Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

HISTÓRIA DE MINAS QUE QUASE NINGUÉM CONHECE / João Amílcar Salgado


Em 16-8-18, na OAP (Organização dos Aposentados da UFMG) falei sobre a HISTÓRIA DE MINAS QUE QUASE NINGUÉM CONHECE. Da prolongada pesquisa que desenvolvi para escrever os lvros ENSINO DA MEDICINA NO BRASIL E EM MINAS GERAIS (2013) e  NEPOMUCENO – SÍNTESE HISTÓRICA (2017), foi possível coligir vários aspectos pouco conhecidos da história mineira. De início, coisa até hoje não bem documentada é o impedimento de nosso Estado de ter acesso ao mar.  No caso Sul de Minas, também é mal documentada a tentativa dos paulistas de que São Paulo englobasse todo o vale do rio Sapucaí ou pelo menos sua margem esquerda. Muitos imaginam como seria se Alfenas e Passos não  fossem cidades Mineiras. Lembro que, mesmo mantendo nosso território, perdemos Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Águas de Lindoia.  Além da geografia, há a nada documentada movimentação de índios precabralinos, bem como a perseguição e a escravização indÍgenas ocorrida depois. O genocídio foi o resultado, o qual foi repetido contra os quilombolas.  O estudo mais fascinante é a contradição entre os desregramentos sexuais do início da exploração áurea e a propalada couraça moral da tradicional família mineira. 
Diante da sala repleta de ouvintes, tive o prazer de reenconrar amigos, principalmente a dinâmica Magda Veloso, irmã do cardiologista e reitor Cid Veloso, meu parceiro de muitos anos, e irmã de meu saudoso amigo Décio Tolentino, contemporâneo de faculdade. A Magda, consagrada professora de inglês, acaba de lançar o livro O DESENROLAR DO FIO – VIVÊNCIAS E SONHÂNCIAS (2017).  A mãe do Cid, quando mocinha, foi flerte do galã nepomucenense Dario Sebastião de Lima. A família Veloso é ligada a Três Pontas e a Campos Gerais. Eis os tópicos de minha palestra.
1-Minas longe do mar, atrás de 2 muralhas e cercada por seus próprios pedaços. 2- Mineiros nativos e migrados. 3- Negros preferenciais, quilombos censurados e a origem da mulata brasileira. 4- Riobaldo versus Jeca Tatu. 5- O índio, o iluminismo e as inconfidências. 6- Judeus censurados. 7- Os galegos, os açorianos, o buraco no lençol e o Caraça. 8- A diáspora ao oeste e ao leste e a epidemia de hanseníase. 9- A derrota de Napoleão foi conspirada em Minas. 10- Darwin, Lund, Burmeister, Chagas, Silva Melo, Beraldo,  Einstein, Curie e Oppenheimer. 11- A contrabucha passaquatrense e o café-com-leite (Getúlio versus Baeta). 12- Dom Cabral contra a Rockefeller e Clóvis Salgado. 13. A invenção do avião, do onibus elétrico e do jipe. 14- A Prodigiosa Lagoa, o Erário Mineral, os cirurgiões letrados, o segredo das jazidas de minérios e o colar de águas-marinhas. 

Nenhum comentário: