Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Violência- materia publicada no Jornal diario do Nordeste

COLUNA

Ideias

opiniao@diariodonordeste.com.br
21.02.2014
Violência

Dentro das limitações do espaço destinado ao texto, como também do autor, procuramos realizar algumas reflexões sobre a crise universal da violência. Para efeito da reduzida análise, nos concentramos nos Estados Democráticos, vez que nas ditaduras e nas pseudo-democracias o problema é indiscutível e generalizado. Todavia, mesmo nos Estados ditos democráticos, infelizmente, a violência vem aumentando tanto no aspecto físico, como no psicológico.
Vários fatores contribuem para que isso ocorra, tais como: reduzida educação cognitiva e comportamental; manutenção de privilégios; ausência de lideranças expressivas entre políticos de situação e de oposição; não observância ao rigor da lei; predomínio do "marketing" político tendencioso sobre a discussão de projetos estratégicos; desarticulação dos três Poderes constituídos; corrupção financeira e de propostas; assim como, a não percepção de que os países precisam de reformas de Estado e não apenas de governo.
Os governos passam o Estado fica. Ademais, ética e governabilidade devem caminhar juntas, buscando uma organização socialmente justa. É claro que para reduzir a violência um País necessita de caminhos pavimentados pela crença e pela largueza de propósitos, observando-se os reais interesses da população. É chegada a hora de se colocar na agenda de debates a transformação de Estados democráticos de direito em Estados democráticos de justiça. Segundo Cícero: "Summum jus - summa injuria", isto é, o supremo direito é a suprema injustiça. O mundo carece de um novo Amós (Bíblia - Livro de Amós).
 
Gonzaga Mota
Professor e escritor
 

Nenhum comentário: