Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Música para crianças e adolescentes - Projeto Tocando a Vida com inscrições abertas


Há nove anos, o Projeto Tocando a Vida transforma a vida de crianças e adolescentes através da música.
A ONG Estação da Luz está com inscrições abertas até o próximo dia 30 para uma nova turma do Projeto Tocando a Vida, que oferece a crianças e adolescentes aulas de flauta, violão e percussão. Criado em 2004 pelo maestro Sebastião Araújo, o Projeto Tocando a Vida atende hoje cerca de 50 crianças e adolescentes do Eusébio e Fortaleza. Ao todo, já passaram pelo projeto cerca de 400 alunos. O projeto, mantido pela ONG Estação da Luz, vem proporcionando o acesso à cultura e ao lazer através da música. Nas aulas, são trabalhados conceitos como disciplina, postura, responsabilidade, compromisso, dedicação e concentração.
As aulas acontecem sempre às terças e quintas-feiras, nos turnos manhã(9h às 11h) e tarde(14h às 16h).  Os ensaios gerais acontecem aos sábados, quando há apresentações agendadas.
Além das aulas de música, os alunos participam de oficinas sócio-pedagógicas numa perspectiva de formação cidadã. Durante o ano, o grupo se apresenta em festividades culturais e sociais, quando as crianças e as famílias são postas frente a uma nova realidade, quando encantam o público com sua musicalidade.
Tocada pela música
Suyane Castro, coordenadora do projeto, foi aluna de uma das primeiras turmas do Tocando a Vida. Aprendeu a tocar flauta aos 11 anos e logo conquistou a confiança do mestre. Quando o maestro Sebastião Araújo foi embora, foi ela a indicada por ele para dar continuidade ao projeto. Hoje, Suyane é um exemplo para os alunos, dando aulas de flauta e sendo a maestrina do grupo. Para Suyane, ver os frutos de sua dedicação aos alunos é sua maior realização. “É muito bom ver a evolução no comportamento de um aluno e ainda ouvir uma música tocada por ele, sabendo que eu colaborei com isso”- comenta. Ela lembra de um aluno, João Vitor, que aprendeu a tocar flauta aos 9 anos e com apenas 45 dias de matriculado no projeto já tocava todo o repertório.
Além da música, as crianças e adolescentes do Tocando a Vida encontram no projeto amizade, respeito, companheirismo e confiança. Valores que são fundamentais para um bom desenvolvimento pessoal.
Hoje, Suyane vê sua história se repetindo através de alunas como a Nicole, de 12 anos, a mais antiga aluna do projeto. Nicole até já substituiu Suyane em uma apresentação. Foi quando, segundo a maestrina, a aluna se revelou uma musicista completa.
Inscrições
Para fazer a inscrição, o interessado deve apresentar os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento ou do RG, uma foto 3x4 e declaração da escola onde estuda informando que está matriculado.  Embora o projeto contemple crianças e adolescentes, Suyane afirma que pais ou outros familiares adultos interessados também podem fazer a inscrição.

Serviço: ONG Estação da Luz - Projeto Tocando a Vida
Local: Rua Zildênia, s/n – Tamatanduba – Eusébio - CE
Mais informações:
ONG Estação da Luz - Projeto Tocando a Vida – (85)3260-5140
Suyane Castro, coordenadora do Projeto – (85)9623-2678/(85)8842-9888
Gilda Barroso, assessora de imprensa –(85)9925-5762/ (85)8839-9322


Nenhum comentário: