Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 27 de junho de 2013

BELEZA, BEM, VERDADE


BELEZA, BEM, VERDADE
William Shakespeare

Não chame o meu amor de Idolatria
Nem de Ídolo realce a quem eu amo, 
Pois todo o meu cantar a um só se alia, 
E de uma só maneira eu o proclamo. 
É hoje e sempre o meu amor galante, 
Inalterável, em grande excelência; 
Por isso a minha rima é tão constante 
A uma só coisa e exclui a diferença. 
"Beleza, Bem, Verdade", eis o que exprimo; 
"Beleza, Bem, Verdade", todo o acento; 
E em tal mudança está tudo o que primo, 
Em um, três temas, de amplo movimento. 
"Beleza, Bem, Verdade" sós, outrora; 
Num mesmo ser vivem juntos agora.


ILUSÕES DA VIDA
Francisco Otaviano

Quem passou pela vida em branca nuvem
E em plácido repouso adormeceu;
Quem não sentiu o frio da desgraça,
Quem passou pela vida e não sofreu;
Foi espectro de homem, não foi homem,
Só passou pela vida, não viveu.



VAIDADE
Florbela Espanca

Sonho que sou a Poetisa eleita,
Aquela que diz tudo e tudo sabe,
Que tem a inspiração pura e perfeita,
Que reúne num verso a imensidade!
Sonho que um verso meu tem claridade
Para encher todo o mundo! E que deleita
Mesmo aqueles que morrem de saudade!
Mesmo os de alma profunda e insatisfeita!
Sonho que sou Alguém cá neste mundo...
Aquela de saber vasto e profundo,
Aos pés de quem a terra anda curvada!
E quando mais no céu eu vou sonhando,
E quando mais no alto ando voando,
Acordo do meu sonho...
E não sou nada!...



Nenhum comentário: