ESCRITOR PIO BARBOSA
DESTACA A OPINIÃO DA
PROFESSORA ANA COSTA
Gostei da pergunta da professora Ana Costa Mendonça, é preciso mudar a visão de todo o país. Atualmente, só se fala de problemas, queremos soluções, de preferência rápidas como a vacinação de toda população, a prisão de quem desvia dinheiro dos cofres oficiais, e a erradicação da tolerância e da impunidade, alguns pontos podem ser relevantes, a começar do Judiciário, que precisa ser ativo nas decisões,agindo de maneira mais célere quanto a justiça. Enfim, o Brasil prá mudar, tem que, tratar bem cada cidadão, além de combater tenazmente, a criminalidade com rigor e prisão para quem destrói nossas matas e florestas. É preciso dar apoio a população indígena que tem sido saqueada, perseguida por pessoas que praticam a invasão de suas terras, estabelecendo garimpos ilegais, além da destruição da floresta, tudo isso, sob o olhar das autoridades vigentes que nada fazem para expulsar, prender e processar estes que violam espaços demarcados, sob a ameaça tácita de morte aos legítimos donos da terra. Enfim, o governo deve tratar a todos de maneira igual, sem se ater ao domínio de ideologias em nome de um poder transitório, mais que isso, destinando o país, ao caos, a ruína, ao descrédito das instituições que esperam ver o Brasil respeitando os tratados ambientais, devotando sua causa a proteção dos mais necessitados, sendo justo na punição àqueles que desvirtuam na prática da lei. Temos que respeitar os povos indigenas, os negros, os brancos, a todos os que tem suas escolhas quanto à sexualidade, buscar erradicar a prática ostensiva da prostituição, buscar programas que apoiem pessoas em condição de rua para que tenham o seu emprego e possam manter-se dignamente. A televisão brasileira, precisa mudar e tratar melhor a população com temas mais focados na nossa realidade, não nos interessa tanto as reprises de novelas, podia haver mais programas culturais de grande relevância, painéis sobre questões pontuais de cada governo. É preciso que os governantes, respeitem os direitos dos servidores públicos, estaduais, municipais e federais, que todos sejam tratados com o devido respeito, sem atos de "manobra" que vem de encontro aos direitos adquiridos e que levam a maioria deles a um estado de intensas preocupações, quanto ao tempo de serviço, aposentadoria e benefícios que de forma ampla, estão a perder, por não existir qualquer ato de melhoria salarial. Enfim, o respeito a todos é o lema que deve ser a prática de todo governante, sem ética, sem atitudes probas e honestas, qualquer governo estará fadado a ruína e ao caos, a sujeição de práticas que não coadunam com a verdade, justiça e o direito.
A QUEM INTERESSAR POSSA:
Houve uma época - não muito distante - em
que tinhamos noticiários no Rádio e principalmente na TV de alto nível. Notas sobre as áreas de Saúde, Sociedade, Educação, Artes, Literatura, eventos importantes, enfim, um mundo melhor, coisas simples, corriqueiras, agradando
ao corpo, a inteligência, a alma e ao espírito.
Atualmente não. Não sei exatamente para qual tipo de público - mas garanto que é o pior existente - somente temos PREFERENCIALMENTE noticias de roubos, furtos, assaltos, assassinatos, doenças, maldades, bobagens. Além da podridão do Covid-19 e mortes, mortes e mortes. Nem mesmo sobre os recuperados noticiam.
Como o noticiário, em nossa antiga Imprensa, mudou para pior.
Até quando vamos suportar tudo isso?
Você pode até perguntar:
mas liga a Tv quem quer.
E eu respondo:
não há opção. Os noticiários estão péssimos.
Será que os Diretores destes Canais, olham os mesmos? Assistem?
Desculpem, mas é a minha opinião.
Ana Costa Mendonça - Professora Aposentada.