Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 6 de junho de 2017

Reitor abre Semana do Meio Ambiente da UFC


Reitor abre Semana do Meio Ambiente da UFC 

O jardim da Reitoria foi o cenário escolhido para a abertura da Semana do Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará, no final da manhã desta terça-feira (6). Como ato simbólico da criação oficial da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC, que marca nova fase da política ambiental na Universidade, foi feita a identificação de uma carnaubeira, árvore símbolo do Ceará.

"Cuidar do mundo, do meio ambiente, é uma obrigação e eu considero esse momento muito feliz. A carnaúba é muito simbólica para nós do Estado do Ceará. Está no brasão da UFC", disse o Reitor Henry Campos. Entre as boas notícias na área da gestão ambiental, ele anunciou o compromisso de, no âmbito da Instituição, não mais autorizar obras que não sejam ecologicamente corretas. "Vai custar mais caro, mas é um preço que se paga", disse.

Confira outras imagens da abertura da Semana do Meio Ambiente no Flickr da UFC: https://goo.gl/wYbKnZ

Para o público formado por servidores docentes e técnico-administrativos, alunos da instituição e convidados, o Reitor falou dos esforços que já são feitos na área da gestão ambiental na UFC, acrescentando que ainda há desafios a serem superados. Ele considera que, com a reestruturação da Superintendência de Infraestrutura, que incorporou a gestão ambiental já no nome, haverá avanços no sentido do consumo racional de água, energia, papel e outros recursos da Universidade.

O Prof. Henry Campos informou que há grupo elaborando resolução a ser posta em discussão, brevemente, com foco na política de preservação material das pequenas reservas (de matas) e de prédios da Universidade que representam várias fases da Engenharia e da Arquitetura no Ceará, "para que eles não sejam desfigurados sem planejamento".

Outras novidades citadas pelo Reitor foram os contatos feitos com a Prefeitura de Fortaleza no sentido de que medidas sejam tomadas para viabilização do Parque Rachel de Queiroz, que terá uma parte dentro do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, e contatos com o Governo do Estado para retomada de projetos na Fazenda Raposa, em Maracanaú, que guarda uma das maiores coleções de palmeiras do mundo.

O Reitor ainda lembrou de professores da UFC que têm história na defesa do meio ambiente, como José Borzacchiello, Flávio Torres e Marília Brandão, homenageados semana passada pelo Governo do Estado, em solenidade no Parque do Cocó (https://goo.gl/Y2Bm1T). Reconhecendo o risco de "esquecer alguém", tantas são as pessoas na UFC dedicadas às questões ambientais, o Reitor também citou as professoras Helena Becker, Simone Borges e Vládia Vidal.

VIVÊNCIA AMBIENTAL – O Vice-Reitor, Prof. Custódio Almeida, afirmou já existir na Universidade uma "virtude intelectual muito forte sobre gestão ambiental" e exortou a cada um a encarnar também, profundamente, a "virtude vivencial sobre gestão ambiental", no sentido de se pôr em prática medidas para uma vida mais sustentável. Exemplificou no caso das construções na Universidade: "Com certeza, a partir desse passo, quando a gente for construir um prédio a gente vai estar pensando na questão ambiental. Tem que ser o máximo possível sustentável. Tem que ter captação de energia solar, por exemplo. Tem que saber tratar a sua água. É uma questão muito séria. Gestão ambiental é igual à educação ambiental".

O Superintendente de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC, Prof. Ademar Gondim, falou da satisfação desta Semana do Meio Ambiente da UFC ser a primeira atividade oficial depois da reestruturação do setor que dirige. Ressaltou que uma de suas preocupações diz respeito à gestão de resídios sólidos na instituição. Aproveitou para agradecer o apoio de sua equipe, passando a palavra ao Prefeito Especial de Gestão Ambiental da UFC, Carlos Henrique Ximenes, idealizador do plantio da palmeira no jardim da Reitoria e um dos mais entusiastas da retomada dos projetos na Fazenda Raposa.

PROGRAMAÇÃO – A Semana do Meio Ambiente da UFC prossegue até o dia 9 com palestras, mesas-redondas, caminhada ecológica e o lançamento das "Cartilhas de orientação para a gestão de resíduos na UFC", como está detalhada na programação completa: https://goo.gl/uJrKpt

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7307

Crédito da imagem em anexo: Jr. Panela/UFC

===

109ª turma da Medicina cola grau ouvindo palavras de esperança em dias melhores

Ao iniciar sua fala com a notícia de que "o mundo não vai acabar", o Prof. Álvaro Jorge Madeiro Leite, orador escolhido entre o corpo docente da Faculdade de Medicina, surpreendeu os 45 graduandos integrantes da 109ª turma de Medicina, em solenidade de colação de grau realizada no fim da tarde desta segunda-feira (5), no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da UFC.

Passado o impacto, o Prof. Álvaro Jorge explicou que a frase era título do novo livro de crônicas da escritora Tatiana Salem Levi, que traz "textos esperançosos, utopias ou protopias, como querem outros, para falar do processo histórico, da vontade inteligente de homens e mulheres". Em seguida, trouxe a história de Rivânia – a menina de 8 anos que salvou seus livros da enchente em São José da Coroa Grande (PE) – para reforçar sua esperança de que "o mundo não vai acabar", e tomou-a como exemplo de "esforço de sobrevivência em tempos sombrios".

Veja outras imagens da colação de grau no Flickr da UFC: https://goo.gl/muWnxG

Valeu-se de Heidegger para dizer que, "diante da precariedade, da perplexidade do destino de nossa época, de nossa condição humana, três atitudes são possíveis: resignar-se, revoltar-se e pensar". Do filósofo francês Edgar Morin extraiu o que seria "aprender a viver", a partir das "próprias experiências, com ajuda dos pais e depois dos educadores, mas também por meio dos livros, da poesia, dos encontros". Para o Prof. Álvaro Jorge, a menina Rivânia, sem saber, se fez acompanhar de Heidegger e Morin.

Dirigindo-se a seus ex-alunos, refletiu: "Que momento de vida para deixar a Universidade formados e se embrenhar nos desafios de uma profissão tão exigente. Que momento para viver a (e na) sociedade brasileira! Que momento para viver a dimensão incontornável de suas próprias vidas".

QUATRO PALAVRAS – Os familiares e amigos dos agora novos médicos ouviram Thais Amanda Silva Pereira Castelo Branco, representante dos colegas, admitir que foi difícil a missão de resumir em seis minutos uma trajetória de seis anos. Ela revelou ter lançado mão de quatro palavras para traduzir os sentimentos. Thais Amanda falou de sonhos, saudade, gratidão e felicidade.

"O sonho de todos de formar-se em Medicina; a saudade do que foi deixado para trás, da juventude e agora a saudade da turma, das aulas, das pessoas com quem convivemos. Impossível não ter gratidão por tantos que nos apoiaram (Deus, pais, maridos, esposas, namorados, namoradas, filhos)", disse Thais ao finalizar, desejando que a felicidade daquele momento "seja eterna para cada um de nós".

PIONEIRA – "O diploma que vocês receberam traz o selo de uma universidade pioneira, a primeira que se implantou em nosso Estado há mais de seis décadas e que, com o mesmo espírito desbravador, instalou extensões de seu curso de Medicina nas cidades de Barbalha e Sobral", afirmou o Reitor Henry Campos, dizendo-se seguro de que a UFC preparou "estes jovens condignamente para enfrentar os embates de seu ofício, que não é uma profissão como as outras, pois exige a mais consolidada vocação e uma imensa carga de doação e renúncia".

SER HUMANO – "Nosso Curso de Medicina objetiva o pleno desenvolvimento do aluno como ser humano", continuou Henry Campos. "O médico egresso da UFC é um profissional que conhece nossos sistemas de saúde e está capacitado a atuar no âmbito do SUS. Sua formação ética é valorizada e ele aprende que a visão holística do paciente determina atenção não apenas aos males do corpo, mas também aos que se escondem na alma, às questões ambientais, às doenças relacionadas ao trabalho, a problemas como adição às drogas e as diversas formas de violência".

Ao concluir seu discurso, o Reitor dirigiu-se diretamente aos "novos colegas", admitindo que eles "merecem um Brasil melhor do que vemos desfilar hoje em todos os noticiários. Mas são vocês que o construirão com a argamassa da honradez, da competência, da seriedade, da solidariedade e da sensibilidade social".

RITUAL – O rito da solenidade de colação de grau inclui o recebimento, pelo Prof. Henry Campos, da lista assinada pelos concludentes, das mãos da Profª Simone Borges, Pró-Reitora Adjunta de Graduação; a leitura do juramento de Hipócrates, na ocasião comandada pelo graduando Emanuel Apollo de Macedo Ferreira, e a leitura do termo de colação pelo Reitor Henry Campos.

Fizeram parte da mesa dirigente dos trabalhos, além do Reitor da UFC, o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Prof. Manuel Andrade Furtado; a Pró-Reitora de Extensão, Profª Márcia Machado; a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Profª Marilene Feitosa Soares; a Pró-Reitora Adjunta de Graduação, Profª Simone Sá Borges; os professores Valeria Goes Ferreira Pinheiro e Francisco das Chagas Medeiros, Diretora e Vice-Diretor da Faculdade de Medicina, respectivamente; Manuel Oliveira Filho, coordenador do Curso de Medicina, e Álvaro Jorge Madeiro Leite, coordenador do Internato em Pediatria.

Leia mais: Curso de Medicina da UFC em Sobral realiza colação de grau de 17 concludentes: https://goo.gl/ Z47YTA

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

Crédito das imagens em anexo: Ribamar Neto/UFC​

---
Universidade Federal do Ceará  UFC
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – CCSMI
Avenida da Universidade, 2853, Campus do Benfica, Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7938
www.ufc.br – Facebook – Twitte r – Instagram – Flickr – UFCTV

Nenhum comentário: