Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sábado, 29 de junho de 2013

Dilma colocou um Cavalo de Tróia no Palácio dos Bandeirantes, mas não quer Joaquim Barbosa no Planalto

Dilma colocou um Cavalo de Tróia no Palácio dos Bandeirantes, mas não quer Joaquim Barbosa no Planalto

Veneno caseiro – A política é um jogo bruto e desleal e quem decidir encará-lo deve estar preparado. Quando convidou Guilherme Afif Domingos para assumir a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, que tem status de ministério, a presidente Dilma Rousseffinstalou um Cavalo de Tróia no Palácio dos Bandeirantes, pois o novo ministro também é vive-governador de São Paulo.
O governador Geraldo Alckmin pressionou para que seu vice renunciasse para assumir a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, mas Afif encontrou guarida em pareceres da Advocacia-Geral da União e decidiu manter um pé em cada cargo. Na próxima semana, Guilherme Afif terá de se licenciar a Secretaria para assumir interinamente o governo paulista, uma vez que Alckmin viajará a Paris. Isso mostra de forma clara o objetivo do governo do PT com a nomeação de Afif.
Como sempre acontece, os petistas palacianos se recusam a provar do próprio veneno. Nos próximos dias, o governo federal também teria de enfrentar uma vacância quádrupla. Dilma Rousseff, a presidente, embarca no próximo sábado (8) para Portugal, onde tem compromissos oficiais nos dias 10 e 11.
Na noite desta terça-feira (4), o vice-presidente Michel Temer deixa a capital dos brasileiros com destino à Europa, onde fará um giro por Hungria, Inglaterra e França. Temer deve retornar somente no dia 12 de junho.
Segundo na linha sucessória de Dilma Rousseff, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, tinha agendado viagem de Estado à Rússia. O terceiro na hierarquia, Renan Calheiros, presidente do Senado, também viajará a Portugal, onde participa do encerramento do ano do país-irmão no Brasil.
Com a possibilidade de a presidência interina acabar nas mãos do ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, o Palácio do Planalto trabalhou rapidamente e convenceu Henrique Eduardo Alves a cancelar sua viagem à Rússia, decisão que será informada à embaixada do país, em Brasília, ainda nesta terça-feira (4).
A preocupação do PT era ver Barbosa como presidente interino e deflagrar um movimento popular de apoio ao magistrado, já que boa parte da população quer vê-lo como candidato ao Planalto em 2014.

Nenhum comentário: