Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Entrega de medalhas marca 15 anos do Curso de Medicina e 10 anos do Campus de Sobral


Entrega de medalhas marca 15 anos do Curso de Medicina e 10 anos do Campus de Sobral

Em solenidade a ser realizada nesta sexta-feira (4), às 19h, no auditório do bloco I do Campus Mucambinho (Rua Coronel Estanislau Frota, s/n – Centro), terão início as comemorações dos 15 anos de criação do Curso de Medicina e dos 10 anos de implantação do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral (www.sobral.ufc.br). Será outorgada a Medalha Visconde de Saboia, instituída pelo Curso de Medicina, para homenagear personalidades que tenham prestado relevantes serviços à Medicina, à educação médica e ao próprio curso.

Também será entregue a Medalha do Decênio do Campus, dividida em quatro categorias: Mérito Administrativo, Mérito Científico, Mérito Cultural e Mérito Acadêmico. Os agraciados serão, respectivamente, o servidor Antonio Vanderley Moreira; a Profª Mirna Marques Bezerra Brayner, do Curso de Medicina; o Prof. Marco Antonio Toledo Nascimento, do Curso de Música; e o Prof. Gerardo Cristino Filho, que também será homenageado com a Medalha do Decênio do Campus por ter sido coordenador do Curso de Medicina durante 14 anos.

A programação das comemorações prossegue até o dia 10 com uma exposição de foto no salão principal, montada a partir de imagens enviadas por professores, técnicos, estudantes e ex-alunos; palestras nos dias 7 e 9; além da exposição dos projetos de extensão no Boulevard do Arco Nossa Senhora de Fátima, no dia 8, quando serão oferecidos à sociedade serviços e orientações sobre cuidados com a saúde.

O encerramento se dará no dia 10 com a realização do VI Sarau do Visconde, com o tema "Flores no sertão: vozes e diversidades". O evento é promovido pelo Centro Acadêmico do Curso de Medicina com o objetivo de criar espaço para que discentes, docentes e técnico-administrativos mostrem seus talentos através de apresentações musicais, danças, exposição de desenhos, poesias e fotografias.

Fontes: Anne Araújo e Aline Araújo, do Campus da UFC em Sobral – fone: 88 3695 5703

===

Encontro Cearense de Aprendizagem Cooperativa recebe inscrições de trabalhos

Com a temática "Experiências de protagonismo, cooperação e solidariedade na escola pública", o IV Encontro Cearense de Aprendizagem Cooperativa (ECAC) recebe, até domingo (6), inscrições de relatos de experiência de ensino e aprendizagem com Aprendizagem Cooperativa. A inscrição para o evento é gratuita e deve ser feita on-line (http://migre.me/vgrlY).

O evento será realizado nos dias 23, 24 e 25 de novembro, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. Na ocasião, os participantes contarão com espaço propício para o compartilhamento, a discussão e a troca de saberes de experiências de ensino e aprendizagem que utilizam a metodologia da Aprendizagem Cooperativa, entre a universidade e a escola pública. Segundo a organização, já estão inscritos 140 trabalhos.

Podem enviar trabalhos estudantes da educação básica, universitários (graduandos e pós-graduandos), professores, gestores e pesquisadores que desenvolvam projetos com essa abordagem metodológica. 

A promoção é da Universidade Federal do Ceará, através do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece). Desenvolvido pela UFC, em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e a Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza, o Prece oferece formação sobre Aprendizagem Cooperativa para universitários, professores, gestores e estudantes da educação básica. Mais informações do site do IV ECAC (http://ivencontrocearense. wixsite.com/prece2016).

Leia também: Encontro de Aprendizagem Cooperativa de Sobral recebe inscrições: https://goo.gl/OmJo9d 

Fonte: Fernando Falcão, da equipe de comunicação do Prece – fones: 85 98796 3808 e 99776 4057

===

Centro de Tecnologia sedia evento Orientando Carreiras; inscrições até 10 de novembro

O Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará sedia, em 10 e 11 de novembro, o workshop Orientando Carreiras (www.orientandocarreiras.ufc. br), evento de recrutamento que conta com a participação de empresas brasileiras e multinacionais de vários segmentos, para expor, por meio de palestras, bate-papos e oficinas, o trabalho dentro de grandes corporações.

Aberto a estudantes de graduação da área tecnológica, o encontro também propõe a apresentação de oportunidades de carreira e processos seletivos para estágios e programas de trainee. Interessados devem se inscrever através de formulário eletrônico (https://goo.gl/lR4t7D) até 10 de novembro.

O Prof. José de Paula Barros Neto, do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil da UFC e ex-diretor do CT, ministrará, às 11h da sexta-feira (11), palestra sobre carreira na área da educação.

O Orientando Carreiras é realizado pelo CREAJr-CE, grupo de trabalho criado para aproximar estudantes da área tecnológica, e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE). Tem o objetivo de contribuir para formação de novos líderes e profissionais conhecedores de seus direitos e deveres. É através do CREAJr-CE que o Conselho se dispõe a ouvir e discutir opiniões, propostas e ações que visem ao crescimento e ao aprimoramento profissional.

Fonte: Luciano Hamed, diretor de Marketing do CREAJr-CE – fone: 85 99770 8115 / e-mail: orientandocarreirasworkshop@ gmail.com

===

Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação criticam alteração proposta pelo MCTIC

O Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) manifestou-se contra a reestruturação administrativa proposta pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). No último domingo (30), o Fórum enviou ofício ao ministro Gilberto Kassab.

"Entendemos que a reorganização proposta institucionaliza uma política de governo que torna secundária a ciência, a tecnologia e a inovação em nosso País. Nessa decisão há um claro deslocamento de prioridades. O CNPq, a FINEP, a AEB e a CNEN perdem o 'lugar' e o 'status' que arduamente conquistaram na estrutura do estado brasileiro e no imaginário da sociedade", diz um trecho do ofício. 

Leia a íntegra do documento: https://goo.gl/PSIlbf.

Fonte: Prof. Antonio Gomes, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – fone: 85 3366 9943

---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, Térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938
www.ufc.br – Facebook – Twitter – Instagram – Flickr – Programa UFCTV


Nenhum comentário: