MAIS UM PRÉDIO ANTIGO - DE UMA FORTALEZA DE ONTEM - VAI SER DEMOLIDO, DERRUBADO, VERGONHA!
Fortaleza a Capital do Nordeste -como chama o Jornalista Vicente Alencar é uma Cidade sem (com S)
memória.
A derrubada do Abrigo Central, um Centro Comercial Pioneiro, no Centro de Fortaleza, na Rua Pará, apenas um QUARTEIRÃO entre a Rua Major Facundo e a Rua Floriano Peixoto deveria ter sido preservado, mas foi derrubado a pedido ds proprietários do Hotel Savanah - que por sinal já fechou -.
Diziam os donos do antigo Hotel que o ABRIGO CENTRAL era uma nojeira, e não seria agradável aos HOSPEDES do Savanah olharem aquele MOSTRENGO.
E os serviçais dirigentes de Fortaleza imediatamente atenderam ao pedido....
Depois nossas OTORIDADES (kkkk) cometeram outro crime derrubando a COLUNA DA HORA com seus 13 metros de altura, bonita, pareceria um frasco de perfume.
Meteram a picareta e depois construíram uma de qualidade inferiror que foi colocada no lugar.
Gente inteligente...
Com o pretexto de aumentar a Praça José de Alencar e
construir uma FEIRA que se chamaria BECO da Poeira
(e nunca foi construída) acabaram com o prédio de 3 andares da RÁDIO IRACEMA DE FORTALEZA que se localizava na Rua 24 de Maio na Praça do Escritor.
Recentemente acabaram com o prédio onde funcionou ao tempo que pertencia ao Arcebispado a RÁDIO ASSUNÇÃO CEARENSE na Rua Visconde de Saboia, 280.
O Estado do Ceará usou durante muito tempo, depois o "pau comeu" e o prédio foi ao barrro.
O belíssimo prédio onde funcionou a RÁDIO UIRAPURU DE FORTALEZA (fundada em 1956) na época 1360 kilociclos na Praça Clóvis Beviláqua (Praça da Faculdade de Direito) era uma réplica de um aparelho de Rádio gigante.
Ainda hoje existe mas está totalmente desfigurado e pertence a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
que segundo ideia daquele Jornalista citado acima, deveria recuperá-lo e ali colocar a FM UNIVERSITÁRIA pára manter uma tradição.
Por sinal a Rádio Uirapuru começou a funcionar no Edifício do antigo IAPC - Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários, no cruzamento da Rua Pedro Pereira com Rua Major Facundo.
Para os menos informados aquele Edifício que pertence ao Governo Federal chama-se EDIFÍCIO ARARA numa homenagem ao pássaro que todos nos conhecemos.
E alí também funcionou no seu início a RÁDIO DRAGÃO DO MAR 690 Kilociclos, que foi assassinada há poucos anos, quando funcionava em prédio já não existente na Rua 25 de Março, quase esquina com a Rua Franklin Távora.
Pois bem, passados estes poucos momentos de recordação, agora querem derrubar o prédio da CENTENARIA ASSOCIAÇÃO DOS MERCEEIROS alí na Praça da IGREJA DO CARMO, na esquina da Rua Clarindo de Queiroz, com duas frentes: uma com a Rua Major Facundo e outra com a Rua Floriano Peixoto.
Que se movimentem e tomem providências para evitar mais este crime o INSTITUTO DO CEARÁ - HISTÓRICO, GEOGRÁFICO E ANTROPÓLOGICO, A SOCIEDADE CEARENSE DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA, ACADEMIA CEARENSE DE ENGENHARIA, ASSOCIAÇÃO CEARENSE DE IMPRENSA-ACI, SINDICATO DOS RADIALISTAS, SINDICATO DOS JORNALISTAS, ACADEMIA CEARENSE DOS MÉDICOS ESCRITORES-ACEMES, ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA, Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - SOBRAMES, CENTRO MÉDICO CEARENSE, CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA - CREMEC (estamos citando estas entidades de Saúde porque médicos, dentistas, enfermeiros e auxiliares trabalharam na ASSOCIAÇÃO DOS MERCEEIROS).
A Associação dos Merceeiros prestou inestimáveis serviços a população. Seu prédio não pode ser demolido. Poderia ser transformado no MUSEU da Associação, abrigar um Centro Cultural ou uma Biblioteca no mínimo. Será que algum Vereador de Fortaleza, Vice Prefeito, Prefeito, Deputado Estadual, Deputado Federal, Vice Governador, Governador, Senador, suplente de Senador, ou mesmo algum "lambe botas" ou sacatrapa de políticos vai se interessar em defender o prédio?
Cuidado, o final se semana vem aí.
Pode ser que comece sexta-feira a DEMOLIÇÃO prossiga no sábado e no domingo, e. na próxima semana já exista lá um PRÉDIO DE FARMACIA.
Tudo é possivel.
Fortalezense Vigie sua Cidade.
Cearense, tome conta do que é seu.
O PRÉDIO DA ASSOCIAÇÃO DOS MERCEEIROS não pode ser demolido.
Lembrem-se que há 3 anos querem vender o prédio do Náutico Atlético Cearense. Outra ABERRAÇÃO.
Assino:
(a) Jovino Nunes de Alencar, 89 anos, aposentado as minhas custas, Jornalista correspondente veterano e comerciante e um dos defensores da Memória da Cidade de Fortaleza de Nossa Senhora da ASSUNÇÃO.
PS. Apareceu uma Prefeita em Fortaleza que disse iria recuperar o prédio da Escola Jesus, Maria e José, na Rua Coronel Ferraz. Nada fez, o prédio está caindo e talvez nas próximas Chuvas do Caju também, vá ao barro, pois está sendo escorado por estacas de madeira.
Não Esqueça: O BRASIL ACIMA DE TUDO.
Se você não gosta dele siga para Cuba, Venezuela, Colômbia, Bolívia ou outro menos votado.