Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Navio de pesquisa alemão chega a Fortaleza e promove encontro com alunos e pesquisadores da UFC


Navio de pesquisa alemão chega a Fortaleza e promove encontro com alunos e pesquisadores da UFC

Chega de Cabo Verde a Fortaleza, na sexta-feira (28), o navio de pesquisa alemão Meteor, cuja tripulação se encontrará com estudantes e pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e da Casa de Cultura Alemã, da Universidade Federal do Ceará, e da escola Pasch, para troca de experiências e intercâmbio de conhecimentos. A vinda do navio faz parte do Ano “Alemanha+Brasil 2013-2014”, promovido em parceria entre os governos, instituições e empresas dos dois países. Sob a coordenação do Prof. Peter Brandt, o Meteor examinará o papel do Oceano Atlântico nas alterações climáticas.

Durante os quatro dias em que permanecerá no Porto do Mucuripe, o navio poderá ser visitado, em horários a serem ainda definidos. O Meteor se compara a uma cidade autônoma: a bordo, há central elétrica, sistemas de ar condicionado e de tratamento sustentável de lixo, uma estação de tratamento de águas potáveis e residuais.

A embarcação serve à pesquisa em várias disciplinas científicas, com foco na análise do ar, da água, dos seres vivos e da superfície terrestre. O navio conta com 28 vagas para cientistas e está atuando no Oceano Atlântico, no Pacífico Leste, no Índico Leste, no Mar Mediterrâneo e no Mar Báltico. O comando do navio é realizado pela chefia dos navios alemães de pesquisa do Instituto de Ciências do Mar da Universidade de Hamburgo (Alemanha).

Depois de deixar a capital cearense, o Meteor dará início a uma nova rota, a Cruise M98, com destino à Baía de Walvis, na Namíbia (ex-colônia alemã, situada no sudoeste da África). Em 2014, o navio voltará a Fortaleza, para seminário científico com os professores do Labomar da UFC, sob a coordenação do Prof. Luiz Drude Lacerda.

Fonte: Profª Ute Hermanns, coordenadora cultural da Casa de Cultura Alemã da UFC – fone: 85 3366 7540

==================

Palestra sobre acessibilidade além das normas técnicas acontece na sexta-feira

Acontece na sexta-feira (28), das 15h às 18h, a palestra “Acessibilidade além das normas – obrigações jurídicas e éticas dos profissionais”, a ser ministrada pelo arquiteto e urbanista Mario Cezar da Silveira. Mario é especialista em Acessibilidade e Gestão Pública, com pós-graduação em Administração Pública e Gerência de Cidades. É também Coordenador da Comissão Permanente de Acessibilidade de Joinville (Coopera), membro do Comitê Brasileiro de Acessibilidade (CB40) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), colaborador na revisão da NBR 9050, professor do “Projeto ir e vir – sensibilização e capacitação sobre acessibilidade ao meio físico”, colaborador da elaboração da Norma de Acessibilidade nos Estádios e da Norma de Pisos Táteis, e membro convidado do Ministério Público de Santa Catarina no projeto Santa Catarina Acessível.

O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia, e será realizado no Auditório Valnir Chagas, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (Rua Marechal Deodoro, s/n, entre a Avenida Treze de Maio e a Rua Juvenal Galeno). Quem promove a palestra é a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC e o Movimento Vida.

Fonte: Profª Zilsa Santiago, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC – fones: 85 3366 7490 / 3366 7492

==================

Colóquios de Cultura Clássica debatem cultura árabe

A palestra “A Cultura Marroquina” (“The Moroccan Culture”) será apresentada pelo Prof. Jamal Soufane, da Universidade Sidi Mohamed Abdellah, do Marrocos, na próxima segunda-feira (1º), às 18h, no Auditório José Albano, do Centro de Humanidades I, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento, aberto ao público e gratuito, faz parte da programação dos Colóquios de Cultura Clássica III – Tempo e Caos.

Os Colóquios são organizados pelo Grupo de Estudos da Cultura Clássica (Grecc) e pelo Núcleo de Cultura Clássica (Nuclás) da UFC. A palestra será proferida em inglês, com tradução simultânea. O público-alvo são estudantes de cultura, artes, religião, dos cursos de Letras, História, Filosofia, Sociologia, Geografia e demais interessados na cultura árabe.

Fonte: Yara Maria Freire Ferreira, monitora do Grecc e integrante da Comissão de Organização do CCCIII – fone: 85 9139 8148

==================

CA de Secretariado inscreve para curso de técnicas de negociação 

Estão abertas, até 5 de julho, as inscrições para o preenchimento de 40 vagas no curso Técnicas de Negociação e de Vendas, ofertado pelo Centro Acadêmico do Curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará. Ele acontecerá aos sábados, nos dias 6, 13, 20 e 27 de julho e 3, 10 e 17 de agosto, das 8h às 12h, no Bloco Didático III da Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado (FEAAC – Rua Marechal Deodoro, 400, Benfica).

Embora voltado, a princípio, para alunos de cursos da FEAAC, a formação também é aberta ao público externo. Tem como objetivo qualificar profissionais atuando na área de vendas, com interesse comercial, através de didática que mescla teoria e prática, propiciando ampla visão dos processos de venda e de negociação.

O curso terá 30 horas-aula e será ministrado por Magno Ponte, que possui experiência em gerência de vendas em grandes empresas, como M. Dias Branco, Unilever e Flora Cosméticos. Os participantes receberão material didático e certificado, mediante inscrição no valor de R$ 210,00 (parcelado em até cinco vezes sem juros, com desconto de 5% para quem efetuar o pagamento à vista). Inscrições e mais informações através dos telefones (85) 3065 5690, 8669 2060, 9919 4756 e 9100 2272 ou pelo e-mail casecascendente@gmail.com.

Fonte: Ilena Diógenes, Presidente do Centro Acadêmico de Secretariado Executivo da UFC – fone: 85 3065 5690 / e-mail: casecascendente@gmail.com

---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica - Fortaleza/CE - CEP 60020-181
Fone: (85) 3366.7331 - Fax: (85) 3366.7330
twitter: @UFCinforma - facebook.com/UFCCcsmi - flickr.com/ufc-informa
www.ufc.br

Nenhum comentário: