Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Gilmar de Carvalho faz doação de sua obra para o Acervo do Escritor Cearense



Gilmar de Carvalho faz doação de sua obra para o Acervo do Escritor Cearense

Em solenidade hoje (30), às 18h, no Auditório José Albano do Centro de Humanidades I (CH-I) da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade 2683 – Benfica), em Fortaleza, o professor, pesquisador e escritor Gilmar de Carvalho, faz a doação oficial de sua obra, documentos pessoais, material jornalístico, publicitário e fotos para o Acervo do Escritor Cearense, que tem a curadoria da Profª Neuma Cavalcante. O Acervo é mantido no segundo andar da Biblioteca de Ciências Humanas, no mesmo endereço do CH-I. No hall da Biblioteca, ficará exposta parte do acervo doado. O evento faz parte da programação dos Encontros Literários Moreira Campos.

A Profª Neuma Cavalcante destaca a importância da doação pelo fato de Gilmar de Carvalho ser um grande estudioso da cultura brasileira e nordestina, em particular. Como jornalista, publicitário, professor e escritor, tem ligação com diversas áreas, demonstra “interesse por tudo, conhece os intelectuais cearenses e os artistas populares”, ressalta.   “É reconhecido nacional e internacionalmente pela dedicação à pesquisa e valorização da cultura popular”, acrescenta a curadora.

Gilmar conta que teve a ideia de fazer a doação quando de sua aposentadoria. Ao realizar um balanço de sua produção e de todo o material colecionado ao longo dos anos, viu que poderia ser útil a pesquisadores.  A opção por doar à UFC se deu por considerá-la sua “casa”, pela certeza de que o material será bem cuidado e pela confiança no trabalho da Profª Neuma e sua equipe.

O diretor da Biblioteca Universitária, Jonatan Soares, representará o Reitor Jesualdo Farias na solenidade de doação. O material doado por Gilmar é de interesse não só dos estudiosos da Literatura. Pesquisadores das áreas de História, Educação, Comunicação e Design vão ter à disposição rica matéria-prima para seus estudos. O que ele dispõe de material jornalístico, por exemplo, dá uma boa ideia da evolução da imprensa cearense tanto pelo conteúdo editorial quanto no que diz respeito à programação visual.
 
FONTE DE PESQUISAS ‒ Criado em 2007, o Acervo do Escritor Cearense já conta com material de Moreira Campos, Natércia Campos e Antônio Girão Barroso. Criadora e curadora, a Profª Neuma Cavalcante mantém a organização do Acervo com a colaboração dos alunos de graduação em Letras Lídia Barroso Gomes, Madjer Raniere de Sousa Pontes e Vanessa Silva Almeida.
 
De acordo com a Profª Neuma, o acervo doado pela família do escritor Moreira Campos serviu como fonte de pesquisa para quatro dissertações de mestrado. “E uma tese de doutorado sobre os contos inéditos de Moreira está em andamento na Universidade Federal da Bahia”, diz.

Fonte: Acervo do Escritor Cearense – Biblioteca de Ciências Humanas – fone: 85 3366 7654
 



---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica - Fortaleza/CE - CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 - Fax: (85) 3366.7330
www.ufc.br - twitter.com/UFCinforma - facebook.com/UFCCcsmi - flickr.com/ufc-informa - youtube.com/ProgramaUFCTV


Nenhum comentário: