Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

SOCIEDADE DE CULTURA LATINA DO BRASIL 23/09/2015

SOCIEDADE DE CULTURA LATINA DO BRASIL 
                          Regional  do Ceará
                Fundada em 15 de abril de 2004

23 de setembro de 2015

O AVÔ INTERDITO
Batista de Lima
(Da Academia Cearense da Língua Portuguesa)

Uma palavra cruzou tua tarde
asa negra em vôo sem volta
e a máquina do mundo trincou teu coração
e o mês se dividiu em claroescuro
e os bois esqueceram os berros
e os gatos suspenderam os saltos
e as nuvens se avolumaram aladas
e a brisa se tornou arrobas
e os homens se renderam aos passos
e os pássaros se prenderam aos galhos
e a noite se antecipou à tarde
e a casa se travou em grades
e o tempo se esculpiu crispado
e sete homens te conduziram em prece
e sete damas te carpiram léguas.

Uma palavra apunhalou teu sonho
numa touceira de versos petrificados
e as cancelas se fecharam em cruzes
e o lamaçal se tornou pedreira
e minha avó adormeceu viúva
e sete palmos te cantaram alvíssaras
e as margaridas se desfizeram em pétalas
e um vento quente se deslocou da serra
e um galo rouco descosturou a hora
e as moradeiras se desfizeram em preces
e a umburana se transformou em veste
e o sino triste repicou lamentos.

Uma palavra te emparedou os rumos
e o Padre Ignácio te benzeu os pés
e minha dor se negou ao verbo
e os peixes órfãos se perfilaram açudes
e o alpendre em sombra pestanejou adeuses
e cada vizinho te ofertou um luto.

Uma palavra desarrumou teu gesto
e a vaca preta suspendeu a mama
e a chaminé transfigurou-se em lama
e a Serra Negra enegreceu o dia
e a vila triste te recebeu deitado
e o criador se arrependeu já tarde
e a minha avó anoiteceu viúva.

PLACIDEZ
Neide Azevedo Lopes
(Da Academia Cearense da Língua Portuguesa 
e da Sociedade Amigas do Livro, de Fortaleza)

Repousas teu desejo em meu desejo
E juntos, varamos o peso das sombras
A noite cai, sobre insondáveis fendas
E juntos, vestimos túnicas de sonhos

Repousas tuas mãos sobre as minhas
E as deixamos viajar sem rumos
A noite cai sobre impalpáveis brisas
E juntos voamos as asas do vento

Repousas teu corpo em meu corpo
e tudo há de ficar aquietado
A noite cai sobre invisíveis sendas
E juntos, velamos a estática brancura.

Repousas tua alma em minh'alma
e nada mais precisa ser mudado
A noite cai sobre o imprevisível medo
E juntos, absorvemos o mudo silêncio.

DESENCANTO
Zinah Alexandrino
(Da Academia Feminina de Letras
 e da Associação de Jornalistas
 e Escritoras do Brasil-AJEB.)

Encharquei-me de perfume,
usei o vestido mais sensual,
fugi do meu mais completo
modo habitual.
Viajei  nas horas antegozando
cada segundo que antecedia
o nosso encontro.

Enchi-me de mistérios
para te encantar, 
imaginei a melhor performance
para de vez te conquistar,
ensaiei caras e bocas
em frente ao espelho.

Desta vez era tudo ou nada,
definição total.
Mas na hora "h",
que decepção!
Você ficou na mesmice 
e quebrou-se o encanto.

MAIOR QUE TUDO
Vicente Alencar
(Vice Presidente Nacional da
Sociedade de Cultura Latina 
do Brasil - Regional do Ceará)

Quando giras a cabeça
com uma graça infantil
e bem particular,
sinto que meu interior
balança, meu coração arranca
e todo meu ser se altera.
É a força do sentimento
que tenho por tí,
bem maior que tudo
que antes me aconteceu.

Teu gestos são ímpares
e me fazem bem a vista e a alma.
Quando não estás comigo
nada se modifica
e não vejio beleza em nada.

Quando estamos juntos 
tudo é motivo de alegria
e o nascimento do teu sorriso
modifica meu ser
e altera meus instintos.
Vivo um permanente estado de amor!

Atenção!
De segunda a sexta-feira (nos dias em  que a Emissora não transmite futebol) o Programa Vicente Alencar - Educação, Cultura e Esporte. Das 22 ÀS 23 HORAS, antes das Últimas do Esporte e depois do Programa Liberdade de Expressão do Morais Filho.

Nos aparelhos de RÁDIO: 620 AM. E na internet: radioassuncaocearense.com

Dia 3 de outubro às 9h30min na Casa de Juvenal Galeno - Rua General Sampaio, 1128, no centro de Fortaleza a realização da reunião da UBT - União Brasileira de Trovadores, Secção de Fortaleza.

Naquele dia haverá a premiação de todos os ganhadores do Concurso de Trovadores Maciço de Baturité organizado por Anamaria Nascimento, Artemiza Correia e Francinete Azevedo.

Desejamos a todos os nossos amigos uma bela semana.

Nenhum comentário: