A definição aconteceu durante reunião do MOVIDA com o presidente da Câmara Municipal, Walter Cavalcante, que manifestou total apoio às ações em defesa da vida.
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Walter Cavalcante, recebeu na manhã desta quarta-feira, 15, uma comissão composta por 14 integrantes do Movida, Movimento pela Vida e Não violência, para definir questões sobre a realização da Marcha pela Vida e Contra o Aborto.
Durante a reunião, ficou confirmada a data para a realização do evento neste ano. A marcha vai acontecer no dia 15 de setembro. A escolha da data não foi à tôa. Ela se deve à votação da reforma do Código Penal, prevista para acontecer no segundo semestre deste ano. O projeto trata entre outras questões da descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. Para a Marcha, já está confirmada a participação da cantora Elba Ramalho. Outros artistas já estão sendo convidados.
Durante a reunião, que foi um verdadeiro ato ecumênico, ficou clara que a mobilização em defesa da Vida está muito além das concepções religiosas. Os argumentos para se defender a vida desde a concepção são científicos. Se há um código genético há vida e impedir o desenvolvimento deste ser não é ético. Entre os ativistas pela vida que participaram da reunião, havia católicos, evangélicos, espíritas, judeus e ateus. Na ocasião, o coordenador administrativo do MOVIDA, Fernando Lobo, presenteou o presidente da Câmara com o curta "Flores de Marcela", que mostra a história real de uma bebê anencéfala que teve a chance de nascer e viver por dois anos graças ao amor e persistência dos pais.
Em 2012, a Marcha pela Vida Contra o Aborto foi realizada no dia 11 de novembro e reuniu cerca de cinco mil pessoas no aterro da Praia de Iracema. Entre as atrações, estavam Elba Ramalho, Nando Cordel e Chico Pessoa.
Para a coordenadora geral do MOVIDA, Karla Montenegro, as expectativas para a Marcha deste ano são as melhores. “Com um bom planejamento, queremos mobilizar toda a sociedade em defesa da vida” - declara. A idéia é dobrar o número de participantes no evento e celebrar a vida, conscientizando a população sobre a importância de defender a vida desde a concepção em um momento delicado quando a legalização do aborto no Brasil está na pauta da votação do Congresso Nacional, com a reforma do Código Penal.
MOVIDA
O MOVIDA – Movimento Pela Vida e Não Violência - é uma associação sem fins lucrativos sediada em Fortaleza, criada há cinco anos. É referência nacional entre os movimentos pró-vida e integra a Rede nacional Brasil sem Aborto. A diretoria do Movida é composta por Karla Montenegro, na Coordenação Geral; Fernando Antônio Lobo Marques (Coordenador Administrativo e Financeiro), Marília Bitencourt Campos Calou, (Coordenadora Institucional); Marcel Pinheiro de Carvalho Silva (Secretário Geral); e Luis Eduardo Granjeiro Girão (Coordenador de Comunicação Social).
Sobre a Reforma do Código Penal
O Projeto de Lei PLS 236/2012, que tramita no Senado Federal desde 09 de julho deste ano, tem votação prevista para meados do segundo semestre deste ano. Trata-se de uma ampla reforma do atual Código Penal Brasileiro em vigor, que, se aprovado, vai despenalizar e incentivar práticas de crimes como Aborto, Eutanásia e Infanticídio.
Um dos capítulos mais preocupantes e que merece atenção especial da sociedade civil é o que trata sobre os crimes contra a vida. A nova proposta pretende descriminalizar o aborto, se este for realizado até a 12ªsemana de gestação e vai diminuir as punições em relação a este crime. Quanto a Eutanásia, o novo Código apresenta uma flexibilização muito perigosa para o direito à vida dos doentes terminais, bem como a descriminalização do Infanticídio.
Opinião pública
Uma consulta popular realizada pelo DataSenado e divulgada em outubro de 2012 revelou que 82% da população do país manifestou-se contra a descriminalização da prática quando realizada por livre escolha, sem que a gestação seja fruto de estupro ou implique em risco de vida para a mãe.
Você pode acompanhar a tramitação do Projeto de Lei do Novo Código Penal pelo link: http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=106404
Marcha Pela Vida Contra o Aborto
15 de setembro de 2013
MOVIDA – Movimento Pela Vida e Não-Violência
Av. Desembargador Moreira, 2120- sala 1308 - (85) 3244-1094
Contatos para entrevista:
Karla Montenegro, coordenadora geral MOVIDA – (85)9989-4672/(85)8899-2280
Fernando Lobo, coordenador administrativo MOVIDA –(85)8696-1172
Marcel Pinheiro, secretário geral – (85)8841-6236
Gilda Barroso, assessora de imprensa – (85)8839-9322/ (85)9925-5762
--
Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.
Madre Teresa de Calcutá
Nenhum comentário:
Postar um comentário