Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

MORRE EX-PRESIDENTE DA UBT DE CURITIBA

A União Brasileira de Trovadores  Estadual do Paraná e a UBT-Curitiba, consternados comunicam o falecimento do trovador Helly Marés de Souza (ex- presidente da UBT Seção de Curitiba, advogado e ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, pai da trovadora Vânia de Souza Ennes).
O Velório acontece na Casa do Expedicionário até as 15:30 hs.,

Biografia

Hely Marés de Souza nasceu em União da Vitória (PR). Descende de tradicional família espanhola que introduziu o cultivo da erva-mate naquela cidade e construiu o Engenho do Mate no século XIX, localizado em Rondinha, Campo Largo. Formou-se em Direito, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também cursou até o terceiro ano de Engenharia. Trabalhou para o governo do Estado, no Palácio Iguaçu, por mais de 30 anos, destacando-se em direito legislativo e administrativo. Atuou, ainda, na coordenadoria de Defesa Civil do Paraná.
Ex-combatente da II Guerra Mundial, integrou a força brasileira nas fileiras da Itália. Participou do 6º Regimento de Infantaria, 2º Grupo de Artilharia, 9º Batalhão de Engenharia, 2º Grupo de Obuses Auto Rebocado e de todas as ações da artilharia brasileira nos combates de Monte Castello, Montese, Camaiore, Belvedere, Abetaia, Monte Della Castellina, Pietra Collina, entre outros.
Foi condecorado com as medalhas de Campanha e de Guerra, concedidas pelo Ministério da Guerra; de Mérito, pelo Governo do Estado do Paraná; Mascarenhas de Moraes, pela Associação dos Ex-Combatentes do Brasil; do Pacificador, conferida pelo Ministério do Exército; de Cavaleiro da Ordem do Mérito, medalha de ouro conferida pelo Governo Polonês, em Londres; de Reconhecimento, pela Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB); da Vitória, pela Associação dos Ex-Combatentes do Brasil/RJ, e Max Wolff Filho, outorgada pela Legião Paranaense do Expedicionário.
Idealizador, fundador e primeiro presidente da Associação dos Servidores do Palácio Iguaçu e da Associação dos Funcionários do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), foi também um dos fundadores da Casa do Expedicionário de Curitiba e presidente da União Brasileira de Trovadores – Seção de Curitiba.
Membro efetivo do Círculo de Estudos Bandeirantes, Centro Cultural Ítalo-Brasileiro Dante Alighieri, Soberana Ordem do Sapo, Sociedade dos Amigos de Alfredo Andersen, Academia de Cultura de Curitiba, Clube dos Vinte e Um Irmãos Amigos e ANVFEB do Rio de Janeiro. É sócio remido da Ordem dos Advogados do Brasil/PR e do Clube Curitibano, por ter contribuído durante 50 anos consecutivos. Faz, ainda, parte do conselho superior dos amigos do Hospital de Clínicas.
É de sua autoria a trova abaixo:
Quero rever os meus pagos,
ouvir toda a velha história.
Quero sentir os afagos…
da minha União da Vitória!

União Brasileira de Trovadores Paraná e Seção Curitiba

Nenhum comentário: