Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 15 de abril de 2019

CLUBE DOS POETAS DE FORTALEZA - CPFOR / Domingo 14 de Abril de 2019.

CLUBE DOS POETAS DE FORTALEZA - CPFOR
         Fundado em 06 de Outubro de 2000
      Acesso a Internet em 12 de Maio de 2010
                  Fortaleza - Ceará - Brasil


       
Domingo 14 de Abril de 2019.


LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES CEARENSES!
CONHEÇA A OBRA DE CADA UM.


MANGAS MADURAS
Rita de Cássia Araujo
(Pertenceu a Academia Fortalezense de Letras)

Mangueiras
Seculares
Frondosas
Floridas
Renovadas
Folhas verdes
frutos crescentes.
Vida reciclada.
Sementes plantada
por mãos que se foram.

No balanço do vento
o cheiro perfumado
das mangas maduras
enchem a boca d'água.

Velha mangueira
invejo teu frescor
tuas novas crias
tua maturidade.

LEIA OS NOSSOS AUTORES,
DIVULGUE SEUS TRABALHOS.

Dia 16 de Abril, às 15 horas na Casa de Cultura Juvenal Galeno, Rua General Sampaio, 1128, no Centro de Fortaleza, mais uma reunião ordinária
da SOCIEDADE CEARENSE DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA.

Atenção!
Dia 30 de Abril, no Ideal Clube, onde pontifica Carlos Augusto Viana como seu Diretor de Cultura e Arte, o lançamento do livro ETERNIDADE HUMANA do Poeta cearense Márcio Catunda. 

Você está convidado a comparecer. Leveconsigo um amigo ou amiga. Prestigiar a Literatura Cearense é um compromisso de todos nós.   


MENINO ARTISTA
João Gomes da Silveira
(Autor do livro POESIA PARA A GAROTADA)

Um menino artista
fez de jenipapo
um brinquedo bom,
um belo artefato.

Madeiro comum,
antes foi levado
ao sol e, ao fogo,
depois, sapecado.

Taco de madeira,
esculpido a mão,
virou peça d'arte,
mercê do artesão.

Arte fina, agora,
hábil bailarino, 
um pião cochila
na mão do menino.

Dança mais e mais,
pião, teu bailado,
na palma da mão
do guri levado.

Como bailarinas
dança bem, pião,
que teu dono, agora, 
virou artesão.

NÃO CONCORDE COM A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS NOS ESTÁDIOS. SEU CONSUMO AUMENTA A VIOLÊNCIA!


LIBERDADE
Vicente Alencar
(Do livro POESIAS ENTRANDO PELA NOITE)

A liberdade de criar 
pertence ao coração.

Ele chama, conversa, 
dita o que quer
e o que deseja.

Todo o seu corpo 
atende ao chamado.

Ali, naquele momento
és apenas um ser
que ama.

Nada impedirá
seus pensamentos,
sua paixão,
o seu conforto de querer.

A liberdade de criar
faz teu coração dizer
tudo o que quer.

E você se encanta
e até se espanta
com tanto amor.

CIGARRO - INIMIGO DA SAÚDE E DO BOLSO!

Não esqueça: 
Há 20 anos os Servidores Públicos Federais não tem aumento de salario de acordo com a inflação
que todos sofrem em seus bolsos. 

Os olhares oficiais nos Governos dos últimos 20 anos voltaram-se apenas para os Servidores dos Poderes Legislativo e Judiciário. Os coitados do Executivo não são lembrados positivamente.

Vejam vocês o Programa Bolsa Família vai ganahr o Décimo Terceiro. É o cumulo!



ALMA EM TRANSE     
Reinaldo de Lima Meireles
(Autor de Canteiro de Sentimentos).

Acendei oh! luzes do meu pensamento
Tirai-me das garras da luxúria
Livrai-me deste ímpio tormento
Da ignomínia, da falsidade e da incúria.

Oh! luzes do meu pensamento
Abre as portas do meu coração
Fá-lo escutar todo o me lamento
Enquanto ainda uso a minha razão.

Acendei em mim a luz da misericórdia
Que se há apagado de minh'alma
E me tem torturado cotidianamente

Que faz de minha vida uma mixórdia
Quando tudo deveria estar em calma
Vivo em meio a conflitos, infelizmente.

ATENÇÃO! EVITE OS BURACOS DA RUA TORRES CÂMARA.
AQUELA VIA TRANSFORMOU-SE NUM INFERNO!


TARDE TARDERA
Aurila Carneiro
(Autora de "Lilases")

Todas as tardes deviam ser assim: 
de borboletas amarelas
de galinhas de angola
de rouxinóis.

Todas as tardes deveriam ter esta mesma luz
E esta mesma cor lilás
E esta capa de orvalho cobrindo o sol
Coroado de buganvilias

Todas as tardes deveriam ser
tarde de música
tarde de amor
tarde de paz
de mar, de jangadas
tarde de confissões
A conduzir nossos sonhos possíveis banhados
de corais.

Todas as tardes assim
Serão minhas,
serão tuas.
Estas tardes de versos.

DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA NO HORÁRIO DAS 22 ÀS 23 HORAS ESCUTE PELA RÁDIO ASSUNÇÃO 620 AM (a primeira da faixa) O PROGRAMA VICENTE ALENCAR - EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE. Também no Tablet e no Celular.
    

FUGA NECESSÁRIA
Marcio Catunda
(Autor do livro SINTAXE DO TEMPO)

Como fazer para que não percebam
que conheço as psicose deles?
Como suportá-los,  sem que eu me torne um deles?
Como não me confundir com a doidice deles?
Como não revelar as nossas diferenças indiscretamente?
Como adaptar-me à pontualidade absoluta?
À subserviência da arte de dizer sempre sim?
À hipocrisia ridente em nome de interesses espúrios?

CHEIRO DE MAR
Maria Luisa Bomfim
(Autora de Cheiro de Saudade")

Sou sua apaixonada
e
componho para você
minhas canções de amor.

O mundo se enche de graça
quando canto e o tempo passa
e
você sempre comigo.

Você me faz tanto bem!
Suas mãos são vagalumes
acendendo meus desejos.


Em meu corpo o seu cheiro
é puro cheiro de mar
meus beijos em sua boca
não se cansam de beijar.  

MARIA
Adriano Espínola
(Autor de "Beira Sol") 

Diz que dá pernadas na lua.
Entre uma cerveja e outra,
decifra os bigodes do chinês.
Com a mão esquerda,
retira um búzio da boca
de um marinheiro.
Com a bacia das coxas,
apara a resina do sexo.
Arranha com as unhas esmaltadas
a miçanga das estrelas.
Depois dorme por entre gatos
e palavras impublicáveis.

Ave Maria, cheia de graças.


A TELA
Ubiratan Aguiar
(Autor do livro PASSAGEIRO DO TEMPO)

A tela é vida em cores,
no movimento dos traços,
feitos por pincéis e braços,
assinalando a visão dos autores.

A tela retrata amores,
no agasalho dos regaços,
fantasiando os espaços,
no clarão dos refletores.

Assim colocadas em exposição,
o artista poe alma e coração,
suas alegrias e conquistas.

A origem do ser, da criatura,
numa lição viva de cultura,
na leitura dos galeristas.


VENDA DE BEBIDA NOS ESTÁDIOS? JAMAIS!
AS PESSOAS DE BEM NÃO DEVEM PERMITIR.
O ÁLCOOL SÓ DEIXA LUCROS PARA O FABRICANTE!


SOMBRA DE MIM MESMO
Eduardo Fontes
(Autor do livro DEVANEIOS)

Ontem, eu era
um menino valente,
um menino sonhador
de olhos a postos no céu,
e na natureza!...

Nas lagoas refletindo
o sol e as estrelas!

Esbelto no seu cavalo,
sem cabresto,
na sua bicicleta sem freios,
na sua coragem sem receios...

Hoje, sou uma sombra
de mim mesmo -
covarde a esmo,
sem brinquedo,
sem grandeza,
pensando na morte
mais que na vida -
uma sombra de mesmo!...


"A Poesia é uma mensagem do coração" (Jornalista Vicente Alencar).

"Pense grande, ajude o Ceará a se tornar maior" (Poeta Antonio de Fortaleza).


LEVA-ME CONTIGO
Neide Azevedo Lopes
(Autora de "O Resvalar do Sonho")

Leva-me contigo
Em tua alegria
Em tuas mãos
Sem que ninguém me veja.
Tomo pouco espaço.
Leva-me em teu pensamento.
Se não me podes levar,
Avisa pelo menos 
Para que eu possa
Preparar o coração
A tanta espera.

TROVAS

Guarda ainda com carinho,
e de lágrimas molhada,
teu branco lenço de linho
nas saudades do passado.
GISELDA MEDEIROS
(Da UBT-FORTALEZA).

Um sentindo profundo
já começa a florescer...
É o início do meu mundo,
Com um novo amanhecer.
VICENTE ALENCAR
(Da UBT-Fortaleza).


___________________________________________

Nenhum comentário: