Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 28 de junho de 2013

COLUNA DO VICENTE ALENCAR Nº 441

COLUNA DO VICENTE ALENCAR
Nº 441 - 28 DE JULHO DE 2013 - 
SEXTA-FEIRA.
FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL

NESTA SEXTA-FEIRA REÚNE-SE A ACLP
Hoje, sexta-feira, marca a data da reunião, deste mês, da Academia Cearense da Língua Portuguesa. Como foi amplamente noticiado em rádio e jornal e, também, na Internet, os convites a todos os membros, inclusive, os inativos, foram enviados há mais de 10 dias, para que tenhamos um comparecimento dentro do previsto, hoje à tarde.

A programação está marcada para as 16 horas, como acontece em todas as reuniões, tendo como local a sede da ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS, no PALÁCIO DA LUZ. A reunião de hoje será ordinária, não havendo conferencista presente. Em julho, a ACLP estará em recesso, como manda seu Estatuto.

HOMENAGEM A DOM PEDRO II
O Instituto do Ceará - Histórico, Geográfico e Antropológico é possível, também, participará das festividades alusivas ao centenário da estátua de Dom Pedro II, no largo da Catedral Metropolitana de Fortaleza, na Av. Alberto Nepomuceno, a conhecida Praça da Sé, e ocorrerá no último trimestre deste ano. É possível que ocorra em dezembro, mês da data de nascimento do segundo Monarca brasileiro.

SOCIEDADE CONSULAR DO CEARÁ
Sugerimos e,também, deverá participar da programação alusiva à Dom Pedro II a Sociedade Consular do Ceará do Ceará, presidida pelo acadêmico João Soares Neto.

OSMAR DIÓGENES
O acadêmico Osmar Diógenes, nosso confrade da ALMECE, é o Curador do Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

SÍLVIO DOS SANTOS
Aguardado esta semana, de retorno do Peru, quando esteve em férias com sua mulher Olga, o escritor e comentarista esportivo da rede WEB de Rádio Cearense, nosso colega Sílvio dos Santos.

PRESIDENTE VARGAS
Me consultaram  sobre a data de inauguração do Estádio Presidente Vargas. Oficialmente, ele foi inaugurado no dia 14 de setembro de 1941, como Maestro EUCLIDES SILVA NOVO, apresentando um concerto de piano. No tocante a futebol, mesmo, o fato ocorreu no dia 21 do mesmo mês, com o Ferroviário ganhando de 1 x 0 do Transviário, de Recife. Antes os jogos eram realizados no velho Campo do Prado, onde hoje funciona o Instituto Federal de Educação.

PRADO
Por sinal, o bairro do Prado não existe mais, em Fortaleza. Foi "engolido" pelo que se chama, atualmente, Bairro de Fátima, em virtude da Av. 13 de maio ser bastante importante no contexto da Cidade de Fortaleza.

GENTILÂNDIA
O bairro da Gentilândia, que nasceu em virtude do palacete da Família Gentil (onde hoje funciona a Reitoria da UFC), e ruas do seu entorno continua resistindo ao lado do bairrro do Benfica, outro que luta para sobreviver. Ambos tinham o bairro do Prado como "vizinho".

MORREU
Um bairro que morreu em Fortaleza, foi a Itaoca,  onde os jornais da década de 50, principalmente Correio do Ceará e Unitario
noticiavam as aventuras do "Cão da Itaoca".
Aquele bairro foi "consumido" pelo Grande Montese.

ALCY IBIAPINA MONTENEGRO
Falando em recordações, meio veio a lembrança e grande saudade de um dos competentes jornalistas do nosso Estado e, também, advogado: Alcy Ibiapina Montenegro. Ele foi secretário de redação da antiga Tribuna do Ceará, e um dos grandes incentivadores dos novos valores.

Ao lado de Antonio Pontes Tavares, Carlos Ponte, Aliatar Bezerra, J. Arabá Matos, Flávio Ponte e Edvar de Sousa, Alcy é uma grande saudade.

Nenhum comentário: