Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

COLUNA DO VICENTE ALENCAR Edição nº 868.

COLUNA DO VICENTE ALENCAR 
Edição nº 868.
Sexta-feira, 18 de setembro de 2015.
Fortaleza - Ceará - Brasil.
Brasil.
América do Sul.

FORTALEZA - Capital Brasileira do Artesanato!

"O Brasil é um país cujos dirigentes tem juízo igual a um tambor. Ou melhor não tem juízo., Faz muito barulho mas não tem nada dentro. Vejam: fizeram tanta questão no tocante a instalação de extintores e agora resolveram extinguir os extintores. É difícil entender a "administração" brasileira. Sem nenhuma dúvida!" (Jovino Nunes de Alencar, 86 anos, lúcido, sem doenças degenerativas e olhando o Brasil com os olhos abertos!)

GRECIANYY LANÇA LIVRO NESTE SÁBADO
A escritora Grecianny Carvalho Cordeiro que já publicou vários romances, envereda agora pelo maravilhoso mundo da Poesia.

LANÇARÁ NESTE SÁBADO A PARTIR das 18 horas na Livraria LEITURA no Centro de Compras RIO MAR seu novo livro.

Intitula-se "POEMAS A QUATRO MÃOS" escrito em combinação com o médico e escritor 
Luiz Gondim. Um trabalho de muita luminosidade e que deve ser prestigiado por todos nós.

MOTO - Transporte que mata. Compre uma Moto e morra antes do tempo. Transporte de duas rodas NÃO MERECE A CONFIANÇA DE NINGUÉM. (Nem Bicicleta).

AS TRAÇAS  U M GRUPO DE INTELECTUAIS EXISTENTE EM FORTALEZA HÁ MAIS DE 20 ANOS ESTÁ PREPARANDO UMA edição comemorativa. Será sua nova coletânea.

Atenção Motoristas! Evite a Esquina dos Acidentes! Rua Torres Câmara com Rua Silva Paulet, cruzamento PERIGOSO. Todos os dias alí são registrados abalroamentos, TODOS OS DIAS!

Uma das ÚLTIMAS VITIMAS foi a senhora Norma Saboia que recebeu varios machucados, quando uma "colega" invadiu a preferencial e jogou-se contra seu veículo que ficou imprestável e  ELA TEVE QUE ADQUIRIR UM OUTRO.

Você já sorriu hoje?


UMA EXCELENTE NOTICIA: O cantor Dílson Coêlho que estava no Paraná voltou a Fortaleza para uma temporada de férias. 

DÍLSON  que detém uma das vozes mais bonitas do Brasil, ACEITA CONVITE PARA APRESENTAÇÕES, pois encontra-se em sua cidade que ele adora e louva por onde anda. Faz a mesma coisa que eu faço, elogia nossa terra, quando está lá fora.

FUTEBOL & CIA
O Fortaleza Esporte Clube contratou um jogador de 21 anos, QUE DIZEM, FOI REVELAÇÃO NA PORTUGUESA DE DESPORTOS. AGORA PERGUNTA-SE: COMO UM TIME DO SUDESTE COMO A PORTUGUESA vai liberar UM ATLETA REVELAÇÃO? ELA, a  "Lusa" que precisa de bons jogadores.

É difícil uma inteligência normal entender!

Por sinal o Fortaleza jogará neste final de semana pelo CAMPEONATO Brasileiro III diante do Botafogo de João Pessoa, na Capital tabajara.

CORREIA cumprindo suspensão pelo terceiro amarelo não jogará.

JOSÉ MARIA CHAVES e Walkiria continuam na Europa participando UMEAL - União Mundial de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos.

CLUBE DOS ASSALTADOS
1 - Maria de Lourdes Coutinho.
2 - Pedro dos Santos.
3 - Moema de Lima e Silva. 
4 - Ana Carolina Medeiros.
5 - João Heitor Basilio de Medeiros.
6 - Ethel Basilio de Medeiros.
7 - Eusélio Gadelha de Oliveira.
8 - Francisco José Lira Coêlho.

Atenção: os amigos que desejarem divulgar que já foram assaltados (BRASIL NÃO MERECE ISSO) como eu já fui no prédio do Banco do Brasil na Maternidade Escola Assis Chateaubriand podem nos comunicar.

VAMOS A PROGRAMAÇÃO DO II LITERAR, II Encontro de Escrita e Leitura para Alunos e Professores, promoção da ACADEMIA Fortalezense de Letras em  convênio com a Organização Farias Brito. (Av. Dom Luís).

Organização de Fernanda Quinderé (Presidente), Beatriz Alcântara (Diretora de Cultura e Publicações com apoio de Antonio Colaço Martins (Vice-Presidente da AFL), Siridião Montenegro (Secretário Geral) e a Diretoria da Academia.

O Convidado especial do evento é o escritor Antonio Torres, da Academia Brasileira de Letras, e, que tem, como seu patrono o escritor cearense José de Alencar, o maior do Brasil.

O II LITERAR terá um dia inteiro voltado para a escrita e a leitura, neste sábado, no TEATRO NADIR PAPI SABOIA e em uma dezena de Salas da Organização Fárias Brito. 

Começará por volta das 9 horas e 30 minutos com abertura do romancista Antonio Torres ocasião em que vai proferir a palestra "Como Nasce uma História" versando sobre os processos criativos, apoiado em música e leitura em voz alta, margeando poesia e prosa, diferenças e aproximações entre os gêneros literários. 
Apresentação: Fernanda Quiinderé, presiden te da AFL.


OUTRA ETAPA:
10h30min às 11h30min - OFICINAS DE ESCRITA E LEITURA.

AAAAA - Vivenciar a escrita criativa - folha em branco, escrever a partir de um traço, ler, cortar, acrescentar, emendar ou recomeçar, ler. AFL - Beatriz Alcântara e Cybele Pontes.

BBBBB - A Crônica - todos os temas servem à crônica. Pacto da realidade com a ideia, a verdade e o imaginário. AF L - Celma Prata.

CCCCC - Escrita criativa - o prazer de não escrever sempre do mesmo modo, ser criativo mais verossímil, o desafio de ser generoso e não entregar verdades fechadas ao leitor. AFL - Professor da Organização Farias Brito.

DDDDD - Poesia e Leitura - oficinal voltada à recuperação do livre prazer que sons e imagens chamam à reintegração da pessoa com o lirismo e a musicalidade das palavras entre sí. CHUVA DE POESIA. AFL - Rita de Cassia, Fernandes Araújo, "Cf" mais Maria das Graças Fonteles e Maria Luisa Bomfim.

EEEEE - Cada livro uma história - por meio de testemunhos de quem escreveu uma obra, de quem dos livros cuida  ou coleciona, ou de quem uma obra se utiliza no ofício, penetrar o universo oculto da palavra impressa. AFL - Ubiratan Aguiar "Cf" mais José Augusto Bezerra, Révia Herculano e Fernanda Quinderé.

FFFFFF - Falar bem, arte e sabedoria - entender como numa fala curta, clara e objetiva, sem particularidades individuais incessantes, todavia enriquecida com brevíssimos toques de humor e emoção, tornam-se mensagens eficazes e prazerosas. - AFL - Vicente Alencar e Lúcia Lustosa.

NOVA ETAPA - TARDE

14h30min - Auditório - conferência do escritor da Academia Brasileira de Letras, Antonio Torres, versando sobrte "IRACEMA - 150 anos do romance indianista e José de Alencar". Apresentação por Beatriz Alcântara, Diretoria de Cultura e Publicações da AFL.

Atenção! Evite passar PELO CRUZAMENTO DA RUA DR. JOSÉ LOURENÇO COM  a Av. SANTOS DUMONT, NO SENTIDO SERTÃO PRAIA  pela  RUA DR. JOSÉ LOURENÇO.  O "engarrafamento" é colossal em todos os horários. 

Atenção!

DIA DOS SÍMBOLOS NACIONAIS!

Embora Universidades, Faculdades, educandários, Colégios e demais estabelecimentos QUE DEVERIAM LEMBRAR NÃO o fazem, hoje dia 18 de setembro é o dos dos Símbolos Nacionais.

Nosso primeiro Símbolo Nacional, a Bandeira, foi criada no dia  18 de setembro de 1822, por um Decreto de Dom Pedro I e, apesar de ter mudado bastante, ainda mantém o Losango amarelo sobre o retângulo verde.

A versão mais recente foi criada 4 (quatro) dias após a Proclamação da República e alterada em 1992, quando uma Lei propôs que os Estados brasileiros e o Distrito Federal fossem representados perlas estrelas.

Os outros símbolos são as Armas Nacionais ou O Brasão Nacional, o Selo Nacional e o Hino Nacional, oficializado em 1922.

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES CEARENSES - E comprem seus livros.

Poetas e escritores não podem ceder livros gratuitamente.

Eles pagam a edição e além do mais, compram comida, roupas, sapatos, pagam água, luz, telefone, gasolina, remédios e muitas coisas mais que depois são diluídos nos IMPOSTOS altíssimos e transformados em BOLSAS de variados nomes que são distribuídas aqueles que não trabalham NEM QUEREM trabalhar.

vicentealencar25@yahoo.com.br

OBS:
O BRASIL NÃO MERECE O MOMENTO QUE ESTÁ VIVENDO.


________________________________________
UBT - UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES.
 Reuniões no primeiro sábado de cada mês.
Das 10 às 12 horas.
Local: Academia Cearense de Letras.
(Palácio da Luz - Rua do Rosário, 1)
Centro - Fortaleza - Ceará.
________________________________________




LIVRO: MEU PERCURSO NA UNIVERSIDADE.
EDITORA: IMPRECE.
AUTOR: ANTONIO DE ALBUQUERQUE SOUSA FILHO.
PROJETO GRÁFICO E CAPA: GERALDO JESUÍNO.
ANO: 2014.


Nenhum comentário: