Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 2 de maio de 2017

ACADEMIA CEARENSE DE LITERATURA E JORNALISMO CONVIDA PARA O DIA 4

ACADEMIA CEARENSE DE LITERATURA E JORNALISMO CONVIDA PARA O DIA  4

Confrades,

Quero solicitar a cada um de vós que envide esforços para comparecer à Assembleia Geral da próxima quinta-feira, em que comemoraremos o nosso 6º Aniversário e  homenagearemos dois acadêmicos, por meio de seus respectivos patronos, que em ambos os casos são seus pais.

Informo-vos que após o descerramento das pinturas a palavra será franqueada a oradores inscritos previamente, entre dois e quatro acadêmicos que se queiram pronunciar. É preferível que os discursos sejam escritos, para que cada orador tenha controle  sobre o tempo da fala, que deve ser mais densa do que extensa.

Os temas propostos são, naturalmente, a idade nova da ACLJ, e os dois Patronos homenageados. A guisa de mote para o primeiro tema, lembro-vos, seis anos de existência de uma entidade como a nossa, com intensa atividade, é um feito maiúsculo. A Padaria Espiritual somente existiu por cinco anos, assim mesmo “morrendo e resistindo”.

Como é sabido, um pequeno grupo de confrades vem cumprindo os “trabalhos de Hercules” para que a ACLJ tenha vencido o puerpério e a primeira infância, em que o índice de mortalidade de instituições é muito alto – considerando que existir de forma vegetal, rendendo um pálido broto bissexto das xerófilas, como acontece a tantas congêneres, não melhora a estatística.

Então, com mais veras os acadêmicos da ACLJ com menor investimento pessoal em esforços pela sobrevida e pelo brilho da entidade devem se desdobrar em sacrifícios para comparecer em passeio completo (portando a sua pelerine) e, se possível, participar mais ativamente das nossas Assembleias, em tributo aos confrades que se têm dedicado e se doado pelo grupo.

Por fim, quero sugerir aos confrades que conheceram mais de perto Jáder ou Dorian que se disponham a lhes dedicar algumas palavras durante a solenidade. Por exemplo, o Nirez e o Augusto Borges, que estão há mais tempo na estrada e na imprensa, e que têm uma prosa tão brilhante e interessante – sem exclusão de qualquer outro que se queira pronunciar.

A propósito, alguns acadêmicos serão surpreendidos com referências à si e à sua obra, inseridas no cerimonial, de modo que em não se fazendo presentes esses evidenciarão a sua ausência e o seu desinteresse, de modo patético e melancólico. Por isso, e por fim, solicito que os que estiverem impedidos de comparecer na quinta-feira comuniquem com urgência.

Abraço a todos.

Reginaldo Vasconcelos

Nenhum comentário: