GRITO CÍVICO EM FAVOR DA CULTURA
Irapuan Diniz de Aguiar
Advogado
Uma das maneiras mais eficientes de despertar a comunidade e promover sua efetiva participação nas atividades culturais é sua mobilização, ferramenta que está ao alcance de todos e tem um papel fundamental para mudar as coisas. Para entendermos a importância dessa mobilização e o aproveitamento de todo o seu potencial como estratégia de construção de um novo momento para a cultura cearense e brasileira, a primeira iniciativa que precisamos tomar é ir além dessa ideia, abrindo nossa mente e nossos corações para uma forma ampliada de pensar e refletir sobre o assunto.
Nesse sentido e com tal propósito, é que as Academias de Letras, os Institutos Culturais e demais entidades e movimentos ligados à cultura estarão reunidos no Teatro José de Alencar no próximo dia 08 de agosto, às 19h numa solenidade que se constituirá num marco histórico com o objetivo de exigir um tratamento mais digno para a cultura no nosso país, elegendo-a como uma das prioridades nacionais, inclusive pela elevação dos recursos orçamentários a ela destinados. Em função disso, é muito importante a participação de todos nesse encontro, acompanhados de amigos e familiares, dos Coordenadores e alunos dos Cursos de Letras das Instituições de Ensino Superior a fim de que o 'grito de alerta' tenha eco e alcance repercussão nacional, sensibilizando, em decorrência, a classe política em favor da valorização da cultura e da educação.
Somente a presença maciça de intelectuais e da sociedade cearense proporcionarão condições de se atingir os objetivos colimados. Juntar muita gente (quanto mais, melhor!) é, pois, essencial para gerar mudanças sociais no modo de enxergar a significação da cultura para o crescimento e desenvolvimento de uma nação.
Cresce de significação a circunstância do "Grito em favor da Cultura" ter o Ceará como palco porquanto, historicamente, haver este Estado sido pioneiro de tantos movimentos libertários e ser sede da Academia de Letras mais antiga do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário