Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

COLUNA DO VICENTE ALENCAR EDIÇÃO N° 1056 07 DE DEZEMBRO DE 2016

EDIÇÃO N° 1056
QUARTA-FEIRA
07 DE DEZEMBRO DE 2016
FORTALEZA
CEARÁ
NORDESTE
BRASIL
AMÉRICA DO SUL


ENCONTRO
Será em Fortaleza no período de 13 a 26 de maio vindouro (2017) o 19º Encontro Luso Brasileiro de Turismo Senior. Tânia Sarasate Gurgel do Amaral na coordenação do evento.


COMIGO
É este o título do livro póstumo, de Trovas, do saudoso poeta cearense Vital Bizarria. A segundas edição foi publicada em 1997. Ele nasceu na localidade de Lagoa de Dentro (Arneiróz), no sertão dos Inhamuns, em 28 de abril, de 1875. Faleceu em Fortaleza, em 2 de setembro, de 1947. Foi casado coim a Senhora Maria Brígida de Alencar Bezerra (Dona Lilia).


PIO BIZARRIA
Consegui o exemplar do trovador, nascido no século XIX, com seu neto, o médico Pio Bizarria, que divulga seu trabalho, mostrando suas poesias e trovas.

A AV. DUQUE DE CAXIAS PRECISA DE LIMPEZA. ESTÁ IMUNDA!

30 ANOS
O livro "A Canção que deixou saudade", trabalho organizado por Rosa Bezerra Frazão e, atualmente,
esgotado, completará 30 anos de publicação em 2017, pois, foi editado em 1987, pela Imprensa Universitária. Uma grande contribuição para a divulgação da Música Popular Brasileira.


ARTEMIZA CORREIA
A poetisa cearense Artemiza Correia, que integra o elenco de valores da União Brasileira de 
Trovadores - UBT -  Secção de Fortaleza, é autora do livro Broto's Cearenses. Ela dedicou a obra ao Poeta Ze Mitôca (Benedito Correia Irmão), seu Pai, que sempre residiu na Cidade de Ocara.

MOTO - A MORTE SOBRE DUAS RODAS.

ONTEM
De nossa Fortaleza de ontem, lembramos a Loja, o gabinete de beleza Tarcísio Magazim, que funcionava no prédio do antigo IAPC - Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Comerciários, Rua Pedro Pereira. Aquele imóvel chama-se Edifício Arara. O fechamento do estabelecimento ocorreu em 13 de setembro, de 1975, portanto, há 41 anos.


DECISÃO ERRADA
É lamentável o que aconteceu com Fortaleza, nestes últimos 40 anos. Nos lembramos dos 41 anos de Tarcísio Magazim e, logicamente, dos problemas da Cidade. Uma das piores decisões já tomadas na Capital do Nordeste foi aquela da Prefeitura, que liberou, em todos estes anos, o gabarito das construções verticais, ao longo da área litorânea.
Criou um muro enorme, formada por edifícios, impedindo que a brisa marinha chegue a Cidade como acontecia há alguns anos.

PAREDÃO
Dentro do raciocínio do ilustre Professor Caio Lóssio Botelho, com o qual concordamos amplamente, o "paredão" de edifícios dificulta o escoamento e a dispersão do calor, aquecendo, sobretudo, as camadas inferiores da atmosfera. É assim que se "ajuda" a prejudicar uma Cidade.

PROSA E VERSO
Na próxima terça-feira, dia 13 de dezembro, a realização da Terça-Feira em Prosa e verso, na Academia Cearense de Letras, no horário de 9 e meia da manhã às 11 e meia. Serão comemorados os 17 anos do movimento cultural.


RUA JÚLIO VENTURA
a Rua Júlio Ventura (antiga Vila Ventura) localizada entre as Ruas João Carvalho e Torres Câmara, na Aldeota, por favor não confundir com a Av. Júlio Ventura, continua produzindo ratos, baratas, muriçocas, dengue e tudo o mais. O lixo chega a meio metro de altura. uma beleza!

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES CEARENSES.
ELES EXISTEM!

Nenhum comentário: