Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 11 de julho de 2018

XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES DIAS: 05 A 8 DE JULHO DE 2018 – CASA DA CULTURA, IÚNA, ES. PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO EVENTO.


CONVITE - PARTICIPE - É GRÁTIS. VOCÊ GANHA CAMISA DO EVENTO.  PROGRAMAÇÃO DO XIV CONGRESSO DE POETAS
QUE COMEÇA NESTA QUINTA EM IUNA, ES​

XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES
DIAS: 05 A 8 DE JULHO DE 2018 – CASA DA CULTURA, IÚNA, ES.
PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO EVENTO.
O Clube dos Trovadores Capixabas, atualmente Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, ACLAPTCTC, objetivando comemorar os seus 38 anos de existência realiza de 05 a 08 de Julho de 2018, o XIV Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, na Casa da Cultura da Cidade de Iúna, localizada na Região do Caparaó, na divisa dos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais. APOIO DA ACADEMIA IUNENSE DE LETRAS, PREFEITURA MUNICIPAL DE IÚNA, PREFEITURAS MUNICIPAIS DA REGIÃO DO CAPARAÓ E CONSÓRCIO DO CAPARAÓ.
 
PROGRAMAÇÃO DIA 05/07/18 – Quinta-feira
 
14h00min – Início das Inscrições. Recebimento de Crachá. Preparação do local do evento, com Exposição de Poesias e Trovas. Exposição de Artistas Plásticos, de Fotografias e Exposição do Artesanato local. Exposição de Livros da Literatura de Cordel. Na CASA DA CULTURA DE IÚNA. De 13 às 17 horas.
15h00m - Exposições de Pinturas de Nadilson Corrêa e Artistas locais e Convidados. Feira de Artesanato. Trabalhos da Artesã Mônica Ferreira de Paula Forde, de Vitória, ES. Varal de Poesias. RECEPÇÃO AOS ALUNOS DAS ESCOLAS DA REGIÃO, pelos Escritores presentes e pelas Escritoras, Valsema Rodrigues da Costa, Vera Lúcia Coser, Ângela Lino Veríssimo, Soêmia Pimentel Cypreste; Madalena Cordeiro, Roberto Vasco, Albércio Nunes, Edilson Celestino; Clério José Borges e Convidados. Lançamento do Concurso Relâmpago de Trovas do Congresso 2018. Tema, CAFÉ. Escolha de Cinco membros Congressistas para a confecção da CARTA DE IÚNA.  Contação de Histórias, com Fábio Aiolfi, “Faz de conta, um Conto.”
18h00min – Abertura do XIV Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores. Solenidade Oficial. Na Casa da Cultura de Iúna. Composição da Mesa. Saudação aos Visitantes pelo Presidente da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, Escritor Clério José Borges de Sant Anna. Representando os Escritores que visitam a Cidade de Iúna, concedemos a palavra ao ACADÊMICO ODENIR FERRO, da Cidade de Rio Claro, interior do Estado de São Paulo. MOMENTO POÉTICO – A ACLAPTCTC DEFINIU QUE ESTE ANO DE 2018 É O ANO DO DR. ENO TEODORO WANKE, que é o Patrono de nossa Academia. Convidamos a Vice Presidente da Academia, Escritora KÁTIA BOBBIO (ou seu Representante), que falará sobre o DR. ENO TEODORO WANKE. A Palavra é concedida a Kátia Bobbio (ou representante caso não possa estar presente) para a homenagem. Saudação aos Acadêmicos e visitantes pelo PRESIDENTE DA ACADEMIA IUNENSE DE LETRAS, DR. JOSÉ SALOTTO SOBRINHO. Saudação aos Visitantes pelo EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL, WELITON VIRGÍLIO PEREIRA.
18h40m - MOMENTO MUSICAL.  SHOW NACIONAL DE LUIZ POETA, DO RIO DE JANEIRO. Apresentação do Cantor, Compositor e premiadíssimo Poeta Trovador, Luiz Poeta – Luiz Gilberto de Barros.
19h00m – Premiação dos Vencedores dos Concursos de Poesias e de Trovas:  1 – Concurso Nacional de Trovas. Tema Caparaó; 2 – Concurso Estadual de Trovas. Tema Caparaó; 3 – Concurso Nacional de Poesias. Tema: “Maravilhas do Caparaó”; 4 – Concurso Regional e Municipal de Poesias e de Trovas; 22h00m – Encerramento.
 
PROGRAMAÇÃO DIA 06/07/18 – SEXTA-FEIRA
 
08h00m. – TOUR PELA CIDADE E INTERIOR DO MUNICÍPIO.
09h00m. - EXPOSIÇÃO DE POESIAS E TROVAS.
Exposições de Pinturas de Nadilson Corrêa e Artistas locais e Convidados. Feira de Artesanato. Trabalhos da Artesã Mônica Ferreira de Paula Forde, de Vitória, ES. Varal de Poesias. RECEPÇÃO AOS ALUNOS DAS ESCOLAS DA REGIÃO, pelos Escritores presentes e pelas Escritoras, Valsema Rodrigues da Costa, Vera Lúcia Coser, Ângela Lino Veríssimo, Soêmia Pimentel Cypreste; Madalena Cordeiro, Roberto Vasco, Albércio Nunes, Edilson Celestino; Clério José Borges e Convidados. Local Casa da Cultura.
Contação de Histórias, com Fábio Aiolfi, “Faz de conta, um Conto.”
12H00M - ALMOÇO  Por Adesão no valor de R$ 10,00 (Preço único para quem estiver com Crachá do evento), no Restaurante Popular É de Casa. 
 
13h00m – OFICINA DE CRIAÇÃO POÉTICA
OFICINA COM PROJEÇÃO DOS TEMAS NO TELÃO E CONCURSO RELÂMPAGO. O que é Trova? O que é Prosa? O que é Poesia? Pede-se que cada participante leve caneta, blocos ou caderno para anotações e exercícios práticos. Sorteio de Livros e Concurso Relâmpago com medalhas para os melhores trabalhos. O participante terá direito a Certificado que será encaminhada para cada um posteriormente. Vagas ilimitadas e de acordo com o espaço a ser ocupado. Uso de retro projetor. Na Casa da Cultura.
14h00 – PALESTRAS E APRESENTAÇÃO DE TESES.
Início das Palestras e Apresentação de Teses para serem discutidas e votadas.
Ø Considerações sobre a Definição da Trova e as rimas ABAB e ABCB. O uso da Trova perfeita (ABAB) nos Concursos de Trovas. O Sabor popular da Trova. Palestrante Clério José Borges. Tempo: (5 m.).
Ø Divulgação de Trovadores, suas obras, seus Livros e seus trabalhos. Os Saraus Poéticos. Os Jograis. Pela Escritora e Poeta Zenaide Emília Thomes Borges (5 minutos).
Ø Criação de um Fundo Financeiro de Ajuda para as Academias de Letras e entidades Culturais. Escritor Odenir Ferro, de Rio Claro, Estado de São Paulo. (5m.)
Ø Tendência do Mercado Musical Brasileiro. Músicas que fazem sucesso. Do Funk ao sertanejo. Pelo Mestre Gil, Acadêmico Givaldo Início da Silva.
Ø A Poesia de Florbela Espanca, grande homenageada do Congresso de Iúna 2018. Pelo escritor Clério José Borges, da Academia Capixaba de Poetas Trovadores e da ALEAS, Academia de Letras e Artes da Serra, ES.
Ø A Poesia na Bíblia, Palestra do acadêmico da Academia de Letras Jurídicas do ES, Jonas Pereira Gregório.
Ø Uso das Comendas. A premiação e homenagens aos Escritores através de Comendas e Troféus. O Escritor está PAGANDO para ser homenageado ou está ajudando ao evento que não conta com apoio financeiro do Município ou do Estado. ÉTICA DAS COMENDAS, pelo Escritor Roberto Vasco. (15m.)
Ø    Contação de Histórias, com Fábio Aiolfi, “Faz de conta, um Conto.”
15h00m – COPA DO MUNDO – JOGO BRASIL E BÉLGICA.  Na Casa da Cultura.
17h00m. – LANÇAMENTOS DE LIVROS. NA CASA DA CULTURA. MAIS DE VINTE ESCRITORES LANÇARÃO LIVROS:
Escritora, Adircilene Lerilda Batista e Silva, da Cidade de Estrela do Indaiá MG, lança os Livros, Baú de Estrela. e Memórias de minha família e amigos; A Escritora Soêmia Pimentel Cypreste, de Vitória, ES, lança os Livros, Baldos Enigmáticos e Vozes ao vento; O Escritor Roberto Vasco, de Vitória, ES, lança os Livros, Anchieta em verso e em Prosa, sobre a Cidade de Anchieta e Vitória Fortificações e ilhas; O Escritor Edilson Celestino Ferreira, de Vitória, ES, lança os Livros, Tudo em transformação e Limites Serra –Vitória. Os escritores Eurico Eugênio Travaglia e Leila, da Academia Castelense de Letras, da Cidade de Castelo, lançam o Livro “As sete maravilhas de Castelo e o Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores realizado em 2017”; A Escritora, Eni Vilaste Moulin, de Castelo, ES, lança o Livro, Pássaro Dourado; A Escritora, Isaura Libardi Davel, da Cidade de Castelo, ES,  lança o Livro, Vida em Minha Aldeia; A Escritora Marluce Peisino, de Castelo, ES, lança o Livro, As aventuras de Maria, Marta e Ruth; O Padre Frei Ademildo Gomes, lança o Livro, Catequese e Moral Cristã; A Escritora Acadêmica, Maria José Vetorazzi, de Castelo, ES, lança o Livro, O quarto das moças; Escritor, O escritor Francisco Rangel, de Castelo, ES, lança o livro, Onde está aquele menino. O escritor José Ângelo da Silva Campos, da Cidade de Castelo, ES, lança o Livro, Mário Morcerf, o Poeta, Fórmula da Felicidade; A Escritora, Satuth Alcure Quarto, da Cidade de Iúna, ES, lança o livro, Do Rosário a Ibatiba e outras Obras; O Escritor Valdemir Ribeiro Azeredo, da Cidade da Serra, ES, lança o Livro, Contos e Encantos Serranos; A Escritora, Maria Cândida Vasco Gonçalves, da Cidade de Anchieta, ES, lança os Livros, Doces Lembranças e Historinhas da Vovó; O Escritor Clério José Borges relança os Livros, História da Serra e Alvor Poético; A Escritora Kátia Bobbio lança vários Livros da Literatura de Cordel; A Escritora Cinthia Pretti Azevedo, da Academia Cariaciquense de Letras, lança o Livro, Cariacica em Versos; Escritor Geraldo Fernandes, lança o Livro Vitória em Trovas e outras publicações. Escritor Marcio José Furtado, de São José do Calçado, lança os Livros, Escrevendo com o escritor e Em busca do Perdão. O Escritor Odenir Ferro, de Rio Claro, São Paulo, lança o seu Livro de Poesias, Caleidoscópio Interior. A Escritora Valsema Rodrigues lança os Livros, No Reino das Palavras e Diário de Karikassauro; O Escritor Luiz Sérgio Quarto, de Iúna e Guarapari, ES, lança os Livros: Os Manacás estão Floridos; Teatro Infantil - E Um Tributo Ao Escritor Ganymédes José - Quem Poluiu O Rio Milpeixes Da Cidade Milflores?
 19 HORAS. SARAU POÉTICO E ENSAIO PARA A SERENATA.
1.       Sarau Poético com Organização de Valsema Rodrigues, Vera Lúcia Coser e Roberto Vasco.  (Livre para a declamação de Poesias e Trovas).  
2.       Ensaio para a Serenata, com Organização de Luiz Sérgio Quarto.  Na Casa da Cultura.
20h00m. – SERENATA DOS POETAS TROVADORES E VIOLEIROS
Serenata pelas ruas da Cidade de Iúna. Saída da Casa da Cultura. 
 
PROGRAMAÇÃO DIA 07/07/18 – SÁBADO
09h00m. - EXPOSIÇÃO DE POESIAS E TROVAS.
Exposições de Pinturas de Nadilson Corrêa e Artistas locais e Convidados. Feira de Artesanato. Trabalhos da Artesã Mônica Forde, de Vitória, ES. Varal de Poesias. Recepção aos alunos das Escolas da Região, pelas Escritoras, Valsema Rodrigues da Costa, Vera Lúcia Coser, Ângela Lino Veríssimo, Soêmia Pimentel Cypreste; Madalena Cordeiro, Roberto Vasco, Albércio Nunes, Edilson Celestino; Clério José Borges e Convidados. Local Casa da Cultura.
09h30m. – TROVEATA, DESFILE PELAS RUAS DE IÚNA.
Desfile Cultural com todos com seus trajes de gala, Acadêmicos com a Veste Talar da Pelerine, Fardões e Medalhas.  Levar Banners, faixas e Bandeiras de seus Estados e Cidades. Levar Poesias e Trovas em cópias Xerox para distribuição para o povo.
                12H00M - ALMOÇO  Por Adesão no valor de R$ 10,00 (Preço único para quem estiver com Crachá do evento), no Restaurante Popular É de Casa.  
                13h00m. – PALESTRAS CULTURAIS E OFICINAS DE CRIAÇÃO POÉTICA.
OFICINA COM PROJEÇÃO DOS TEMAS NO TELÃO E CONCURSO RELÂMPAGO. O que é Trova? O que é Prosa? O que é Poesia? Pede-se que cada participante leve caneta, blocos ou caderno para anotações e exercícios práticos. Sorteio de Livros e Concurso Relâmpago com medalhas para os melhores trabalhos. O participante terá direito a Certificado que será encaminhada para cada um posteriormente. Vagas ilimitadas e de acordo com o espaço a ser ocupado. Uso de retro projetor. Na Casa da Cultura.  Oficineiros: Albércio Nunes, Clério José Borges e Roberto Vasco. Na Casa da Cultura.
14H00M – PALESTRAS:
             Palestra Dança Sênior, pela Professora Acadêmica, Magnólia Pedrina Sylvestre.               
Palestra com o tema: Assim falou o Iunense / Irupiense: Matusalém Dias de Moura: “Quem muito lê, provavelmente, escritor se tornará.” / A importância da imortalidade acadêmica para a literatura. Autor da Palestra Eurico Eugênio Travaglia, Presidente da Academia Castelense de Letras, de Castelo, ES; Palestra: Turismo e cultura fortalecendo a cidade e a Comunidade local, pela Escritora Cinthia Pretti Azevedo, de Cariacica, ES. Palestra: A poesia nas letras de música, pelo escritor Luiz Poeta, (Luiz Gilberto de Barros), do Rio de Janeiro; Palestra: Versos Livres, pela Acadêmica Felícia Scabello Silva. Palestra: A trova contemporânea no século XXI, novas tecnologia e novos ritmos musicais, pelo Escritor Rogerio Marques Sequeira, da Cidade de Itaocara, RJ; Palestra de Mônica Ferreira de Paula Forde, de Vitória, ES, falará sobre Contação de Histórias. Escritor Luiz Sérgio Quarto, de Guarapari/Iúna, falará sobre A Literatura Infantil no Espírito Santo; Escritor Clério José Borges, Serra, ES, falará sobre Como Montar e publicar um Livro.
             LIVRE PARA COMUNICAÇÕES, NOTÍCIAS DE CONCURSOS E OUTRO INFORMES. Divulgação do XV Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores de 15 a 18 de Novembro de 2018, em Santa Teresa, ES, cidade pioneira da emigração Italiana no Brasil. Concurso de Poesias e Trovas, tema Colibri e Beija Flor, pássaro símbolo do Estado do Espírito Santo, conforme Lei Estadual.
15H30M – TARDE DE AUTÓGRAFOS E LANÇAMENTO DE LIVROS.
Participação de Escritores da Academia Iunense de Letras e da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores. Participação dos Escritores presentes: Adircilene Lerilda Batista e Silva; Soêmia Pimentel Cypreste; Edilson Celestino Ferreira; Eurico Eugênio Travaglia e Leila; Eni Vilaste Moulin; Isaura Libardi Davel; Marluce Peisino; Ademildo Gomes; Maria José Vetorazzi; Francisco Rangel; José Ângelo da Silva Campos; Satuth Alcure Quarto; Valdemir Ribeiro Azeredo; Maria Cândida Vasco Gonçalves; Clério José Borges; Kátia Bobbio; Cinthia Pretti Azevedo; Geraldo Fernandes; Marcio José Furtado; Odenir Ferro; Valsema Rodrigues; Vera Lúcia Coser; Luiz Sérgio Quarto; Isabella Ribeiro Marinuzzi; Tainá Sofia Savino; Givaldo Inácio da Silva; Madalena Alves Cordeiro da Rocha; Jacimar Berti Boti; Felícia Scabello Silva; Rogério Marques Sequeira Costa; Levi Alucinação, do Rio de Janeiro; Ângela Lino Veríssimo; Maria Dolores Pimentel Rezende; Albércio Nunes Vieira Machado; Magnólia Pedrina Sylvestre; Zenaide Emília Thomes Borges; Nadilson Corrêa; Lúcia Maria Matos de Oliveira; Romero Cesar de Almeida Siqueira; Gertrudes Greco; Maria Helena Campos  e Emílio Soares Costa.
16h00m - RECITAL DE POESIAS.
Apresentação Livre. Apresentação do Trovador Emílio Soares da Costa e de Madalena Cordeiro.  Aberto a participação dos Poetas presentes. Apresentação de Trovas e Poesias do Concurso Nacional de Trovas com o tema Caparaó e Concurso Nacional de Poesias com o tema “Maravilhas do Caparaó”.
16h30m. – TEATRINHO INFANTIL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS.
Apresentação da Acadêmica Isabella Marinuzzi com Raul Alberto Marinuzzi Neto - O Leãozinho Feliz. 
Acadêmica Beth Vargas apresentará O Teatrinho Infantil e haverá  Contação de Histórias com Mônica Ferreira de Paula Forde e Fábio Aiolfi, “Faz de conta, um Conto.”
18H00M – SOLENIDADE DA ACADEMIA IUNENSE DE LETRAS.
Homenagens Especiais aos Escritores, Professor Francisco Aurélio Ribeiro; Dr. Matusalém Dias de Moura; Amphilóphio de Oliveira; Michel Antônio e Alda Lofêgo de Castro. Homenagens aos Acadêmicos Titulares e Correspondentes da Academia Iunense de Letras. Na Casa da Cultura.
19H30M – SOLENIDADE DE HOMENAGENS DO XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES. Homenagem ao Patrono Eno Teodoro Wanke e a Poetisa Portuguesa Florbela Espanca. Entrega da Comenda Florbela Espanca a figuras de destaque nas Artes e nas Letras Brasileiras, Ângela Lino Veríssimo; Célia Lamounier de Araújo; Dalva Frahlich; Elizabeth Iacomini; Emílio Soares da Costa; Fabiani Rodrigues Taylor Costa; Gertrudes Greco; Givaldo Inácio da Silva Mestre Gil; Jonas Pereira Gregório; Lúcia Maria Matos de Oliveira; Maria Dolores Pimentel Rezende; Marinalva Freire da Silva; Odenir Ferro; Rinalda Lima; Roberto Vasco; Romero Cesar de Almeida Siqueira; Salete Nascimento e Wilson Miranda, Presidente da Associação de Imprensa de Minas Gerais. Na Casa da Cultura.
21H00M – DESFILE Eleição da Rainha dos Trovadores, no Salão da 3ª Idade.
22H00M – BAILE DOS TROVADORES
Baile com o Artista Juá e Escolha do Melhor Casal de Dançarinos, no Salão da 3ª Idade.
 
PROGRAMAÇÃO DIA 08/07/18 – Domingo
                08h00m – MISSA EM TROVAS.  Na Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, tendo como Celebrante o Padre Marconi José de Andrade. A Missa é baseada em versos do Trovador Antônio Augusto de Assis de Maringá, no Paraná. Os Trovadores presentes fazem apresentação especial.
                10H00M – ENCERRAMENTO DO XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES.  Na Casa da Cultura. Leitura e Votação da Carta de Iúna, documento com propostas e reivindicações a ser encaminhado às Secretarias de Educação e Cultura e as Autoridades Brasileiras. Convite e inscrições para performance no XV Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores a ser realizado de 15 a 18 de Novembro de 2018, na Cidade de Santa Teresa, ES, cidade pioneira da imigração Italiana no Brasil. Eleição da Cidade que será sede do XVI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores a ser realizado em Julho de 2019. Entrega dos Troféus dos três primeiros colocados no Concurso Relâmpago de Trovas, realizado durante o Congresso com o tema Café. Despedidas.
                13H00M – CONFRATERNIZAÇÃO FINAL NA CHURRASCARIA PEIXE E CIA.
Será realizado um churrasco de confraternização. Evento na área externa, coberta, com um funcionário churrasqueiro, com churrasqueira, lavatórios, banheiros, Som. O Senhor José Salotto providenciará a carne e o transporte do pessoal cadastrado e com o crachá, do Centro de Iúna, até o local, distante aproximadamente 3 Km. A cota por pessoa participante será um valor subsidiado de 20,00 Reais, com direito a água e Refrigerante. CERVEJA, Pagamento por conta de quem pedir que será anotado e controlado individualmente e diretamente pelo garçom. Encerramento do evento às 15h00 com Despedidas e retorno dos participantes do Congresso as suas cidades de origem. FIM

Nenhum comentário: