FNArq). A UFC é uma das apoiadoras institucionais do evento. Mais informações no site do congresso (www.arquivece.com.br/cna) ou pelo e-mail arquivece@gmail.com

Fonte: Memorial da UFC – fone: 85 3366 7414 / e-mails: memorialufc@ufc.br e memorialdaufc@gmail.com

===

Iefes inscreve para semana acadêmica até sexta-feira (30); evento é aberto ao público

O Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da Universidade Federal do Ceará recebe inscrições, até sexta-feira (30), para a Semana Acadêmica de Educação Física 2016, que será realizada de 6 a 8 de outubro no bloco didático da unidade, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. O evento é aberto ao público, e os interessados devem preencher formulário eletrônico (https://goo.gl/R4wD76) para se inscrever.

Estudantes e docentes do Iefes poderão submeter trabalhos de conclusão de curso, finalizados ou em andamento, e projetos de pesquisa e/ou de extensão para serem apresentados na sessão de pôsteres da semana acadêmica. Para isso, os trabalhos deverão ser elaborados em formato de pôster, seguindo modelo disponibilizado on-line (https://goo.gl/RyCIcc), e enviados para o e-mailsemanaacademicaiefes@gmail.com até sexta-feira (30).

Os alunos com pelo menos 70% de frequência no evento receberão certificado de participação. Os que apresentarem trabalho na sessão de pôster receberão certificado de apresentação de trabalho.

PROGRAMAÇÃO – Mesas-redondas, oficinas e palestras integram a programação do evento (https://goo.gl/A4u574), que abordará temas como educação física escolar, exercício físico e autismo, práticas corporais de aventura, entre outros.

Fonte: Instituto de Educação Física e Esportes da UFC – fone: 85 3366 9535 / e-mail: iefes@ufc.br



---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, Térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – www.facebook.com/UFCinforma


Nenhum comentário: