Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 5 de abril de 2019

“A quem cabe a responsabilização?” Por Antônio Albuquerque

“A quem cabe a responsabilização?” 
Por Antônio Albuquerque
"Cabe a todos nós cobrar, doravante, a responsabilização de todos, como um valor maior da sociedade brasileira."
04/04/19 10:04
Antônio de Albuquerque Sousa Filho é engenheiro agrônomo.
Foi reitor da Universidade Federal do Ceará – UFC (Período 1991 a 1995).

A QUEM CABE A RESPONSABILIZAÇÃO?
Nos dias atuais, a palavra responsabilização encontra-se em debate em diferentes setores da sociedade brasileira: na família, na escola, no emprego, na administração pública, na empresa privada, na política.

Entretanto, há quem prefira continuar transferindo a sua própria responsabilidade para outrem. Pais, que têm a obrigação de educar, ensinar, orientar, formar o caráter de seus filhos, omitem-se e passam a considerar a escola como a responsável maior na educação de seus filhos.

Os professores, por sua vez, por motivos os mais variados, deixam  a desejar seu verdadeiro papel de educadores e muitas vezes nem são cobrados.

No emprego, faltam planejamento, acompanhamento, avaliação e relatórios necessários ao atingimento das metas. O relacionamento da chefia com os subordinados, na maioria, não se estabelece de forma adequada, gerando muitas vezes desconfiança, insegurança, quando não animosidade, dificultando as tomadas de decisões.

A administração pública talvez seja o setor da sociedade onde mais esteja ausente a cobrança da responsabilidade. Os administradores públicos, de maneira geral, não realizam reuniões com a frequência necessária para discutir os projetos, avaliar seus resultados e premiar os bons e punir os irresponsáveis. A tendência geral dos administradores púbicos é quedar-se nos seus gabinetes confortáveis, cercados de bajuladores. Poucos saem para verificar “in loco” o andamento dos trabalhos realizados e quando cobrados, geralmente, transferem os insucessos para  seus subordinados.

Na politica no Brasil, estamos a presenciar a transferência de responsabilização entre o executivo e o legislativo no que diz respeito à discussão de projetos de reformas necessários, como o da Previdência Social. É necessário ter em mente a expectativa da sociedade brasileira que os últimos resultados das eleições trouxeram para os nossos lideres políticos as cobranças para as mudanças necessárias para a melhoria da educação, saúde, segurança e emprego. O povo quer saber quem é quem responsável no processo de desenvolvimento socioeconômico do País.

Cabe a todos nós cobrar, doravante, a responsabilização de todos, como um valor maior da sociedade brasileira.

Nenhum comentário: