Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 31 de maio de 2017

V Simpósio em Economia Rural inscreve trabalhos até 20 de junho


V Simpósio em Economia Rural inscreve trabalhos até 20 de junho

Estão abertas, até 20 de junho, as inscrições de trabalhos para o V Simpósio em Economia Rural, promoção que o Mestrado Acadêmico em Economia Rural (MAER) da Universidade Federal do Ceará realizará no dia 14 de julho, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

Com o tema "A questão hídrica e seus desafios no Nordeste brasileiro", os interessados podem inscrever artigos em três áreas: Economia Agrícola, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Economia Regional; e Economia do Trabalho, Economia Social e Demográfica. Os 12 melhores artigos irão compor o livro eletrônico do simpósio, e os três primeiros serão premiados com placa.

Segundo os organizadores, o evento tem por objetivo estimular o debate sobre os processos de desenvolvimento e seus impactos, notadamente ambientais, econômicos e sociais, em uma região sensível e estratégica do Brasil, o Nordeste. Na ocasião, serão apresentados e debatidos os resultados de trabalhos realizados, aproximando o MAER da sociedade e trazendo a sociedade para o curso, de forma a construir conjuntamente o desenvolvimento rural sustentável brasileiro.

Outro intuito é reunir a comunidade profissional e acadêmica, promovendo a socialização do conhecimento e a interação entre todos os que têm interesse em discutir os desafios ambientais, políticos, econômicos e culturais da sustentabilidade do Nordeste.

O evento acontecerá no auditório do Departamento de Zootecnia. Mais informações sobre inscrições e programação estão no site do simpósio (www.simposioeconomiarural.org ).

Fonte: Mestrado Acadêmico em Economia Rural da UFC – fone: 85 3366 9716

===

Mesa-redonda discutirá avaliação de políticas públicas no Nordeste

No próximo dia 6, mesa-redonda sobre Avaliação de Políticas Públicas no Nordeste acontecerá, das 14h às 18h, no auditório do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

Participam os professores Alcides Fernando Gussi e Carlos Américo Leite Moreira, do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas da UFC; Alexandrina Sobreira e Cátia Lubambo, da Fundação Joaquim Nabuco (PE); Marcos Falcão Gonçalves, do Banco do Nordeste, e Maria Lúcia Carvalho, da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia.

O evento integra a Jornada de Avaliação de Políticas Públicas no Nordeste do Brasil e faz parte da Agenda 2017 da Semana da Avaliação na América Latina e Caribe (EVAL 2017, https://goo.gl/fbD9mN), organizada pelo Centro para el Aprendizaje en Evaluación y Resultados de América Latina y el Caribe (CLEAR-LAC),com apoio nacional da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA).

A EVAL 2017 reúne setor público, sociedade civil e comunidade acadêmica na organização de diferentes atividades com o objetivo de gerar espaços de pesquisa e discussão sobre a importância do monitoramento e avaliação de políticas e programas públicos nos países da América Latina e Caribe.

Entre os objetivos está o compartilhamento e a discussão de enfoques, estratégias, metodologias, experiências e resultados de avaliações, visando à melhoria de políticas públicas no continente.

O evento é aberto ao público e não há necessidade de realizar inscrição prévia.

Fonte: Prof. Alcides Fernando Gussi, do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas da UFC – fone: 85 3366 7435

===

II Encontro de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo recebe inscrições até 9 de junho

O Curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará recebe inscrições via Internet (www.enepes.wixsite.com/enepes ), até 9 de junho, para o II Encontro de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (II Enepes). O evento será realizado nos dias 13 e 14 do mesmo mês no bloco III da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC – Rua Marechal Deodoro, 400, Benfica).

Aberto a estudantes, profissionais e pesquisadores da área secretarial, o II Enepes tem inscrições gratuitas, condicionadas à doação de leite em pó integral no primeiro dia de atividades. As doações serão revertidas para o Instituto da Primeira Infância (IPREDE), organização não governamental e projeto de extensão da UFC.

PROGRAMAÇÃO – No dia 13 de junho, a mesa-redonda "Teoria e prática secretarial: contribuições da pesquisa científica" contará com a participação das professoras Carla Schmidt, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (Abpsec); Cibele Barsalini Martins, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e também da Abpsec; e Conceição Barros, da UFC. O dia 14 será dedicado à apresentação dos trabalhos aprovados para o encontro.

O II Enepes expedirá certificado para todos os participantes, e os três trabalhos mais bem avaliados serão indicados para publicação na Revista GeSec (Qualis B2), na modalidade fast track.

Fonte: Coordenação do Curso de Secretariado Executivo – fone: 85 3366 7812

===

CAEN promove seminário sobre avaliação comparativa das leis de incentivo à educação no Ceará

O Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará promove, nesta quarta-feira (31), seminário de pesquisa com o tema "Avaliação comparativa das leis de incentivo à educação no Ceará", a ser apresentado por Diego Rafael Fonseca Carneiro, doutorando do programa.

O evento é aberto ao público e será realizado no auditório do CAEN (Av. da Universidade, 2700, 2º andar, Benfica). Os participantes terão direito a certificado, que estará disponível no site do programa (www.caen.ufc.br) uma semana após a realização do seminário.

SAIBA MAIS – Orientada pelo Prof. Guilherme Irffi, a pesquisa de Diego Carneiro, disponível em artigo no site do CAEN (https://goo.gl/rkfa7c), propõe-se a examinar dois arquétipos de vinculação orçamentária efetivados no Estado do Ceará, testando sua eficácia em aumentar a proficiência dos alunos de suas redes municipais de ensino por meio da indução de um comportamento proativo dos agentes políticos locais.

Fonte: Coordenação do CAEN – fone: 85 3366 7751

===

Educação básica é tema de lançamento de livro e seminário em Sobral

Será lançado nesta quinta-feira (1º), às 19h, na Casa de Cultura de Sobral (Av. Dom José, 929, Centro), o livro Ensino de Ciências e Matemática: enfoques de práticas docentes. A obra é uma iniciativa do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (Comfor) e do Instituto UFC Virtual, em parceria com a Secretaria da Educação de Sobral.

Composto por artigos de pesquisadores, professores e tutores participantes das ações do Comitê, o livro, que será distribuído gratuitamente, reúne experiências e práticas direcionadas em sala de aula para o ensino de Ciências e Matemática, utilizando metodologias como oficinas, jogos, teatro, músicas, entre outras. Interessados podem inscrever-se através de formulário on-line (https://goo.gl/o2XhSd).

AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES – Na sexta-feira (2), será realizado, no auditório do Campus da UFC em Sobral – Mucambinho (Rua Coronel Estanislau Frota, s/n, Centro), das 8h às 17h, o Seminário Pisa for Schools. Voltado para gestores e professores de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da rede pública, o evento vai abordar o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que será aplicado nas escolas de Sobral no segundo semestre deste ano.

O Pisa foi projetado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para obter referências sobre o desempenho em leitura, Matemática e Ciências de estudantes de 15 anos de idade. O Pisa for Schools avalia especificamente o desempenho dos alunos em pequenas comunidades escolares e tem questões similares ao Pisa tradicional. Mais informações estão no site da Secretaria da Educação de Sobral (https://goo.gl/MTayM9).

Fonte: Instituto UFC Virtual – fone: 85 3366 9457  ​

---
Universidade Federal do Ceará  UFC
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – CCSMI
Avenida da Universidade, 2853, Campus do Benfica, Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7938
www.ufc.br – Facebook – Twitte r – Instagram – Flickr – UFCTV



Nenhum comentário: