Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

domingo, 19 de maio de 2013

Confira as Notícias do Turismo do Pará - 17.05.2013


Festival Folclórico em Curuçá terá aporte financeiro do MTur

Igarapé Marauá - Curuçá/ Foto: Orlando Vieira 
O Ministério do Turismo (MTur) escolheu o 36º Festival Folclórico de Curuçá como um dos projetos contemplados pela Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. O Governo Federal fará um aporte financeiro no valor de R$ 150 mil, que será investido na infraestrutura do evento, que acontece entre os dias 18 e 21 de julho, no Bosque da Igualdade. 

Para o município de Curuçá investir na atividade turística é uma alternativa para geração de receita, além de aumentar de 20% a 30% o fluxo de turistas e visitantes, criando aproximadamente mil novos postos de trabalho diretos ou indiretos durante o festival. 

Em toda a região Norte do país, somente cinco cidades foram beneficiadas com o projeto: Palmas (TO), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Macapá (AP) e Curuçá (PA). Ao todo, 46 municípios brasileiros serão beneficiados. De acordo com o Ministério do Turismo, as cidades foram escolhidas pelo fortalecimento, promoção e desenvolvimento que podem proporcionar a atividade turística. 

Com o lançamento do Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará, em 2011, o município de Curuçá, na região Amazônia Atlântica, foi escolhido como um dos 21 municípios turísticos priorizados pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur), dado o seu potencial e produtos turísticos, e enquadramento dentro do segmento do Turismo Cultural.

Praia da Romana - Curuçá / Foto:Divulgação
Turismo em Curuçá - Atrativos naturais, como rios, igarapés e a Praia da Romana, banhada pelo oceano atlântico com quase 15km de areia branca e dunas em um ambiente rústico habitado apenas por  pescadores, são muito procurados por visitantes. 

Na Casa da Farinha, produtores locais apresentam o processo de produção da farinha e mandioca, além das demais iguarias derivadas da mesma, como: tapioca, beijus e o tucupi. Já na Casa do Avuado faz-se a degustação do turu e da ostra, bem como de peixe e camarão assados na hora. A Casa da Cultura expõe a memória da cidade, através de fotografias e pinturas, que retratam momentos históricos vividos pelos habitantes, bem como exposição e venda de artesanatos produzidos pelos artesãos locais, que utilizam como matéria prima a sucata marinha, esculturas em madeira, pinturas e cerâmica. 

O maior evento popular do município, porém, é o Festival do Folclore que acontece sempre nos meses de julho. As festividades religiosas como Círio de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da cidade, em setembro, a festividade de São Benedito Achado em dezembro, tem seu espaço no calendário oficial. Outro destaque é carnaval, famoso gerador de fluxo turístico por conta do bloco ‘Pretinhos do Mangue’, que arrasta milhares de brincantes sujos de lama do mangue como forma de protesto contra as agressões ao meio ambiente. 

O município tem infraestrutura para acomodar turistas e visitantes com conforto e segurança. Ao todo, são disponibilizados 238 leitos, distribuídos em dois hotéis e quatro pousadas, além de 14 restaurantes. 

Como chegar? Com uma população de 34.294 habitantes (IBGE, 2010), localizado a 136 km de Belém, o acesso a Curuçá é feito por via terrestre através da PA-136, que se origina no km 69 da BR-316, em Castanhal. A rodovia em perfeitas condições de asfalto e sinalização adequada facilita a chegada do turista. 


Texto: Tâmara Monteiro e Israel Pegado

Nenhum comentário: