Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Projeto Ouvindo Letras faz homenagem ao cantor e compositor Belchior


Projeto Ouvindo Letras faz homenagem ao cantor e compositor Belchior

Em edição especial, o projeto de extensão Ouvindo Letras fará homenagem ao compositor e cantor cearense Belchior, falecido no último sábado (29), no Rio Grande do Sul. O encontro será na próxima quinta-feira (4), às 18h30min, no Auditório José Albano (área 1 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2683, Benfica). As inscrições podem ser feitas por meio do formulário eletrônico disponibilizado pelo projeto (https://goo.gl/rnAunh) ou presencialmente no dia e local do evento.

Com o objetivo de "trocar conhecimentos sobre o discurso presente na música popular brasileira", o Ouvindo Letras tem a coordenação do Prof. Nelson Costa, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Na homenagem a Belchior, o Prof. Nelson e a Profª Maria das Dores Nogueira Mendes, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, falarão sobre a produção do compositor sobralense que influenciou diversos artistas e segue encantando gerações de fãs.

"Vamos não apenas ouvir suas canções mas também falar sobre as mesmas. Será um encontro excepcional, que se dará em virtude de sua morte. Eu vou expor uma palestra denominada 'A alucinação de Belchior: um discurso entre a realidade e o sonho'; e a Profª Maria das Dores Nogueira Mendes apresentará a palestra 'Arco-íris, anjo rebelde: as letras e a voz do trovador Belchior'", detalha o professor.

Até dezembro, sempre às quintas-feiras, às 18h30min, no Auditório José Albano, o projeto Ouvindo Letras abordará o discurso de diversos artistas e movimentos estéticos da MPB. Os participantes que se inscreverem e registrarem 75% de comparecimento nos encontros receberão certificado.

Mais informações podem ser solicitadas através do e-mail ouvindoletrasufc@gmail.com e na página do projeto no Facebook (https://goo.gl/3eJe9f).

Fontes: Prof. Nelson Costa, coordenador do projeto – fone: 85 99993 4913 / Naiane Araújo, bolsista do projeto – fone: 85 99402 0991

===

Grupo de Choro Lágrimas da PS, de Sobral, é atração do Circuito-UFC Arte deste sábado (6)

Será realizada neste sábado (6), às 19h30min, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Av. da Universidade, 2210, Benfica), a segunda edição do Circuito UFC-Arte de 2017. Desta vez, a atração é a música instrumental do grupo de choro sobralense Lágrimas da PS, com participação do quarteto de madeiras 4 em Foco.

Com um repertório que contempla grandes nomes do choro brasileiro, o Lágrimas da PS irá executar clássicos como "Trombone atrevido" e "Descendo a serra", de Pixinguinha; "Pedacinhos do céu" e "Cinema mudo", de Waldir Azevedo; e "Bole-bole", de Jacob do Bandolim. Ainda integram a apresentação as músicas "Gingando no choro" e "Perna de alicate", do bandolinista cearense Jorge Cardoso, que participará da apresentação.

Projeto formado por músicos da região de Sobral, ligados ao Curso de Música-Licenciatura da UFC, o grupo Lágrimas da PS foi criado em janeiro de 2015 tendo como um dos objetivos a ampliação do universo musical de crianças e adolescentes através da apresentação em escolas públicas e concertos didáticos. Assim, para além do entretenimento, as apresentações do grupo constituem momentos de difusão e fomento em música.

Também criado a partir do Curso de Música da UFC, desta vez em Fortaleza, o 4 em Foco surgiu com o desafio de levar ao público a sonoridade dos instrumentos de sopro fagote, oboé, clarinete e corne inglês.

CIRCUITO UFC-ARTE – Consiste em uma série de ações artístico-culturais promovidas pela Secult-Arte desde 2012, com o objetivo de valorizar e divulgar o trabalho de grupos artísticos através de sua circulação entre os campi da UFC em Fortaleza e no Interior.

Por meio da parceria firmada em 2016 com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), deu-se início também à circulação dos grupos nos equipamentos culturais do Estado, democratizando-se o acesso à cultura e favorecendo-se o desenvolvimento do fazer artístico e de formação de plateia e a fruição artística dos membros da sociedade em geral. Mais informações estão na página do evento no Facebook (https://goo.gl/qHxkLu).

Fonte: Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC – fone: 85 3366 7831

===

Em maio, Orquidário realiza Oficina de Cultivo de Flores em Vaso

A oficina mensal realizada pelo Orquidário da Universidade Federal do Ceará terá como foco, em maio, o cultivo de flores em vaso.

A atividade é aberta ao público em geral e ocorrerá no próximo dia 6, com turmas em três horários – 8h, 9h e 10h –, na sede do Orquidário (bloco 805, Horta Didática do Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), em Fortaleza. Os trabalhos serão coordenados pelos professores Roberto Takane e Lilian Dionísio.

As inscrições são feitas no dia do evento. É necessário apenas que o participante leve 1 litro de óleo comestível e 1 quilo de alimento não perecível para doação ao Lar Torres de Melo e ao Lar 3 Irmãs, que assistem idosos.

Mais informações estão disponíveis na página do Orquidário da UFC no Facebook (facebook.com/orquidarioufc) ou podem ser solicitadas pelos e-mails ceflorufc@gmail.com e cefloufc@hotmail.com.br.

Fonte: Prof. Roberto Takane, do Departamento de Fitotecnia da UFC – fone: 85 3366 9668​

---
Universidade Federal do Ceará  UFC
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – CCSMI
Avenida da Universidade, 2853, Campus do Benfica, Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7938
www.ufc.br – Facebook – Twitte r – Instagram – Flickr – UFCTV

Nenhum comentário: