Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 18 de julho de 2018

No fio da navalha / Geraldo Duarte é advogado, administrador e dicionarista.

No fio da navalha

Geraldo Duarte*

Necessitei de rápido conserto no carro e busquei a SidCar, oficina do velho amigo Sidney Gomes. E quando nos encontramos, mil e tantas conversas não cessam.

No prosear, disse-lhe que iria à barbearia. Daí, surgiu o mote deste artiguete.

Contou-me que, há mais de vinte anos, não aceita que lhe tirem a barba, nem façam o pé do cabelo usando navalha. Mesmo as modernas adaptadas para lâminas de barbear. A meu provocar, explicou o porquê.

Dezembro de 1995. A sobrinha Bárbara concluíra o Curso Normal e exigia-lhe que fosse o padrinho de formatura e com ela dançasse a valsa da festa comemorativa.

Sexta-feira, véspera do evento. Preparou a mala e, depois do expediente, dirigiu-se à estação rodoviária. Embarcou em ônibus destinando-se a Piripiri, Piauí, onde a concludente residia.

Viagem tranquila. Amanheceu na cidade, sendo recebido pelos familiares.

Após as boas-vindas e de instalar-se, solicitou ao sobrinho Paulo Henrique que o levasse a uma barbearia, pois necessitava preparar-se visando à solenidade. Cortados cabelo, barba, bigode e unhas pagou e saíram. Passando em frente ao mercado público, resolveu conhecê-lo.

Ao parar numa banca de artesanatos, ouviu lancinantes gritos de um homem em desabalada carreira, quase nele esbarrando.

“Aquele não é o barbeiro?” – perguntou ao sobrinho, que confirmou. “E você me levou para ficar sob o fio da navalha dele?”.

A explicação foi de ser o melhor profissional do lugar, ter de tempos em tempos igual ataque, mas nunca feriu ninguém. Tudo devido à mulher o haver trocado por um caminhoneiro.

Ao final, indagou-me: “Tenho ou não razão de evitar navalha?”.

             *Geraldo Duarte é advogado, administrador e dicionarista.

Nenhum comentário: