Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

UFC homenageia Profª Lorita Pagliuca com título de Professor Emérito


UFC homenageia Profª Lorita Pagliuca com título de Professor Emérito

Em solenidade a ser realizada quinta-feira (22), às 19h, no auditório da Reitoria, será entregue à Profª Lorita Marlena Freitag Pagliuca o título de Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará. Nascida em Piratuba (SC), a homenageada graduou-se em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem São José, é mestre e doutora pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). Foi professora da Escola Paulista de Enfermagem de 1976 a 1984, quando ingressou na UFC, da qual se tornou professora titular do Departamento de Enfermagem, aposentando-se em 2012.

Ao longo de sua trajetória na UFC, a Profª Lorita Pagliuca foi chefe do Departamento de Enfermagem, de 1998 a 2000; coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, de 2002 a 2004; coordenadora de Recursos Humanos, em 2003; coordenadora de Ensino de Pós-Graduação, de 2004 a 2009; membro da Comissão Própria de Avaliação, de 2006 a 2008; e membro do Comitê de Ética em Pesquisa, de 2006 a 2009.

De 2004 a 2006, fez parte do Comitê Assessor Multidisciplinar de Saúde do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, de 2006 a 2009, foi membro do Comitê de Assessoramento da Enfermagem. Atuou como coordenadora do mesmo Comitê, de 2007 a 2009, e do Laboratório de Comunicação em Saúde, de 2004 a 2014.

Mesmo aposentada, continua dando aulas no Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da UFC e é pesquisadora visitante sênior nacional na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Faz parte, como suplente, do Conselho de Curadores da UFC, é membro da Comissão Especial de Educação Inclusiva, da Câmara de Ciências Médicas e da Saúde da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), e do Comitê de Assessoramento de Enfermagem do CNPq. Atua, também, na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica.

A Profª Lorita Pagliuca participou da implantação de cursos de pós-graduação oferecidos pelo Departamento de Enfermagem da UFC e, em 1994, colaborou decisivamente para a implantação da Rede de Enfermagem do Nordeste, bem como para a criação do programa de pós-graduação dessa Rede e da Revista de Enfermagem do Nordeste.

PESQUISA E EXTENSÃO – Nas atividades de pesquisa e extensão, também foi ampla a participação da Profª Lorita Pagliuca, tendo conquistado financiamentos para a Universidade e desenvolvido diversos projetos com apoio de órgãos de fomento, como CNPq, Funcap e Ministério da Saúde. Sua produção científica é traduzida na publicação de 211 artigos em periódicos especializados, oito livros e 21 capítulos de livros, 440 resumos em anais de eventos. Participou de 143 eventos nacionais e internacionais, orientou 22 dissertações e 15 teses, às quais se agregam duas supervisões de pós-doutorado. Essa atividade acadêmica levou-a a conquistar 25 prêmios e homenagens, inclusive votos de reconhecimento do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e do Conselho Universitário (Consuni) da UFC.

Fonte: Cerimonial da UFC – fones: 85 3366 7313 e 3366 7314

===

3ª Caminhada de Regularidade Ecológica na UFC ocorrerá sexta-feira (23) no Campus do Pici

A Ambienteia, empresa júnior do Curso de Ciências Ambientais, em parceria com a Divisão de Gestão Ambiental da Universidade Federal do Ceará, promove sexta-feira (23), a partir das 8h, a 3ª Caminhada de Regularidade Ecológica na UFC. A atividade, aberta ao público, tem o objetivo de compartilhar informações de sustentabilidade alinhadas às práticas esportivas na Universidade.

O ponto de encontro da caminhada será na Casa Verde (atrás do bloco 940, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), às 8h. Como os participantes deverão seguir as indicações localizadas ao longo das estações, o local de chegada somente será conhecido ao fim da caminhada, que terá cerca de uma hora de duração. 

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas, até quinta-feira (22), por meio de formulário eletrônico (https://goo.gl/APNZeO). Serão formadas equipes de quatro pessoas. É indicado que os participantes informem, no ato da inscrição, os componentes de seu grupo. Quem não conseguir formar um, também pode se inscrever individualmente (neste caso, a equipe será constituída pela organização do evento). 

A caminhada também pretende despertar e fortalecer a sensibilização de seus participantes quanto às questões ambientais. Serão abordados, por meio de brincadeiras e desafios, temas relacionados à eficiência energética e hídrica, à gestão de resíduos e à proteção da fauna e da flora do Campus do Pici. Ao final, haverá um momento para lanche e confraternização entre as equipes, com distribuição de brindes. 

Fonte: Mateus Carmo, da diretoria de Projetos da Ambienteia – fone: 85 3366 7053



---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, Térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – www.facebook.com/UFCinforma

Nenhum comentário: