Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

domingo, 9 de fevereiro de 2014

JORNAL DO VICENTE ALENCAR Nº 584.

JORNAL DO VICENTE ALENCAR
FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL
AMÉRICA DO SUL (Nós somos sul americanos)
Edição Nº 584.
SEGUNDA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2014.

SANTOS DO DIA:
- Santa Escolástica,
- São Guilherme de Meleval,
- São Silvano.

Comemora-se hoje:

O DIA DO ATLETA PROFISSIONAL.

FRAGMENTO:

... "Quando um papagaio campeiro foi abatido, para alimentar
um menino, que teimava em chorar, porque não tinha aprendido a passar fome em silêncio, foi exemplarmente castigado, com doze anos de prisão, sem direito a anistia ou fianças - concessões feitas somente a criminosos de envergadura" (Escritor Marcos Frota, autor de O BAR DO ULISSES).

AMANHÃ, A TERÇA EM PROSA E VERSO
Nesta segunda-feira, dia 11 de fevereiro, a primeira Terça-Feira em Prosa e Verso, deste ano. Começará às 19h30min e terminará às 21h30min (tem hora para começar e para terminar). Como sempre, na Academia Cearense de Letras. Convidamos a todos os nossos amigos e conhecidos que gostam de Cultura.

A Terça-Feira reúne estudantes, professores, poetas, poetisas, escritores, escritoras, trovadores e trovadoras, repentistas, valores que estão começando, e todos aqueles que desejam uma oportunidade de mostrar suas qualidades. 

PRODUÇÃO LITERÁRIA CEARENSE
Leia e prestigie os autores cearenses:

LIVRO: A TERRÍVEL PELEJA - DE Zé de Matos com o Bicho Babau, nas ruas do Crato.
AUTOR: J. Flávio Vieira, médico e escritor cratense.
EDITORA: OCA - Oficinas de Cultura e Arte.
ANO DA PUBLICAÇÃO: 2004.

HOMENAGEM
Quero agradecer as homenagens dos meus caros confrades e confreiras da ALMECE - Academia de Letras dos Municípios do
Estado do Ceará. Foi programada para o próximo sábado, na sede da Academia Cearense de Letras.

SARAMPO
Os casos de sarampo voltaram, com toda a força, em todo o território cearense. As pessoas fracas. com fome, em face a seca, são vítimas fáceis. Algumas pessoas que trabalham na área de Saúde Pública parecem "baratas tontas", não sabem o que fazer.

CATAPORA
Também, os casos de catapora se multiplicam na periferia. No Pici, o lateral direito Cametá, do Fortaleza, "pegou uma cama" por 15 dias, recomendada pelo Departamento Médico do Clube. Também na Grande Barra do Ceará, no Grande Bom Jardim,no Grande Montese. Mondubim novo e velho, Mucuripe, tudo se acelera.  Uma pena!

DENGUE
E o (a) Dengue que atingiu Brasília (Distrito Federal), durante a realização da Copa das Confederações e foi "devidamente escondida", agora, está forte e até campanha nas redes de TV, o Ministério da Saúde vem fazendo. Tem que correr para RECUPERAR o prejuízo.

FUNÇÃO
"A função do Jornalista é levar à Sociedade as notícias de interesse, em todos os seus pormenores. Nessa atividade é necessária a plena Liberdade" (Jornalista Vicente Alencar).

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES CEARENSES
LIVRO: TEJUÇUOCA - a marca do progresso.
AUTORES: Maria Silva Mota de Souza e Glaudia Mota Portela Mapurunga.
Editora: PREMIUS.
Ano de publicação: 2004.

É DIFÍCIL ENCONTRAR
Em Fortaleza é muito dificil  encontrar, nas livrarias não cearenses, os livros de autores cearenses. Essas organizações não se interessam em negociar os livros dos autores cearenses. 

Há alguns dias passados fui a uma livraria aqui, em Fortaleza, organização que não é daqui, e pedi à vendedora que me levasse a uma estante de autores locais. Ela disse que não existia e me ofereceu um livro de Vinicius de Morais, como se o carioca fosse cearense.  Não é o cumulo?

COM OS AUTORES
Você, somente, consegue adquirir livros de autores cearenses nas livrarias genuinamente cearense - poucas - na editora ou com o próprio autor. No mais, é quase impossível.

ESPERA-SE MELHORIA
Depois do assalto às dependências da Guarda Municipal de Fortaleza, na última sexta-feira, a população de Fortaleza, que vem sendo assaltadas nas 24 horas do dia, em casas, apartamentos, garagens, farmácias, comércio, bancos, enfim, em todo lugar espera-se que as autoridades locais reforçem o policiamento, nas 24 horas. 

VENCIMENTOS FORA DO MERCADO
Ocorre que, no Estado do Ceará, atualmente, os vencimentos dos policiais militares e civis serão, completamente, fora da realidade, para pior. Mal remunerados os policiais se sentem ainda mais desmotivados para melhorar o rendimento em suas profissões. E os governadores não enxergam isso.

MULTA
Atualmente, os veículos vem sendo multados em Fortaleza, quando estão estacionados em alguns locais demarcados pelas autoridades. Porém, não são multados aqueles que ocupam as calçadas, nas Ruas e Avenidas da Cidade inteira.  E os transeuntes correm o risco de serem atropelados, pois, não conseguem utilizar as calçadas. 

RECLAME: A situação precária em que vivemos somente poderá melhorar se você reclamar pelas Redes Sociais, usando todos os recursos. Use seu e-mail, use seu fax, use seu telefone. Se todos reclamarem virão as melhorias.

TROVA & ANIVERSÁRIO
Uma Trova de Jorge Pontes Lima, da UBT-FORTALEZA. Ele aniversariou no último dia 3 de fevereiro.

Quando há luar no sertão
as folhas rutilam prata
neblina alvura no chão
Caboré  faz serenata.

FORTALEZA VENCEU
O Fortaleza mesmo jogando pelo menos 50 por cento menos que nos jogos anteriores, com uma produção muito fraca, ganhou por 2 a 1 do Crato (lanterninha) ontem à tarde no Estádio Virgílio Távora, no Crato. 

A produção da equipe deixou muito a desejar e a vitória surgiu mais em face da fragilidade do adversário.

Por sinal - embora o momento seja de pique no campeonato - que a direção do Fortaleza precisa até amanha (terça-feira) encerrar com todos os seus profissionais o pagamento do mês de dezembro.  Foi pago apenas 40 por cento do total e o fato causa insatisfação entre os atletas, embora seja um assunto velado, que não se comenta oficialmente.

Sabe-se que problemas dessa ordem já prejudicaram o Fortaleza várias vezes e não será agora as vesperas do compromisso com o Ferroviário no clássico Fort-Ferro que o Fortaleza deixará "a peteca cair". A Crônica Esportiva já comenta o assunto desde o final de semana e grande parte  da torcida está preocupada.

Só resta a direção do Fortaleza uma saída: pagar o elenco e providenciar  os "vales" de janeiro.

Tudo isso sem se falar que o Fortaleza precisa de pelo menos 5 (cinco boas contratações): 1 goleiro, dois zagueiros de centro de área e um centroavante, além de um meio-campista lançador.

Além de Fortalea 2 x Crato 1, ontem no Crato, outros resultados do final de semana;

Sábado:
No Pici: Tiradentes 1 x Horizonte 1.

Domingo:
Em Itapipoca: Guarani de Juazeiro do Norte 1 x Itapipoca 0.
Em Quixadá: Quixadá 4 x Icasa 1.

COLOCAÇÃO
Terminada a 14ª Rodada está assim a colocação do 1º turno:

1 - Fortaleza, com 32.
2 - Icasa, com 21.
3 - Horizonte, com 20.
4 - Guarani-JN, com 19.
5 - Quixadá,com 17.
6 - Itapipoca, com 17.
7 - Ferroviário, com 14.
8 - Tiradentes, com 8.
9 - Crato, com 5.

Próximos jogos:

Terça-Feira - amanhã:
Em Quixadá: Quixadá x Guarani de Juazeiro do Norte.

Quarta-Feira:
No PV: Fortaleza x Ferroviário.
No Perilo Teixeira: Itapipoca x Crato.
No Romeirão: Icasa x Horizonte.

ARTILHEIRO
André Cassaco, atacante do Horizonte é o artilheiro do campeonato com 10 gols.

UMA BOA SEMANA PRA TODOS.

Hoje as 22 horas prosseguindo até as 23 horas na RADIO ASSUNÇÃO CEARENSE AM 620 o nosso Programa Vicente Alencar - EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE. Na Internet: radioassuncaocearense.am

Teremos noticias culturais, mpb, poemas, mpb, trovas, mpb e a crônica da noite. Conto com a audiência de todos vocês.

CASA DE LIVROS USADOS O GERALDO
Se você deseja adquirir seu livro usado em ótimas condições procure O GERALDO, na Rua 24 de maio, 960, quase esquina com Rua Pedro I, no centro. O preço a combinar. Excelentes coleções, Dicionários e revistas, também.

KIT DE SEGURANÇA DA B & Q
Ao construir ou comprar sua casa, mande instalar o KIT SEGURANÇA da B & Q, contra quedas e subidas de energia. Segurança para toda sua família, com o KIT ENERGIA da B & Q. Você paga em quantas vezes puder. Ligue agora para 0800-095 67 77. Tratamento empresarial diferenciado para você e sua família!

RÁDIO CULTURA DE FORTALEZA.
Ouça no seu computador ou no aplicativo do seu celular radioculturadefortaleza.com.br
Você ouvirá o melhor da Música Popular Brasileira:
Francisco Alves, Nélson Gonçalves, Orlando Silva, Sílvio Caldas, Carlos Galhardo, Roberto Silva, Augusto Calheiros. Ataulfo Alves, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Maurício Benevides, Ângela Maria, Dalva de Oliveira,  Núbia Lafayette, Roberto Carlos, Carlos Alberto, Nilo Amaro e seus Cantores de Ébano, Agnaldo Timóteo, Carmem Costa, Roberto Luna, Moacir Franco, Ademilde Fonseca, Carlos Augusto, José Augusto,  Mazé Dourado, Aíla Maria, Maliza Bomfim, Rose Espíndola, Isaurinha Garcia, Helena de Lima, Élen de Lima e muitos outros.

________________________________________
UBT - UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES.
 Reuniões no primeiro sábado de cada mês.
Das 10 às 12 horas.
Local: Academia Cearense de Letras.
(Palácio da Luz - Rua do Rosário, 1)
Centro - Fortaleza - Ceará.
________________________________________



Nenhum comentário: