Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 24 de junho de 2013

COLUNA DO VICENTE ALENCAR. Nº 437

COLUNA DO VICENTE ALENCAR.
Nº 437. 24.JUNHO.2013.
2ª FEIRA.FORTALEZA-CEARÁ-BRASIL.

"Devolver-me a terra porque barro
reconhecer-me no ciclo dos arbustos,
no abandono entre mármores e pedras,
na umidade das ervas, na carne do húmos,
palmilhar,incólume, a geografia dos silêncios" (Carlos Augusto Viana).

INSTITUTO DO CEARÁ
O Instituto do Ceará - Histórico, Geográfico e Antropológico apresentou, como primeira atração, em seu ciclo de Palestras, deste ano, inaugurando a administração Ednilo Soarez, um pronunciamento, dos mais vibrantes a cargo
do historiador Juarez Leitão.

Ele se reportou aos Governos de Virgílio Távora, fazendo um relato profundo, mostrando fatos importantes e revelando detalhes que, alguns presentes não conheciam. Pretende o Instituto, segundo Ednilo,continuar na mesma trilha, no decorrer do ano.

SOCIEDADE AMIGAS DO LIVRO
A Sociedade Amigas do Livro-SAL realizará, esta semana, em sua reunião mensal, uma programação diferente. Todo o elenco estará na UNIFOR, acompanhando, de perto, brilhante exposição que vem sendo apresentada à Sociedade Cearense.

Em face das programações esportivas da Copa das Confederações, que tantos transtornos já causaram a Fortaleza, a SAL alterou sua programação, passando do dia 26 (quarta-feira) para o dia 25 (amanhã). Assim sendo, uma antecipação.

CADEIRA DE CARVALHO
A cadeira ocupada pelo notável poeta Francisco Carvalho,na Academia Cearense de Letras, conta com dois nomes, na disputa para conquistá-la. O consagrado poeta Jorge Tufic e Maria de Lourdes Dias Leite Barbosa, a Lourdinha Leite Barbosa, são os nomes concorrentes.

LÍNGUA PORTUGUESA REUNIR-SE-Á 6ª FEIRA
A Diretoria da Academia Cearense da Língua Portuguesa já enviou a todos os seus membros, inclusive, aqueles que, costumeiramente, não comparecem  face aos problemas de saúde, os convites para a sua reunião da próxima sexta-feira, dia 28 de junho (sexta-feira), às 16 horas, na sede da Academia Cearense de Letras, no Palácio da Luz.

A reunião passou da última quinta-feira do mês, como é de praxe, para a última sexta-feira, em virtude do feriado estadual, ocasionado pela realização do jogo de futebol das semi-finais da Copa das Confederações, que tantos problemas trouxe ao calendário literário cearense, neste mês de junho.

DIOGO ADVOGA CAUSA
O poeta Diogo Fontenele colaborando, decisivamente, para que seja conseguido de bom grado, um local para as reuniões do GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DO CEARÁ. É provável que mude de local, as bem elaboradas sessões mensais daquele organismo Cultural.

O GECC trata de pesquisas e estudos sobre o período de violência no Nordeste, à luz das atividades sociológicas, deixando de lado o que se relaciona ao banditismo.

HOMENAGEM A DOM PEDRO II
Um grupo de historiadores e estudiosos coordena um Movimento, em Fortaleza, para ser prestada homenagem a Dom Pedro II, Imperador, nascido no Brasil, precisamente no Rio de Janeiro, em 2 de dezembro de 1825 filho da Imperatriz Leopoldina e de Dom Pedro I.

Em 2 de agosto do ano seguinte, 1826, ele foi reconhecido, oficialmente, como herdeiro presuntivo do trono brasileiro. Dom Pedro II morreu em Paris, em 5 de dezembro de 1891, aos 66 anos de idade.

O motivo da homenagem relaciona-se à estatua do Monarca, na Praça que se localiza em frente à Catedral Metropolitana de Fortaleza, conhecida popularmente como Praça da Sé. Este ano a estátua está completando 100 anos, e o grupo que foi formado, estuda uma fórmula para a comemoração da data.

É sabido que o INSTITUTO DO CEARÁ - Histórico, Geográfico e Antropológico já foi contactado, à época em que o Presidente era José Augusto Bezerra, atual Presidente da ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS, que também será convidada para participar dos festejos.

Estamos acompanhando, de perto, as conversações, para que possamos trazer as informações concernentes ao acontecimento.

VOCÊ já sorriu hoje?

SERVIDORES AMEAÇAM GREVE GERAL
Os servidores e funcionários públicos federais ameaçam Greve Geral no Brasil para amanhã dia 26. Reivindicação de melhores salários acima de 30% pois há muitos anos não há reajuste para os que compõem o Executivo.


Nenhum comentário: