Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

ACP 26/12/2016

 ACADEMIA CEARENSE DE POESIA
Fundada em 05 de novembro de 2015
               Fortaleza - Ceará

10 dezembro de 2016


O POETA APRENDIZ

Diogo Fontenelle
(Da Academia de Letras  e 
Artes do Nordeste-ALANE) 


O aprendiz de poeta soletra a linguagem verde-vida das plantas,
A linguagem azul do céu e do mar, a linguagem do fogo dourado.
O poeta aprendiz traduz a linguagem-madrigal das horas santas:
O meio-dia airoso, a meia-noite bravia e o crepúsculo encantado.

O aprendiz de poeta solfeja a linguagem, dos ventos feito canção,
A linguagem sigilosa das pedras, flores da terra, em sutil letargia,
A linguagem sinfônica das estrelas, tão sozinhas, pela imensidão.
O poeta aprendiz decifra a linguagem-melodia de nossa emoção. 

O aprendiz de poeta dedilha a linguagem azul-sem-fim do sonhar.
Vai ao porão do sonho para garimpar coisas que jamais vão existir,
Coisas a desaguar pelos sumidouros de nossos corações a sangrar.
O poeta aprendiz encanta o dia a dia mediante magia de grão-vizir. 


LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS. SAIBA: ELES EXISTEM.



AGORA

Neide Azevedo Lopes
(Da Sociedade Amigas do Livro)

O vento sem trégua traz uma saudade
O tempo, sem pressa, um sentimento
Canta o silêncio uma sonata breve
O absurdo céu faz um desenho
Estendo-me no eterno desse instante
Instauro alegria nesse encontro.


 HORAS DE CHUVA

Jáder de Carvalho +
(Autor de Água da Fonte)


Nestas horas de chuva, o desalento
é a tônica de minha pobre vida.
Gelado o coração, deserta a sala,
nem me resta o frufru do teu vestido...

Bem sei que me esqueceste. Também sei
que tu não és, nem dúvida, feliz.
Somos dois rios que, buscando o mar,
não quisemos o encontro no caminho.

Se não te espero, nunca mais, na vida;
se riscaste o meu nome da lembrança,
queimando as cartas que te devolvi,

Ah, por que, num milagre da saudade,
os cabelos molhados pela chuva,
entras na sala e foges, de repente?


MOTO - A MORTE SOBRE DUAS RODAS. EM TODO O MUNDO.


 SONHO EM FLOR

Juçara Valverde
(Presidente da UBE-RJ)

Se orquídea eu fosse?
Beleza disseminaria.
Se pétalas perdesse?

Procuraria nos livros de poesia.
Se meu perfume não sentisse?
Pediria o vento que o alastrasse.

Se não percebesse a minha cor?
Convocaria a luz do sol e da lua.

Se meu toque não agradasse?
Pediria gotas ao orvalho.

Se me esquecesse?
Ah! Se me esquecesse,
enfeitaria seu sonho com mil flores.

Sou folha-flor verde esperança.
Encontro vida e paz no amor-natureza.


LEIA E DIVULGUE OS POETAS BRASILEIROS. ELES EXISTEM.


ALÉM DO HORIZONTE

Vicente Alencar
(Da UBE-CE)

Além do horizonte,
vi uma réstia de sol.

Vi um mundo
que caminhava lento
ao fim do dia.

Eram as estrelas
que chegavam
vendo a despedida do sol.

Ele mesmo voltando amanhã
pede um tempinho
para ir em casa.
enfeitaria

Nenhum comentário: