Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

VICENTE ALENCAR INFORMA: Nº 283. 6ª) FEIRA. 14 DE DEZEMBRO DE 2012.


VICENTE ALENCAR INFORMA: Nº 283. 6ª) FEIRA.
14 DE DEZEMBRO DE 2012.

 1 - BRASIL DE HOJE
Numa fila de ônibus, no Terminal do Siqueira, um pesquisador perguntou a um jovem de 16 anos se ela sabia quem era Raquel de Queiroz.
RESPOSTA: 
- Não conheço essa cantora.


 2 - APENAS UM REPETECO
É, apenas, um repeteco de uma cena registrada em um LICEU suburbano, 
em Fortaleza. O assunto era o cantor Orlando Silva e a Música Popular Brasileira. 
Antes de começar a palestra um aluno perguntou:
- Ele foi Governador?


3 - O MOTIVO
O motivo  pelo qual registramos os dois fatos, em nossa coluna, é para mostrar a quantas anda a Educação Brasileira. O Brasil está, ainda, numa situação difícil. Seu ensino fundamental não é de boa qualidade, os professores tanto da rêde pública como da rêde particular são remunerados pessimamente. Segundo pesquisa internacional o Brasil é o 69º)  país do mundo em educação em todos os níveis. uma pena!


4 - MURMÚRIOS
A Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - SOBRAMES ganhará novo endereço,  a partir  de primeiro de janeiro. Vai operar no prédio 1331-B, da Rua Barbara de Alencar, quase esquina com Av. Rui Barbosa. Na séde da SOBRAMES você poderá adquirir a coletânea 2012, intitulada MURMÚRIOS LITERÁRIOS.


5 - Não conhecia e, ganhei de presente, neste dezembro, o livro UMA VIDA, UM DESTINO, do Maestro Gladson Carvalho, enfocando os 10 anos da Orquestra Filarmônica do Ceará. Recomendo.


6 - Por sinal, viver der música, no Ceará, dirigir uma Orquestra é coisa para gigante. Pouca gente valoriza. Infelizmente, a ignorância e a falta de preparo é muito grande, em nosso Estado.


7 - O povo, a população, na sua sabedoria popular, gosta da boa música. Ocorre que, não sao feitas apresentações gratuitas, pelos Governos, e fica tudo por isso mesmo.


8 - Há alguns anos, sugeri a um Secretário de Cultura que promovesse (eu tinha todo o projeto pronto), na Praça do Ferreira, às sextas, aos sábados e domingos à noite, programações como as antigas retretas.


9 - Seria uma jornada, onde os músicos e os Maestros seriam regiamente pagos. "Sai muito caro e não dá voto", foi a resposta curta e seca.



10 - É exatamente o contrário. O povo feliz, sabe em quem, votar. E pagar músicos e ouvir boa música não é despesa, é investimento.


11 - O Radialista Tonico Marreiro, que marcou época na Rádio Uirapuru de Fortaleza, com seu programa interiorano, continua em ação,  agora, na Rádio VANGUARDA, no município de Caridade. Tem programa das 5 às 8 da manhã dos dias de sábado.


12 - A UBT-Maranguape publicou o livro PAZ E TROVAS. Entre os presentes ao volume, com suas trovas, encontramos: 

- Fernando Câncio Araújo.
- Giselda Medeiros.
- Pereira de Albuquerque.
- Vital Arruda.
- Zenaide Marçal.
- Ana Maria do Nascimento.
- Aureílsion Cordeiro de Abreu.
- Deusdedit Rocha.
- Francisco Garcia de Araújo (Caicó-RN).
- Francisco Neves de Macedo (Natal-RN).
- Glice Sales.
- Hélio Pedro Sousa (Natal-RN).
- Ieda Silva de Lima (Caicó-RN).
- Jair Maciel de Figueiredo (Natal-RN).
- João Osvaldo Soares - Vaval.


Nenhum comentário: